Dicas de Mulher Dicas de Beleza

9 truques no banho para manter o cabelo saudável

Conheça alguns cuidados simples e fáceis de adotar que vão te ajudar a ter um cabelo mais macio e brilhante

em 22/10/2015

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

Quando o assunto é cabelo saudável, é importante pensarmos que os cuidados começam no momento do banho, para que assim, os outros tratamentos tenham melhores resultados.

Como lavar o cabelo é um procedimento simples, muitas vezes tornamos essa ação mecânica e não prestamos atenção se estamos fazendo de uma maneira que seja prejudicial as nossas madeixas.

Com os cuidados adequados, além de uma aparência mais bonita, seus fios ficarão mais saudáveis.

A tricologista Alexandra Lopes, da clínica Les Peaux, dá as dicas que considera mais importantes para manter a saúde e a beleza dos seus fios por mais tempo:

1. Não é necessário passar o xampu duas vezes, pois “o excesso de fricção nos fios pode ser prejudicial, retirando a proteção natural do cabelo”, afirma a tricologista.

2. Não é aconselhável substituir condicionador por máscara. “Em vez de hidratar o cabelo, a longo prazo pode acontecer o chamado efeito rebote: o cabelo fica mais rígido e começa a quebrar. Isso acontece pelo fato de as máscaras possuírem uma carga maior de hidratação. E hidratar demais não é bom! O ideal é usar a máscara uma vez por semana”, aconselha a profissional.

3. Para Alexandra, ampolas de 3 minutos são uma boa opção para hidratar o cabelo para quem precisa de resultados em poucos instantes.

4. É recomendado lavar o cabelo com água morna para fria, principalmente para quem tem o cabelo com maior oleosidade, aconselha a tricologista.

5. Pentear os fios ainda secos, assim o cabelo fica mais macio e evita quebras. Ao realizar esse processo com o cabelo molhado você pode quebrá-lo, pois os fios ficam inchados e muito sensíveis nesse momento.

6. A lavagem do couro cabeludo é a que requer mais atenção, pois é ali onde a maior parte das impurezas se acumulam, e não no comprimento dos fios.

7. O condicionador não deve ser usado na raiz do cabelo, pois o couro cabeludo já produz oléo natural. Passar condicionador nessa região pode causar proliferação de fungos e descamação do couro cabeludo.

8. Fique atenta para não demorar muito no banho, muita água tira os óleos essenciais do cabelo.

9. Enxágue bem os fios para remover os produtos utilizados no banho, pois o acúmulo de resíduos pode deixar seus fios pesados.

Realizando esses simples cuidados em casa, enquanto lava o cabelo, você já está colaborando com a saúde e beleza dos seus fios. Assim, você evita que seus cabelos fiquem danificados e que precisem de cortes ondesejados.

Comentários
Dicas relacionadas