Dicas de Mulher Dicas de Comportamento

Por que os homens engordam depois do casamento?

Pesquisas científicas e a sabedoria popular tentam explicar o que leva ao aumento de peso depois do "sim"

em 21/03/2013

Foto: Thinkstock

A imagem do homem casado, sentado no sofá de casa e apoiando a lata de cerveja sobre uma barriga saliente não é apenas uma representação fictícia. Na verdade, essa imagem foi construída com base nas observações de homens em duas fases diferentes da vida: quando estão solteiros e depois que se casam. Essas observações constantes motivaram alguns estudos de caráter científico, que foram realizados no Brasil, na Inglaterra e nos Estados Unidos, e comprovaram o que já se suspeitava: o casamento, de fato, engorda.

O que dizem os estudos

De acordo com a pesquisa realizada na Inglaterra, os motivos que levam não apenas os homens, mas também as mulheres, a engordarem após o matrimônio, é o fato de que ambos desejam agradar um ao outro com alimentos e pratos saborosos, que normalmente não faziam parte do cardápio antes do “sim”.

Nos Estados Unidos, por sua vez, a pesquisa identificou diferenças no aumento de peso entre homens e mulheres. Como o metabolismo feminino é mais lento, aparentemente elas engordam mais que seus parceiros, após o casamento, o que deixa os homens americanos à vontade para protestar contra as acusações femininas de que eles é que ganham a barriguinha.

Já no Brasil, a pesquisa limitou-se a confirmar o ganho de peso como uma consequência do casamento. Entrevistando mais de 3,5 mil pessoas, os pesquisadores comprovaram que cerca de 91% dos casais relataram estar mais gordos depois de trocarem as alianças.

Por que o homem ganha peso depois do casamento?

Há diversas razões, apontadas por especialistas e também por maridos e esposas, para que os casais – principalmente os homens – passem a pesar mais depois de se casarem. Abaixo, uma lista divertida e descompromissada de alguns desses possíveis motivos (ou, antes, desculpas).

Depois de casado, o homem já não tem a necessidade de chamar a atenção das mulheres e, por, isso acaba relaxando no que diz respeito a seu corpo. Essa é uma da hipóteses defendidas pelos especialistas, de fato, que acreditam que a queda da necessidade de atrair uma mulher causa também a queda da autoestima, o que faz com que o homem fique ainda mais desleixado.

Como, após o casamento, as saídas para jogar bola e praticar outras atividades do gênero diminuem, ele acaba se tornando consideravelmente mais sedentário e se sente mais atraído pelo sofá.

Nessa fase, é comum o homem passar a convidar os amigos para vir até sua casa e jogar futebol no videogame, ao invés de saírem para jogar futebol no gramado, de fato.

Agora cuidando das finanças, do trabalho e dos afazeres do casal em casa e para com os filhos, tanto homens quanto mulheres encontram dificuldade em dedicar tempo para a prática regular de atividades físicas, o que aumenta a chance do acúmulo de peso.

A frequência com que se faz jantares para os amigos em casa, bem como a frequência dos jantares e almoços em restaurantes e lanchonetes, pode contribuir para que a alimentação seja, por vezes, exagerada e pesada, o que faria com que, ao longo do tempo, o casal ganhasse peso.

Receba nossas melhores dicas diretamente em seu e-mail

Assine nossa newsletter para receber nossas novidades sobre os assuntos do momento.

Nós odiamos spam. Nunca usaremos seu e-mail para outros fins.

Comentários
Dicas relacionadas