
Moda e Beleza
iStock
![]() |
|
Estar com o cabelo bonito, saudável e brilhante é o desejo de muitas mulheres. No mercado, há inúmeros tratamentos que prometem deixar os fios incríveis, com diversos nomes e fórmulas. Alguns cumprem com aquilo que prometem, já outros acabam apenas maquiando os fios e não dando resultados efetivos. Um dos tratamentos mais procurados pelas mulheres é o botox capilar e, assim como seu nome sugere, ele busca preencher os fios deixando-os mais saudáveis.
Publicidade
Se você está buscando um tratamento com vários benefícios e com um resultado espetacular, o botox capilar pode ser o que você está procurando. Para saber mais sobre o tratamento, conhecer os seus resultados e também os melhores produtos para fazer o botox capilar, confira a matéria completa.
Índice do conteúdo:
iStock
Para o hairstylist Rudi Wener, o botox capilar é um tratamento para preencher os fios. “Atua recuperando o brilho e a elasticidade dos cabelos e diretamente no combate ao frizz”, detalha. Cláudia Kelly da Silveira Guimarães, cabeleireira e técnica educadora, define o que é botox capilar para ela. “O botox capilar surge com a promessa de recuperar os fios do ressecamento causado por agentes agressores e, em alguns casos, promover o realinhamento do fio.”
Os componentes do botox não incluem o formol. “Ele é composto por matérias-primas de baixo peso molecular, não leva formol e não tem cheiro, eliminando as chances de desconfortos como coceira ou ardência nos olhos”, enumera Rudi. Cláudia cita o ácido lático e o ácido glicólico como principais componentes do botox capilar.
iStock
O botox capilar tem como principal função preencher os fios, recuperando-os de danos. No entanto, é possível citar outros benefícios do tratamento que deixará seus fios mais lindos e saudáveis.
Essa é a principal função do botox capilar, segundo o hairstylist Rudi. “Ele é indicado para cabelos extremamente danificados e que necessitam de uma selagem para controlar a porosidade”, explica.
Para Cláudia, o botox tem como benefício devolver alguns dos principais nutrientes do cabelo. “O tratamento foi desenvolvido com o objetivo de fazer o preenchimento do cimento intracelular, devolvendo lipídio, elastina, colágeno e queratina, promovendo nutrição e relaxamento dos fios” aponta a cabeleireira.
Publicidade
O botox capilar consegue diminuir até 50% do volume nos fios, conforme informa o hairstylist Rudi. Cabelos saudáveis tendem a ser menos volumosos e por isso que o botox também pode ser usado para esse intuito.
Para quem quer uma super-hidratação nos fios, pode também apostar no botox capilar. “O botox irá devolver água, lipídio e aminoácidos deixando os cabelos mais brilhosos e sem frizz”, determina Cláudia.
Esse tratamento não é uma escova progressiva e não contém formol, no entanto ajuda a alisar os fios em alguns casos. “Por se tratar de um produto ácido, aliado ao calor da prancha, conseguimos tornar os fios mais lisos”, informa a cabeleireira. “Seu principal objetivo é a hidratação e recuperação de queratina, porém o cabelo fica um pouco mais liso, mas sem perder as ondas naturais”, reforça Rudi.
Outro benefício do botox é que ele diminui o frizz. Por preencher os fios e deixá-los mais alinhados, como consequência há a diminuição do frizz.
O botox também ajuda a proteger o cabelo dos fatores externos que o danificam. “O tratamento sela os fios, o que elimina a porosidade. Isso quer dizer que o cabelo fica ‘blindado’, não permitindo que fatores externos agridam os fios”, descreve Rudi.
Um dos objetivos do botox é recuperar a massa capilar e, portanto, devolver queratina para os fios. “O tratamento não agride os fios, devolvendo a umidade natural e repondo os 21 aminoácidos existentes na estrutura da queratina”, detalha o hairstylist.
