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Cranberry: conheça a fruta do bem que te ajuda a emagrecer

Rica em antioxidantes, esta fruta originária da América do Norte desempenha um papel importante na manutenção geral da saúde e do bem estar

em 05/10/2016

Foto: Getty Image

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Conhecido como aliada para aqueles que desejam perder peso, o cranberry, também conhecido como oxicoco, arando-vermelho, mirtilo-vermelho ou arendela, é uma fruta que apresenta inúmeros benefícios se consumida regularmente.

Originário dos Estados Unidos, era cultivado pelos índios daquela região, sendo utilizado principalmente para tratar infecções urinárias da população. De aparência semelhante à uma cereja, é comum em áreas frias, sendo popular na América do Norte, Canadá, Europa e Chile.

Apesar de não ser cultivada em nossa região, é possível ter acesso à esta fruta em feiras e lojas de naturais, tanto em sua versão original (fruto), quanto variações como em cápsulas, pó e sucos detox.

5 benefícios surpreendes do cranberry

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Para exemplificar suas ações no nosso organismo, a nutricionista Samira Barcelos da empresa Leve e Pronto elaborou uma lista com alguns de seus efeitos mais benéficos conquistados através do consumo regular desta fruta. Confira:

1. Prevenção na infecção urinária

Sua opção em suco é muito indicada para a prevenção de infecções do trato urinário (ITU), impedindo que bactérias se alojem na bexiga. “Além disso, o fruto também promove o alívio de dores e ardência, uma vez que o seu suco pode reduzir a acidificação da urina e antiaderência da microbiota (bactérias), o que podemos chamar de efeito bacteriostático”, revela.

2. Coadjuvante na perda de peso

Cerca de 10 gramas desta fruta sem açúcar possuem apenas 46 calorias. Além disso, ela proporciona a sensação de saciedade, auxiliando no emagrecimento saudável.

3. É antioxidante

Devido ao seu alto teor de vitamina C, esta fruta possui poder antioxidante, auxiliando no combate ao câncer. Inúmeros pesquisas científicas ainda buscam compreender qual dos seus componentes produz este efeito, porém sua eficácia já foi comprovada.

4. Fonte de nutrientes

Esta pequena fruta possui em sua composição uma grande variedade de nutrientes, dentre eles, a vitamina A, vitamina C, vitamina E, vitamina K, potássio, fósforo, magnésio, cálcio e fibras.

5. Ajuda no combate à pressão alta e AVCs

Por ser rica em polifenóis, substâncias que reforçam as defesas do nosso organismo, o consumo regular desta fruta reduz até 10% as chances de desenvolver um AVC (acidente vascular cerebral) e em até 15% as chances de desenvolver doenças cardiovasculares.

6. Deixa a pele mais bonita

A fruta contém colágeno em sua composição, além da ação dos antioxidantes, os quais ajudam na eliminação dos radicais livres, principais responsáveis pelo envelhecimento da pele.

Formas de consumir o cranberry

Foto: Reprodução

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De acordo com a nutricionista, as formas mais comumente encontradas desta fruta são o cranberry cru (a fruta), a opção do cranberry desidratado, o molho de cranberry (normalmente enlatado), o popular suco de cranberry, o chá e as opções em pó e cápsulas. “Estas duas últimas formas do produto ainda precisam ser analisadas, verificando-se se há quantidades suficientes do princípio ativo, responsáveis pelo benefício de seu consumo”, alerta.

Receitas com cranberry

Outra boa opção para introduzir esta fruta é adicioná-las às suas receitas. Para se inspirar, confira a seleção a seguir de deliciosos pratos utilizando este ingrediente rico em nutrientes e benefícios:

1. Risoto de peito de peru e cranberry: devido a apresentar paladar ao mesmo tempo adocicado e azedo, esta fruta é um ótimo acompanhamento para aves e embutidos. Aqui, conforme a autora relata, ela foi ideal para “quebrar” o salgado apresentado pelo peito de peru.

2. Sala de beterraba com cranberry e manjericão: para adicionar mais sabor e nutrientes para esta deliciosa salada, a autora hidratou com água quente cranberries secos, deixando-os mais saborosos e suculentos ao paladar.

3. Pão de cranberry: nesta receita a fruta é utilizada ao seu natural, fresca. Este delicioso pão possui em sua massa o cranberry acompanhado de avelãs e frutas secas, resultando em uma riqueza de sabores sem igual.

4. Bolo-pão com gotas de chocolate, cranberry e laranja: neste bolo, a autora ainda utilizou suco de laranja e cranberry para garantir um contraponto ao sabor doce das gotas de chocolate. O resultado? Um bolo equilibrado, de sabor surpreendente.

5. Bolo de coco e cranberry: escolhido pelo seu sabor azedo, o cranberry contrasta com o sabor doce do coco utilizado na massa. Além de lindo e saboroso, este bolo ainda é vegano, ideal para quem não deseja consumir leite e ovos.

6. Bolo invertido de cranberry: você é daquelas que “come com os olhos”? Então irá adorar este bolo suculento e cheio de estilo. Além de fácil esta receita é muito pode ser muito bem acompanhada por creme de leite batido com açúcar de confeiteiro, conforme sugestão da autora.

7. Muffins de cranberry seco: utilizando a versão mais comumente encontrada da fruta, esta receita é fácil e rápida, não necessitando do uso de batedeira em seu preparo. Ideal para aquele desejo de comer uma sobremesa que surge sem esperar.

8. Cookies de cranberry com chocolate branco: rendendo aproximadamente 30 cookies, esta receita é outro exemplo de como o sabor do cranberry combina divinamente com ingredientes doces, equilibrando o prato. Aqui o tempo de forno deve ser exatamente conforme as instruções para que a receita dê certo

9. Scones de iogurte, cranberry e chocolate branco: pronta em aproximadamente 20 minutos, além de rápido essa receita encanta com o visual e o sabor delicioso deste prato. Sem utilizar fermento biológico, o bicarbonato garante que a massa cresça e fique macia.

Em relação ao consumo desta fruta, Samira sugere o consumo na forma de suco, já que a ingesta de líquidos em abundância faz parte do tratamento da infecção urinária, além de suas propriedades que auxiliam o combate da mesma. “O ideal é consumir cerca de 500ml diariamente, no momento do tratamento desta afecção, e 300ml diariamente na busca por sua prevenção”.

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