Dicas de Mulher Dicas de Saúde

20 receitas fáceis e irresistíveis de macarrão de forno

Conheça ideias para renovar seu conceito de macarronada em versões de forno, com molhos tradicionais e elaborados

em 16/08/2016

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

O macarrão é um prato bastante presente na mesa brasileira, afinal é fácil de fazer, rende bastante e cai bem em diferentes ocasiões, seja no almoço de domingo em família ou depois de um dia puxado em que você precisa preparar um prato rápido e gostoso.

Além disso, é possível variar nos molhos e nas massas para renovar os sabores e agradar diferentes paladares. E as combinações são diversas!

Que o macarrão é um prato super versátil, todo mundo concorda, mas você sabia que prepará-lo no forno é uma opção para deixar qualquer receita de macarrão ainda mais irresistível?

O macarrão de forno ganha uma cremosidade extra, além da possibilidade de adicionar recheios e uma camada caprichada de queijo por cima, tudo isso sem perder a praticidade da macarronada tradicional. Confira a seguir 20 receitas práticas de macarrão de forno para testar em casa e se deliciar:

Receitas tradicionais

Foto: Reprodução / Pitadinha

Foto: Reprodução / Pitadinha

1. Espaguete ao molho vermelho assado: essa é uma receita super simples e leve, que mostra o real poder do forno na hora de preparar uma macarronada, afinal o macarrão é acompanhado de um molho vermelho tradicional, com um toque de pimentão verde, mas, por serem assados, molho e massa se misturam melhor e têm seu sabor acentuado.

2. Macarrão de forno cremoso: outra ideia para quem é fã do molho de tomate simples é este macarrão de forno cremoso. O preparo é rápido, pois o macarrão é pré-cozido na panela e levado ao forno somente para gratinar com o molho e uma porção de queijo em cubinhos. O molho leva, além de tomates, temperos à gosto, água e creme de leite.

3. Ninhos recheados com presunto e queijo: este é o tipo de prato que quando você descobre, coloca na lista de receitas coringa e imagina como nunca pensou nisso antes. Basta juntar uma medida de molho pronto com uma medida e meia de água fervente, temperar a mistura e colocar metade dela em um recipiente que possa ir para o forno. Adicionar os ninhos nesse recipientes e recheá-los com requeijão, presunto e queijo, colocar o resto do molho e assar. Não vai deixar de testar né?

4. Macarrão gratinado com molho vermelho e frios: aqui a ideia é uma receita para se deliciar e comer bastante, tudo isso sem muito floreio. É só reunir os frios que você mais gosta ou aqueles que você tem na geladeira, preparar um molho de tomate natural, cozinhar o macarrão normalmente, reunir todas as partes intercaladas em um recipiente e assar.

Foto: Reprodução / Chata de Galocha

Foto: Reprodução / Chata de Galocha

5. Conchiglioni de presunto e queijo ao forno: o conchiglioni é uma massa ótima para preparar um macarrão de forno recheado. Nesta receita, o recheio é de presunto e queijo e as conchinhas são acompanhadas de um molho rosê que confere toda a cremosidade do prato. Parece delicioso não é? E além disso, é super fácil de fazer!

6. Macarrão à bolonhesa ao forno: se tem um macarrão tradicional este é o bolonhesa, agora imagine o sabor deste molho somado a um creme de queijo? É esta a receita ensinada aqui. Um toque extra é a massa caseira, que absorve melhor o sabor dos molhos. Sabor e praticidade em um único prato!

7. Macarrão de frango com catupiry: uma outra combinação que faz bastante sucesso é o frango com catupiry, com macarrão então… Esta receita é bem simples de preparar, basta preparar um molho de tomate, ervilhas e frango, e intercalar camadas do mesmo, catupiry, massa, além de mussarela e azeitonas para finalizar.

Foto: Reprodução / Fotografando à mesa

Foto: Reprodução / Fotografando à mesa

8. Macarrão de forno com bacon: nesta receita o preparo do macarrão passa sim pelo forno, mas o segredo está no preparo na frigideira, com todos os ingredientes, bacon, queijo, alho e macarrão, tendo seus sabores combinados. O forno vem para adicionar crocância ao macarrão e gratinar a farinha de rosca que acompanha o prato.

9. Mac and cheese: para quem não tem muito tempo e adora uma receita rapidinha, aqui vai uma ideia: é só misturar leite, queijo prato, mateiga, ovo e pimenta, juntar o macarrão com esse molho, caprichar no queijo ralado por cima, assar por 30 minutos e se deliciar!.