Como visto acima, são muitos os benefícios do botox capilar. Encontre um bom profissional e faça com bons produtos que você poderá observar todos esses benefícios após o tratamento. Há muito mais informações sobre o botox para você saber, por isso continue lendo a matéria.
iStock
Você poderá observar os benefícios desse tratamento por, em média, três meses. Para que você continue tendo o cabelo com esses efeitos é necessário repetir o procedimento a cada três meses. No entanto, mulheres que lavam muito a cabeça podem perceber que o tratamento dura menos do que os três meses. “Se a pessoa lavar o cabelo todos os dias as chances de que o efeito vá diminuindo são maiores do que em alguém que lava em dias alternados”, sintetiza Rudi.
Para o botox durar mais, há algumas dicas do que fazer para manter os fios bonitos. “Sempre que lavamos o cabelo e secamos com o secador, a temperatura do secador reativa o efeito do botox”, explica Cláudia.” Evite shampoos antirresíduos e aposte em hidratações com máscaras ou ampolas de tratamento toda semana ou a cada 15 dias”, complementa o hairstylist Rudi.
Publicidade
iStock
A aplicação do produto feita por profissionais da área possui três etapas: primeiro lavar os cabelos com shampoo antirresíduo, depois aplicar o produto e esperá-lo agir e, para finalizar, escovar o cabelo de modo a selar as cutículas. O tempo de pausa em que o produto deve ficar agindo vai variar de produto para produto e também do tipo de cabelo, podendo ser de 30 minutos a uma hora. Esse tempo é necessário para que o cabelo absorva os nutrientes.
É importante realizar um teste de mecha antes de aplicar o produto. “Apesar de ser um procedimento menos agressivo que a progressiva, todo profissional deve realizar uma avaliação para ver se os fios estão preparados para receber o tratamento”, sugere Rudi. O processo demorará um total de duas a três horas, dependendo do tamanho e da quantidade de cabelo, assim como o tempo de espera do produto. Segundo Cláudia, o valor da aplicação varia de salão para salão. “Depende do custo do salão, podendo variar de R$ 100 a R$ 300”, pontua a cabeleireira.
Com essas receitinhas caseiras e produtos naturais, é possível ter um resultado tão satisfatório quanto o tratamento feito em salões. Além disso, você terá a certeza dos produtos que estão sendo usados em seus fios e saberá exatamente o resultado que vai obter. Aprenda nos vídeos a seguir como fazer botox capilar caseiro.
Aprenda como fazer um botox capilar caseiro, usando apenas produtos naturais e de fácil acesso. Você vai precisar de leite de coco, mel, limão e bicarbonato de sódio. Com essa misturinha, você vai obter um resultado surpreendente, como se tivesse acabado de sair do salão.
Esse tratamento caseiro ajuda a deixar o seu cabelo mais alinhado, macio, sedoso e muito brilhante. Se você tiver cabelo cacheado, terá mais definição e menos volume. Para preparar a misturinha, você vai precisar de goma de tapioca, mel, vinagre de maçã natural, azeite de oliva, clara de ovo e, também, máscara capilar de sua preferência.
O amido de milho é um grande aliado para deixar os seus cabelos bem hidratados, mais alinhados e sem volume. Além do amido de milho, você também vai precisar de soro fisiológico, creme de leite e uma máscara capilar de sua preferência. Misture tudo e aplique no cabelo após lavá-lo com shampoo.
Publicidade
Essa misturinha deixa os cabelo com um brilho intenso, além de recuperá-lo dos danos sofridos, dando mais massa para a fibra capilar. Para fazer, você vai precisar de amido de milho, vinagre de maçã, óleo de coco, mel e sua máscara capilar preferida. Aplique nos cabelos lavados e úmidos. Não se esqueça de enluvar bem na hora da aplicação.
Para deixar o seu cabelo cacheado mais selado, definido, hidratado e com muito brilho, você vai precisar de máscara capilar de sua preferência, mel, amido de milho, vinagre de maçã, óleo de coco, vitamina A e um ovo peneirado. Essa mistura também pode ser usada por quem tem cabelo ondulado ou liso, já que é natural e só tem a intenção de selar os fios.
São misturinhas que garantem cabelos super-hidratados, brilhantes, com volume controlado e ainda recuperam os fios dos danos sofridos. Basta escolher a que melhor combina com seu tipo de cabelo ou com os produtos que tem na sua casa e fazer já o seu botox caseiro.
