Evite transtornos ao ir no restaurante com crianças

Preparar os pequenos antes mesmo de sair é o ideal

Por Andressa Dias
Atualizado em 08/06/2012 17:12
evite transtornos ao ir ao restaurante com criancas Evite transtornos ao ir no restaurante com crianças

Foto: Thinkstock

Quem tem filhos pequenos sabe como às vezes um simples almoço em um restaurante pode ser caótico. As crianças comem em um momento diferente dos pais e quando acabam logo saem correndo para brincar pelo restaurante, algumas vezes causando acidentes que podem ser perigosos.

Para evitar problemas ao ir a um restaurante com crianças, é imprescindível se preparar antecipadamente e também criar o costume nos pequenos de se portarem adequadamente nesses locais. Sendo assim, sugerimos algumas dicas valiosas para que você aproveite melhor a hora da refeição com seus filhos em paz.

Ensine modos à mesa

Um dos principais quesitos ao qual se deve dar atenção é à etiqueta e aos bons modos à mesa. Ensinar os filhos desde pequenos, aos poucos, como se deve se portar à mesa é o caminho mais fácil para ter momentos tranquilos ao sair para comer fora de casa. Mesmo assim, os pequenos demoram a aprender essas regras, então não se precipite: tenha paciência e não force a criança a agir como adulto. Deixe que as coisas fluam naturalmente.

Converse com seu filho antes de sair

Outro ponto muito importante que deve ser sempre praticado é a conversa com o filho antes de ir ao restaurante. Combine com seu filho algumas regras sobre ir ao restaurante.

Por exemplo: vocês podem combinar de que os dois vão esperar, ou seja, o filho vai esperar a mãe terminar, antes de sair da mesa e vice-versa. Combinando antes, isso parecerá menos autoritário e será mais fácil de conseguir que ele te obedeça.

Você pode ainda criar uma maneira mais divertida de lidar com essa situação. Por exemplo: cada vez que ele se comportar da maneira combinada, ele ganha o direito de escolher o lugar onde vão sentar no restaurante na próxima ida ao local. Use sua criatividade e ele respeitará as regras de forma natural.

Mantenha-os ocupados no restaurante

Se o seu filho come mais rápido que você ou se você o alimenta para só depois fazer a sua refeição, sugerimos que no tempo em que seu filho espera, ele tenha algo para fazer. Desta forma, você evita que ele fique correndo pelo restaurante e que ele corra algum risco.

Algumas opções são jogos pequenos, que podem ser jogados na própria mesa que estão usando e também os desenhos em preto e branco para que eles possam colorir enquanto esperam. O importante é mantê-lo ocupado enquanto você se alimenta com tranquilidade sem ter que se preocupar se ele está causando transtornos ou se colocando em perigo.

Seguindo as dicas você garante almoços e jantares fora de casa com os filhos livres de problemas envolvendo os pequenos.