Novidade! Baixe nosso app em seu smartphone Android iPhone

Dicas de Mulher Dicas de Comportamento

Dicas para fazer a prova de direção com tranquilidade

Ter uma boa noite de sono é essencial para estar bem relaxado na hora da prova

em 10/02/2012

A prova de direção para obter a carteira de habilitação é o pesadelo de muitas pessoas, especialmente das mulheres, porque infelizmente ainda correm os boatos de que mulher não dirige bem. Porém, isso não é verdade e você não pode se deixar levar por um preconceito.

Selecionamos algumas dicas para que a sua prova de direção não seja de sofrimento exagerado e para que você consiga passar sem muita dificuldade. Confira.

1 – No dia que antecede a prova, faça refeições balanceadas e não consuma álcool. É importante que você esteja bem nutrido e bem descansado no dia da prova. Então durma cedo. Esses cuidados evitarão que você passe mal ou fique sonolento durante a prova de direção.

2 – Ao chegar no local da prova, evite conversar com quem também está aguardando para fazer a prova. Prefira ler um livro, uma revista ou um jornal ou escutar música. Quem está aguardando com você pode já ter reprovado e/ou estar muito nervoso e passar essa ansiedade para você. Então, fique aguardando e se concentrando. Se possível, evite observar demais a prova de outro aluno, isso pode te deixar ansioso e te tirar do foco.

3 – Na hora da prova, tenha calma. Mesmo que você erre uma manobra na baliza, mantenha a calma e tente novamente. Na hora da baliza, faça como aprendeu e treinou. Não tente fazer algo novo. Atenha-se à segurança do que foi treinado e praticado inúmeras vezes. Uma dica que você pode usar é anotar o passo-a-passo da baliza durante as aulas e isso facilitará a memorização.

4 – Durante a prova na rua, mantenha a velocidade dentro do limite e fique calmo. Lembre-se das instruções do seu professor de autoescola e fique atento ao que está acontecendo e ao carro. Não se esqueça das setas e mantenha o foco na direção e na via.

5 – Ao estacionar na rua, procure um lugar onde é permitido estacionar assim que o examinador pedir que você pare o carro. Tem há muita atenção e tome cuidado para não estacionar em vagas prioritárias para idosos ou deficientes ou em vagas exclusivas para ponto de ônibus.

6 – Durante a baliza e a prova na rua, não tente de forma alguma tentar convencer o examinador de que você sabe dirigir. Prefira não puxar assuntos com ele, apenas faça o que você está ali para fazer: dirigir da melhor maneira possível.

7 – Não tente também inventar truques e macetes na hora da prova. Se não funcionar, você pode ficar muito nervoso e acabar não conseguindo fazer as manobras nem da maneira que aprendeu na autoescola.

8 – Vale lembrar também, que seguir estes conselhos não vai adiantar muito se você não tiver praticado o suficiente. Faça todas as aulas obrigatórias e faça algumas extras caso ainda não se sinta seguro para fazer. A confiança que você tem na sua habilidade de dirigir conta muito na hora da prova e pode fazer toda a diferença.

Prepare-se bem e treine sua habilidade e seguindo estes conselhos sua prova de direção tem tudo para ser tranquila e te proporcionar um resultado muito positivo: sua aprovação.

Receba nossas melhores dicas diretamente em seu e-mail

Assine nossa newsletter para receber nossas novidades sobre os assuntos do momento.

Nós odiamos spam. Nunca usaremos seu e-mail para outros fins.

Comentários
Dicas relacionadas