Dicas de Mulher Dicas de Moda

Estampa Liberty: um toque floral delicado aos seus looks do dia a dia

Inspire-se na estampa liberty para criar looks de trabalho a looks de balada. Encontre as dicas certas para usá-la em qualquer estação

em 17/12/2014

Foto: Reprodução / Melrod Style

Foto: Reprodução / Melrod Style

A princípio o nome desta estampa pode parecer desconhecido, mas a estampa de fato está presente na vida de qualquer garota desde a infância. São aquelas estampas com flores pequenininhas que geralmente remetem a um clima campestre, bucólico e que podem dar um ar camponês para qualquer look.

O responsável pelo nome da estampa é Artur Lasenby Liberty, um inglês que em 1874, inspirado pelos seus 10 anos de trabalho em uma fazenda, resolveu abrir um negócio que hoje em dia é uma grande loja de departamentos em Londres, chamada Liberty of London. A marca é conhecida pelas estampas florais e pelas parcerias com grandes marcas conhecidas mundialmente como a Nike e também com a brasileira Richards.

A estampa que foi popularizada em Londres é atemporal, pode ser usada em qualquer estação e uma mesma peça pode ser adaptada tanto para o inverno como para o verão. A princípio podemos pensar que a estampa só pode ser combinada com peças lisas, mas as mais ousadas podem combiná-la com outras estampas também florais, listras ou até mesmo animal print.

Sendo assim, a consultora de moda e estilo Maria Pia Brunoro Cury adverte: “É possível combinar estampa com estampa no mesmo look, procure as cores de um mesmo tom ou tom sobre tom. As duas peças tem que ‘conversar entre si’, tem que ter cores em comum para ter harmonia no look”.

Como montar looks com a estampa liberty

A estampa é bem versátil e as flores pequenas podem causar a sensação de redução de medidas! Pode ser facilmente combinada com peças neutras e básicas, como o jeans para o dia ou com uma peça escura para a noite.

O estilo campestre pode ser complementado por sandálias com detalhes em corda, conhecidas como espadrilles, ou se a intenção foi contrapor o estilo da estampa, você pode combinar com calçados mais pesados como sugere Maria Pia “Uma maneira muito atual de usar a estampa liberty é misturando com acessórios mais pesados, numa onda rocker, Ankle boots, tachas, cintos e couro ajudam a quebrar o romantismo, trazendo modernidade ao look sem perder a feminilidade”.

Blusas

As blusas podem ser combinadas com uma peça inferior mais neutra ou até mesmo com outra peça estampada para as mais ousadas. A peça superior estampada também pode ser uma camisa, que pode ser usada para o trabalho, um passeio no fim de semana ou até mesmo adaptada para um look de balada.

Calças

Calças estampadas podem ser perfeitamente usadas no trabalho, acompanhadas de blusas ou camisas lisas. A consultora Maria Pia ainda indica a combinação de calça floral com blazer que se torna uma boa opção para ambientes que precisam de mais formalidade, e também sugere que o blazer seja coordenado com uma das cores da estampa.

Shorts e Saias

Usar a parte inferior do look com um tecido estampado pode ser uma alternativa para alegrar o seu look! Os shorts e saias dispensam apresentação e nunca saem de moda e com certeza serão peças muito usadas em qualquer verão e facilmente adaptadas para o inverno. Os shorts estampados podem ser usados em ocasiões que exijam um maior conforto e segurança e as saias podem dar uma cara “arrumadinha” em qualquer look.

Vestidos

Os vestidos são peças muito adaptáveis, pois podem ser usadas durante o ano todo. Os vestidos com a estampa liberty podem passar uma imagem muito romântica e feminina, segundo Maria Pia. A consultora também sugere que os vestidos sejam mesclados com jaquetas jeans ou de couro, combinados com sapatos delicados ou até mesmo com sapatos mais pesados, como botas e coturnos, mas sempre respeitando seu estilo e sua personalidade.

Looks de inverno

As estampa liberty pode ser combinada com tecidos mais pesados, portanto os looks podem ser adaptados para o frio e valorizados por camisas ou jaquetas jeans, ou até mesmo de couro. O look pode ser finalizado com meia calça para estar protegida no frio e arrematado com cardigans.

Peças estampadas para valorizar o seu look

Considerando todas as opções que a estampa liberty oferece, veja onde encontrar peças em lojas online para arrasar usando a estampa.

Looks para se inspirar

Depois das dicas, aprenda a usar a estampa liberty na prática com os looks inspiradores das blogueiras.

Comentários
Dicas relacionadas