Mantendo o cabelo bem cuidado e com os produtos específicos, ele ficará mais bonito, hidratado e com brilho por mais tempo, sem precisar repetir o tratamento sempre. Mas, se você estiver procurando um produto para fazer o botox, confira abaixo algumas sugestões.
Se você não quiser fazer misturinhas caseiras e nem ir ao salão para realizar o botox capilar, há inúmeros produtos no mercado que podem ser utilizados para recuperar os fios e deixá-los mais preenchidos, bonitos e saudáveis. Confira a seguir alguma dessas sugestões:
Dicas de Mulher
Esses são produtos que têm como principal função repor a massa capilar. Alguns prometem também alisar, diminuir volume e hidratar. Escolha o que melhor atenda as suas necessidades e deixe seu cabelo ainda mais bonito.
Há algumas dúvidas que são frequentes entre as usuárias do botox. O medo de que o procedimento dê um resultado diferente daquele esperado alimenta essas dúvidas. Para solucioná-las, com a ajuda do hairstylist Rudi e da cabeleireira Cláudia, abaixo estão respondidas algumas dessas dúvidas.
1. Botox alisa o cabelo?
O botox não é uma escova progressiva e também não contém formol, por isso, a intenção do tratamento não é deixar os cabelos mais lisos. Entretanto, após fazer o botox nota-se que o cabelo fica mais alinhado, sem frizz e sem volume e, por isso, aparenta estar mais liso. Esse tratamento pode ser feito por mulheres onduladas, cacheadas ou crespas que queiram deixar seus fios mais saudáveis, sem perder a definição de seus cabelos.
2. Qual a diferença entre botox e progressiva?
A principal diferença é que a progressiva, normalmente, contém formol, já o botox não. “A progressiva conta com formol na composição e, portanto, agride o cabelo. Já o botox funciona como repositor de queratina e é livre de formol”, reforça Rudi. Para saber se o produto que você está utilizando em seu cabelo não contém formol, é preciso verificar a composição do produto.
3. Há algum risco de fazer o botox?
“O verdadeiro botox não oferece riscos, seu objetivo é na verdade reparar os fios”, informa o hairstylist. Por isso, é importante ficar atenta ao produto utilizado e verificar se não vai química. “Também é preciso tomar cuidado com a frequência em que o tratamento é feito, pois tudo em excesso é ruim, até mesmo os nutrientes”, completa Rudi.
4. Há contraindicações para o botox?
Para a cabeleireira Cláudia é importante sempre fazer o teste de mecha antes de realizar o tratamento para verificar se há incompatilibilidade. O botox também não é indicado para crianças. “O cabelo ainda está em processo de formação. A estrutura dos fios costuma mudar bastante durante a puberdade”, explica Rudi. Para o hairstylist, quem faz química no cabelo pode fazer o botox em um intervalo de 40 a 45 dias.
5. O fio volta a estrutura normal depois de um tempo?
Sim, o cabelo volta a sua estrutura natural depois de algum tempo. “O tempo e a quantidade de lavagem são fatores que reduzem o efeito do botox”, resume Cláudia. Já Rudi explica que, conforme o cabelo cresce, ele retorna à estrutura normal.
6. Como saber se o que eu estou fazendo é realmente um botox?
A única forma de saber se o produto que está sendo usado no seu cabelo tem a intenção de preencher os fios é verificar a sua formulação. Observe, principalmente, se contém formol ou algum outro produto que possa gerar um resultado diferente daquele esperado. Importante também sempre fazer o procedimento com profissionais de confiança, qualificados e com referências.
O botox capilar serve para preencher o cabelo e deixá-lo mais saudável, repondo a massa perdida por danos sofridos. É muito importante saber qual produto está sendo aplicado em seu cabelo, para que não seja usado componentes como o formol. Você pode também fazer o botox em casa, utilizando produtos naturais e fáceis de serem encontrados. Seguindo as dicas para mantê-lo, você terá o seu cabelo mais bonito e saudável por muito mais tempo.
Jornalista formada pela Universidade Estadual de Londrina/PR, mestre em Comunicação pela Unesp-Bauru/SP e especialista em Moda, pela USC/SP. Ama escrever sobre o universo feminino, principalmente sobre moda e beleza.