10. Macarrão gratinado quatro queijos: uma outra opção para quem não resiste ao sabor do queijo é um macarrão de forno quatro queijos. Esta receita leva queijo parmesão, prato, mussarela e emmental, os quais são combinados com leite, farinha e creme de leite para formar um molho branco cremoso. Massa e molho são postos juntos e levados ao forno para gratinar e dar aquele toque especial à receita.

11. Fusilli quatro queijos: já neste fusilli os queijos escolhidos foram o provolone, gorgonzola, mussarela e o requeijão, além do parmesão por cima para finalizar. O macarrão deve ser cozido no ponto al dente e colocado em um refratário junto ao molho para gratinar. Receita fácil e irresistível.


Foto: Reprodução / Sabor Sonoro

Foto: Reprodução / Sabor Sonoro

12. Rigatoni ao forno: a combinação do molho vermelho com o molho branco resulta em um molho leve e cremoso, neste prato o molho rosê é acompanhado da massa rigatoni e do queijo parmesão, as partes são intercaladas em um recipiente e assadas com uma camada de farinha de rosca por cima, o que parece exótico, mas confere um toque todo especial ao macarrão. Não vai deixar de testar né?

13. Macarrão Zás-trás: nesta receita novamente o macarrão é cozido antes de ir para o forno e o molho é bastante simples e leva: queijo prato, tomate, alho, maionese e orégano. O resultado é um macarrão muito prático e delicioso.

14. Macarrão com legumes ao forno: para quem possui alguma restrição alimentar ou procura por uma receita de macarrão de forno menos molhada essa receita de macarrão com legumes é uma ótima pedida. Além de fácil e democrático, o prato que leva somente o macarrão e os legumes de sua preferência realmente surpreende no quesito sabor, experimente!

Versões criativas

Foto: Reprodução / Cozinha Pequena

Foto: Reprodução / Cozinha Pequena

15. Macarrão assado com linguiça e provolone: já tinha pensado em combinar macarrão com linguiça toscana? Pois é, esta receita vem para provar que o resultado dessa mistura pode ser inesquecível. Nela o macarrão também é pré-cozido, mas é retirada antes mesmo de ficar al dente, é apenas para a massa ganhar uma consistência mais maleável. No forno vão a linguiça, a massa, um molho de tomate natural e pedaços generosos de queijo provolone.

16. Macarrão ao molho de linguiça com erva doce: outra versão de macarrão de forno com linguiça, dessa vez com um preparo um tanto diferente: a massa é cozida no molho e portanto deve ter um tempo de cozimento curto. O molho consiste na junção de cebolas, linguiças, tomates, erva doce e vinho branco com uma porção de tomate pelado ou polpa de tomate. Uma explosão de sabor para impressionar qualquer um.

17. Macarrão com queijo e peru: para evitar o desperdício de final de ano, este é um macarrão acompanhado de peru, chester ou variações e queijo minas. A mostarda e a noz moscada também estão presentes para completar o sabor. O forno só faz o papel de gratinar o queijo parmesão e criar aquela casquinha irresistível.

Foto: Reprodução / Pitadinha

Foto: Reprodução / Pitadinha

18. Macarrão com cordeiro e tomate: este é um prato mais elaborado por levar carne de cordeiro e, portanto, mais trabalhoso e demorado. Porém, isso não quer dizer que não valha a pena. A receita é surpreendente e digna de um jantar especial!

19. Rigatoni recheado com queijo ao molho de sardinha: por falar em surpreender, este macarrão impressiona no fator criatividade, afinal é feito de ingredientes muito simples, mas conquista qualquer um por sua praticidade e sabor. Basta misturar o filé de sardinha com um molho de tomate (caseiro ou pronto), rechear os rigatonis com queijo, intercalar camadas de molho e de massa e assar para que tudo se combine e o queijo derreta.

20. Macarrão verde de forno: esse molho verde é uma forma de inovar no preparo de macarrão e do espinafre e se trata de uma combinação de um molho branco com espinafre, ainda que as etapas tenham sido um pouco alteradas nesta versão. O forno traz o sabor e a beleza de uma massa gratinada e completa o sucesso do prato.

Com essas receitas, é só escolher qual macarrão de forno você vai preparar primeiro e se deliciar com essa nova forma de saborear esse prato tão querido e prático!

Comentários
Dicas relacionadas