Portas de correr na decoração

Saiba como usar as portas de correr para aproveitar os espaços dos ambientes

Por Deborah Busko
Atualizado em 26/01/2012 16:34

portas de correr Portas de correr na decoração

As portas de correr são uma boa pedida quando a intenção é integrar ou dividir ambientes mantendo a privacidade de cada um deles. Elas favorecem o aproveitamento do espaço dando a impressão de espaços mais amplos quando abertas e fazendo o papel de paredes quando estão fechadas.

Outra vantagem de usar as portas de correr na decoração é que elas ocupam menos espaço que as portas convencionais. Enquanto uma porta de abrir ocupa 1 metro quadrado, as portas deslizantes ocupam quase nada, por isso são ideais para espaços reduzidos.

Existem diversos modelos de portas de correr, em materiais variados. A madeira continua sendo a matéria-prima mais usada, mas já divide espaço com materiais diversificados como aço e vidro. Os trilhos, que antes ficavam escondidos, agora aparecem como detalhes para deixar a casa mais moderna.

Além de grandes aliadas na hora driblar a falta de espaço, muitas vezes as portas de correr se integram tão bem ao ambiente que quase não são percebidas ou roubam a cena como elemento decorativo de destaque. Oferecem funcionalidade, economia de espaço e ainda dão charme ao ambiente.

As portas de correr com trilho aparente podem ser usadas na cozinha, no escritório, nas salas, quartos e até nos banheiros, facilitando a passagem pelos ambientes.

Os trilhos e roldanas são essenciais para a porta deslizar, por isso precisam de ajustes e cuidados permanentes com a manutenção.

Ideias com portas de correr

Na galeria abaixo, você confere ideias e sugestões de como usar portas de correr na decoração.