Exoplastia capilar: conheça a técnica que alisa e trata os fios

Escrito por
Em 14.09.20

iStock

A exoplastia capilar tem sido uma ótima opção para quem deseja manter os cabelos lisos com praticidade. A técnica promete alisar e tratar os fios sem danificar a estrutura capilar. Conversamos com a cabeleireira e tricologista Arivalda Oliveira, que nos contou sobre o procedimento, cuidados e potenciais contraindicações. Acompanhe na matéria!

Continua após o anúncio

Índice do conteúdo:

O que é exoplastia capilar?

A tricologista informa que, nesse procedimento, “é usado um produto de grau 2 para alisamento capilar. A técnica alisa os fios, sem danificá-los, por meio do ativo Kup ® (Keratin Ultra-Peptides). Esse componente trata e reconstrói a fibra capilar.” Apesar de não conter formol ou formaldeídos, a Anvisa recomenda que o produto utilizado seja registrado, pois produtos irregulares podem causar danos severos aos cabelos, couro cabeludo e córnea.

Desvantagens, cuidados e contraindicações da exoplastia capilar

Arivalda orienta que “é importante realizar o procedimento com um profissional conhecedor das técnicas de aplicação, neutralização da ação do produto e tempo de pausa. O produto usado contém pH (potencial de hidrogênio) ácido, então, após realizar a exoplastia capilar, se a cliente optar por alisamentos chamados frios (guanidina, tioglicolato, etc), deve-se aguardar de 8 meses a 1 ano, para não correr o risco de obter cortes químicos capilares.”

Dúvidas sobre a exoplastia capilar

iStock

Assim como em outros procedimentos capilares, há muitas dúvidas acerca da técnica aplicada na exoplastia capilar. Confira as principais e saiba se o procedimento é indicado para você:

  • Gestantes podem realizar exoplastia capilar? “De acordo com as informações do fabricante do produto utilizado, não há impedimento”, informa Arivalda. No entanto, enfatizamos a importância de consultar o médico para avaliar cada caso.
  • Qual a durabilidade do procedimento? Dura cerca de 3 meses, sendo necessário realizar a manutenção para manter os fios lisos. É importante ressaltar que a durabilidade depende da rotina de cuidados diários de cada pessoa.
  • Qual a diferença da exoplastia capilar e da progressiva? A tricologista explica que “a forma de aplicação é a mesma usada no procedimento da progressiva, inclusive a quantidade de vezes que cada mecha deve ser pranchada para alisar os fios. A diferença é que o produto utilizado para a exoplastia capilar não contém formol ou formaldeídos.”
  • Pode ser realizada em casa? “Por ser um produto de grau 2 e classificado como uso profissional, eu não aconselho”, alerta Arivalda.
  • Existe alguma recomendação para que o efeito dure por mais tempo? Como mencionado acima, depende da rotina de cuidados semanais e, principalmente, se a pessoa fará outros tratamentos combinados. Isso pode reduzir a durabilidade do procedimento.

Apesar de o produto usado na exoplastia capilar não conter formol e não ser tóxico, é importante usá-lo com cautela e sempre por um profissional habilitado.

Experiências com a exoplastia capilar

Selecionamos vídeos que mostram as experiências de vlogueiras que optaram pela técnica e não se arrependeram. Acompanhe a seguir!

Técnica revolucionária sem formol

Para quem tem os cabelos ondulados e deseja deixá-los mais alinhados, a técnica é perfeita. Ela deixa os cabelos bem naturais e com um brilho incrível. Assista ao vídeo!

Continua após o anúncio

Cabelo liso e tratado com exoplastia capilar

Nesse vídeo, a vlogueira Josi mostra como foi trocar a progressiva tradicional pelo tratamento de exoplastia capilar. Ficou interessada no resultado? Não deixe de assistir ao vídeo!

Exoplastia capilar em cabelo loiro

A exoplastia é muito indicada para cabelos loiros tingidos ou naturais, pois não danifica os fios e nem altera a cor. Acompanhe no vídeo como é feito o procedimento e veja o resultado!

Antes e depois da exoplastia capilar

Nesse vídeo, a vlogueira fala sobre como a exoplastia tratou o ressecamento dos seus fios, deixando-os brilhosos e lisos com aspecto natural. Ela mostra o antes e depois do procedimento. Vale a pena conferir!

Mais do que um procedimento que alisa, a exoplastia capilar repõe queratina e revitaliza os fios, sendo uma ótima opção de tratamento para os seus cabelos. Aproveite e saiba mais sobre a terapia capilar e seus benefícios!

Assuntos: Cabelos