Dicas de Mulher Dicas de Casa

String art: a incrível técnica de desenhar com linhas

Descubra o que é string art, confira dicas e tutoriais para você mesma criar o seu e usar na decoração de diferentes ambientes

em 20/05/2015

Foto: Reprodução / Jen Ritchie

Foto: Reprodução / Jen Ritchie

A diversidade de técnicas de artesanato é enorme e apesar de aparentemente ser uma habilidade para poucos, existem tipos de artesanato perfeitamente possíveis de serem realizados por pessoas sem experiência no trabalho manual.

Tais técnicas simples são atualmente divulgadas por meio de tutoriais DIY (faça você mesma) e vêm ganhando espaço nas decorações de casas e de festas em geral, afinal a produção caseira normalmente resulta em economia.

Uma dessas técnicas fáceis de serem reproduzidas e com alta aplicabilidade em decoração é o String art, a arte de criar formas e desenhos por meio de fios.

As possibilidades de criação são enormes e a adaptação das peças também é bastante simples, pois as cores, formas e os tipo de trançado fazem toda a diferença.

Confira dicas e tutoriais para fazer um string art e usar a técnica em diferentes ocasiões, além de imagens para se inspirar.

Materiais necessários

Foto: Reprodução / Brit+Co

Foto: Reprodução / Brit+Co

Antes de aprender a criar um string art é preciso listar os itens essenciais para a produção do mesmo. Para fazer o seu string art em casa você irá precisar dos seguintes materiais:

  • Linha
  • Pregos
  • Martelo
  • Tesoura
  • Base de madeira
  • Molde do desenho

O string art se trata de uma técnica artesanal e artística, por isso, além dos materiais básicos para a elaboração desta técnica, lembre-se de deixar a criatividade fluir na hora de criar o seu.

Passo a passo para criar um string art

Para produzir um string art de um desenho específico ou caso você ainda não tenha tido contato com essa técnica é interessante lançar mão de um molde de papel para guiar a colocação dos pregos.
Para criar seus próprios moldes, basta procurar o desenho na versão preto e branca ou contorno e imprimi-lo. Depois de definir o desenho, imprimir e recortar o seu molde, basta seguir o passo a passo:

  1. Posicione o molde sobre a base de madeira e fixe-o com uma fita adesiva;
  2. Adicione os pregos em torno do desenho, num intervalo de mais ou menos 1,5 cm, a fim de formar o contorno imagem;
  3. Depois de fixar todos os pregos, retire o molde de papel com cuidado;
  4. E por fim, passe a linha por entre os pregos para criar o formato e o efeito desejado.

Para compreender melhor o passo a passo da técnica e conhecer duas formas diferentes de criar um quadro utilizando o método do string art, assista o vídeo a seguir:

Preenchimento das imagens

Existem três maneiras de trançar os fios na hora de criar um string art: formar apenas o contorno da imagens com os fios (foto 1), preencher a parte interna do desenho, intercalando a direção da linha (foto 2) ou ainda preencher com os fios toda a parte externa do desenho, criando uma espécie de imagem vazada (foto 3).

Foto: Reprodução / Etsy / Etsy / Crafts

Foto: Reprodução / Etsy / Etsy / Crafts

A diferença está simplesmente no local onde as linhas serão trançadas e o efeito gerado é bastante diferente, é só escolher o seu preferido e testar!

Como e onde usar o string art

Essa técnica artesanal é bastante adaptável e pode ser usada em diferentes ambientes e ocasiões. As cores desempenham uma papel fundamental nessa adaptação, pois transmitem visualmente sentimentos e sensações. Do mesmo modo, escolher formas e desenhos que se relacionem com a ocasião é essencial para criar harmonia na decoração.

Em casa, é possível criar quadros com o string art para decorar os ambientes, basta investir em uma moldura e fixar a peça na parede desejada. Para os cômodos de convivência, como a sala e a cozinha, é necessário pensar no todo e na imagem que você deseja passar aos seus convidados. Para não errar, invista em cores mais neutras e em desenhos ou frases que traduzam a sua personalidade.

Para quartos infantis uma dica é abusar das cores e nos desenhos ligados ao universo infantil: super heróis, desenhos lúdicos, entre outros.

Em festas, a técnica pode ser usada para criar painéis decorativos, fundos para fotos ou marcadores de mesa. Novamente, as cores dependem do tipo de celebração e da decoração da festa como um todo.

Mas independente da situação, o string art é uma alternativa moderna, fácil e com resultado final surpreendente, desta forma o limite dessa técnica só depende da sua capacidade criativa.

40 ideias e modelos de string art para se inspirar

Veja mais projetos incríveis feitos com a técnica do spring art e inspire-se para criar os seus.

Comentários
Dicas relacionadas