Gelatina faz bem para a saúde e a beleza

Os benefícios do consumo da gelatina vão além da estética, saiba o porquê

Por Andressa Dias
Atualizado em 03/04/2013 10:28

gelatina faz bem Gelatina faz bem para a saúde e a beleza

A gelatina além de ser uma sobremesa fácil de preparar e deliciosa, pode ser também uma grande aliada para sua saúde. A gelatina pode ser consumida nas mais variadas formas, sabores e receitas, inclusive receitas saudáveis com pouco ou nenhum açúcar.

Uma das vantagens do consumo da gelatina como sobremesa é que ela dá uma sensação de saciedade rapidamente, o que faz com que a pessoa não tenha vontade de comer demais, contribuindo com dietas para emagrecimento.

A gelatina contribui para a sua beleza, pois suas propriedades auxiliam na sintetização do colágeno no corpo, substância responsável pela elasticidade dos tecidos e pela força das unhas e dos cabelos. Porém a gelatina tradicional que pode ser comprada nos supermercados é a que menos contribui para a formação do colágeno no corpo. Já a gelatina em forma de pó como suplementeo alimentar proporciona mais resultados nesse sentido.

Entre esses benefícios estéticos, o colágeno também ajuda na fortificação óssea e também das articulações, ajudando então no combate a males como artrose e osteoporose. A gelatina é composta de proteínas que tonificam os músculos e contribuem para a formação de massa magra, diminuindo a flacidez nas mais diversas partes do corpo e colaborando para a conquista de um corpo mais torneado.

As porções normais de uma gelatina tradicional, podem ter entre setenta e oitenta calorias enquanto as gelatinas diet podem ter menos de dez calorias por porção. Isso torna a gelatina uma sobremesa leve, que pode substituir doces mais calóricos, para quem precisa diminuir o consumo de calorias em sua dieta.

Outra razão pela qual você incluir a gelatina no seu cardápio é que ela não tem nenhuma contraindicação, sendo que apenas o consumo exagerado de gelatina com açúcar não é recomendado.

Considerando todos os aspectos positivos do consumo de gelatina fica claro que esta sobremesa deve fazer parte da sua alimentação. Quem tem filhos pode aproveitar ainda para preparar a gelatina em família com seus filhos e se divertirem juntos.