Dicas de Mulher Dicas de Comportamento

Dicas para conciliar a vida pessoal e a profissional

5 sugestões para te ajudar a equilibrar a vida pessoal e a vida profissional

em 31/01/2012

Ser uma mulher trabalhadora exige de você a habilidade de conciliar a vida pessoal e a profissional sem deixar nenhuma das duas de lado. Em vista disso, nós sugerimos algumas dicas para te ajudar a equilibrar estes dois lados da vida e ter mais tempo para gastar consigo mesma. Confira.

1 – Divida as tarefas com seu companheiro

Se você é casada ou mora com o seu companheiro, uma das maneiras de conseguir aliviar um pouco sua rotina para sobrar mais tempo do seu dia para a vida pessoal é dividir as tarefas. Se você e ele trabalham, nada mais justo que dividir igualmente as tarefas entre os dois. Afinal, nenhuma mulher merece ter que trabalhar fora de casa, chegar à noite e ainda ter que fazer tudo sozinha.

A mesma regra vale para mães que trabalham: os filhos também podem contribuir com as tarefas do lar – desde que sejam leves e não ocupem muito o tempo de estudo e lazer deles.

Por isso, converse com seu companheiro e dividam as tarefas para que cada um fique com uma parte das atividades. Vocês não precisam ser extremamente rígidos na divisão, podem até fazer uma “rota” e toda semana mudar o que cada um faz. Podem também fazer os serviços juntos, por exemplo, enquanto um lava a louça o outro seca a louça. E assim por diante.

2 – Trabalhe apenas durante o expediente

Especialmente durante os primeiros anos de um relacionamento ou durante a infância do seu filho ou filha é primordial que você trabalhe apenas no trabalho. O ideal seria seguir esta regra todo tempo, mas nem sempre isso é possível.

Então para respeitar o seu tempo pessoal, desligue o seu celular de trabalho e não acesse o seu e-mail de trabalho após o expediente, durante fins de semana e muito menos nas férias. Assim como você deve apenas trabalhar no seu trabalho, deve apenas viver a vida quando estiver fora dele. Desta forma, é mais fácil ter harmonia na vida pessoal e manter a sanidade.

3 – Tenha um horário fixo para gastar com a família

Seja para visitar a avó ou para passar tempo com os filhos ou o marido, é importante reservar tempo para a família na sua agenda. Você pode estipular um mínimo de horas ou vezes por semana ou até marcar um horário fixo para os momentos em família. Assim você se disciplina para manter a conexão com as familiares e não se perder no meio de tanto trabalho.

O trabalho é importante, mas a família também merece sua atenção e tempo. Então nada mais justo do que dividir um pouco deste bem tão precioso com quem mais te ama e merece seu carinho e atenção.

4 – Tenha paciência com você mesma e saiba esperar

Existem momentos na vida que é preciso se acalmar. Não é todo ano que você precisa se matar no trabalho para conseguir uma promoção. Tire algum tempo para “manter” o seu trabalho, sem querer se desdobrar em mil para conseguir ir adiante.

Passar um tempo tranquila na posição que está pode te garantir mais qualidade de vida e um pouco mais de paz de espírito. Assim você terá mais energia para investir na sua vida pessoal, pois ela também precisa de investimento.

5 – Compartilhe sua experiência com outras mulheres que trabalham

Se coisas estranhas passam por sua cabeça e você se pergunta sempre “Será que só eu sinto isso? Por que parece tão fácil para outras mulheres conciliar o pessoal e o profissional?” é interessante que você compartilhe esses questionamentos e o que você sente com suas amigas que também trabalham.

Dividindo essas experiências vocês podem aprender uma com a outra como lidar com cada situação, como a chegada de um bebê, o início de um novo relacionamento e até com momentos tristes como o fim de um relacionamento.

Comentários
Dicas relacionadas