Dicas de Mulher Dicas de Noivas

Convites de casamento: como escolher o modelo perfeito para sua cerimônia

São muitas opções de convites disponíveis no mercado, mas é fundamental que o convite reflita a personalidade dos noivos e siga o mesmo padrão da festa

em 06/07/2015

Foto: Reprodução / Conviteria Santa Cruz

Foto: Reprodução / Conviteria Santa Cruz

Com o passar dos anos, a vida é marcada por encerramentos e inícios de novos ciclos. Sem duvidas, estes eventos da vida merecem ser divididos com as pessoas que nos rodeiam e comemorados para que fiquem marcados e eternizados na memória.

Estes ciclos são datas simbólicas como o nascimento, algumas idades específicas – como os 15 anos, as formaturas e o casamento. A união entre duas pessoas e a passagem da vida de solteiro para o inicio de uma nova família é certamente um ponto marcante da vida adulta.

Não importa o tamanho da festa, o número de convidados ou o glamour do evento, o que realmente importa é que a celebração tenha a cara dos noivos e que reúna as pessoas mais importantes de suas vidas.

Ainda que os preparativos da festa comecem meses, ou até anos antes, o momento em que o convite é entregue para os convidados é muito especial. É quando a união passa a existir oficialmente perante a sociedade e o evento se torna uma realidade para os convidados.

Portanto, é fundamental que o convite seja escolhido com a dedicação que ele exige, sempre tendo em mente que ele deve transmitir a energia do casal e oferecer aos convidados uma prévia do que será o evento.

Pensando nesta etapa do planejamento do seu dia especial, confira as dicas abaixo para esclarecer dúvidas que podem surgir sobre a lista de convidados, sobre a encomenda e entrega dos convites.

Como escolher o modelo do convite

Foto: Reprodução / B Studio Wedding Invitations

Foto: Reprodução / B Studio Wedding Invitations

O convite é uma espécie de “porta de entrada” para o evento, portanto é essencial que ele se relacione e siga o mesmo padrão da festa. Se a festa for clássica, por exemplo, o convite deve seguir o mesmo estilo, para que o convidado tenha um panorama do estilo de festa que irá encontrar.

Antes de escolher o modelo do convite, é primordial conhecer o estilo da festa que será realizada e ao menos ter uma ideia inicial da decoração. As cores da festa e o mesmo estilo de material utilizado na decoração podem estar presentes no convite.

Além destes fatores, também é necessário analisar o orçamento disponível para esta etapa do casamento. Sendo assim, a dica é conhecer opções de materiais que o mercado oferece e analisar propostas de diferentes fornecedores para encontrar a opção que o casal mais se identifique e que seja acessível financeiramente.

Veja a galeria abaixo com diversos modelos brasileiros e gringos para inspirar a escolha do seu convite:

Principais dúvidas sobre convites de casamento

Preparar um evento exige muita dedicação e planejamento, ainda mais diante da relevância de um evento como o casamento. No momento da escolha dos convites surgem inúmeras dúvidas sobre a encomenda e entrega para os convidados. Veja abaixo as respostas das principais dúvidas sobre este tema:

1 – Com quanto tempo de antecedência devo encomendar os convites?

É ideal que o convite comece a ser pesquisado uns 7 meses antes do evento. Este tempo de antecedência é fundamental para conhecer diferentes fornecedores, escolher o modelo ideal e analisar o tempo necessário para produção dos convites pela gráfica, pois algumas levam até 45 dias para confeccioná-los. Portanto, é interessante que os convites sejam encomendados no mínimo 4 meses antes da festa, para que o tempo seja suficiente para a produção e para a entrega.

2 – Como posso calcular a quantidade necessária?

Para evitar perdas, é ideal calcular o número de convites se baseando no número de convidados, mas é sempre importante considerar uma margem de erro do calígrafo e os convidados “de última hora”. Sendo assim, é indicado fazer uma quantidade 5% maior do que o número de convidados.

3 – Quanto vou gastar com os convites? Como posso calcular?

Geralmente os preços dos convites são calculados por unidade e conforme o número de convites o valor pode variar, pois as gráficas costumam reduzir o valor se a quantidade for maior. É difícil precisar o valor que será gasto, pois estes valores podem iniciar em 2, 3 reais e até passar dos 100 reais a unidade. É fundamental comparar valores, mas também analisar os materiais que serão usados no convite, pois pedrarias e rendas, por exemplo, podem encarecer o produto. Portanto, a dica final é pesquisar muito e comparar preços e modelos.

4 – Preciso fazer convites pequenos para a entrada na festa?

Os convitinhos não são indispensáveis, porém é uma forma de limitar o número de convidados por família, pois eles vão anexados ao convite principal. Esta é uma estratégia para controlar o número de convidados na festa e se torna importante porque geralmente o buffet é pago pelo número de pessoas.

5 – Com quanto tempo de antecedência devo entregar os convites?

Para os convidados que moram em cidades distintas de onde acontecerá o evento, é indicado que os convites sejam entregues no mínimo com dois meses de antecedência, sendo este prazo válido também para a entrega dos convites dos padrinhos. O prazo final para entrega de todos os convites deve ser com 1 mês de antecedência, para que todos tenham tempo suficiente para se programar para o evento.

Encomendar convite online: sim ou não?

Foto: Reprodução / Casando em BH

Foto: Reprodução / Casando em BH

A encomenda de convites online pode ser uma boa alternativa para quem busca uma alternativa diferente das que estão disponíveis na própria cidade, mas também para encontrar melhores preços. Um dos aspectos que deve ser analisado neste tipo de serviços é a possibilidade do contato pessoal com o fornecedor, o que pode contribuir com a melhor transmissão da ideia do evento.

Como qualquer compra online, deve ser analisada a reputação da loja e buscar referências. Lembrando que é crucial acordar os prazos com o fornecedor e fazer o pedido com uma antecedência maior em comparação com uma gráfica local, haja vista os problemas que podem surgir devido ao atraso do frete.

Veja a galeria abaixo para encontrar gráficas e empresas especializadas em design de convites que promovem a venda online de seus produtos:

Como fazer seus próprios convites de casamento

Quando planejamos um evento, os gastos parecem não ter fim. A cada momento parecem surgir novos itens para a festa, ainda mais com a evolução do mercado que lança novos produtos e serviços a cada dia.

Portanto se você gosta de fazer trabalhos manuais ou está tentando reduzir os gastos do seu casamento, veja abaixo vídeos que ensinam a customizar e personalizar seus convites. Sem dúvidas, é mais uma possibilidade para que sua festa tenha um toque exclusivo e sua personalidade.

Convite com fita de cetim e tag

Para fazer este convite a blogueira utilizou o convite já impresso para ensinar como dobrar e finalizar o convite com fita de cetim. Na finalização ela mostra a tag que usou no seu convite e sugere como fixá-la no convite.

Convite com envelope estampado, laço chanel e tag

Neste tutorial é ensinado como revestir o envelope com papel estampado, porém a estampa pode ser adaptada de acordo com o seu gosto. A blogueira Maria Fernanda também ensina como fazer o laço chanel, e disponibiliza o molde do revestimento do envelope e das tags para download.

Convite com laço e strass

O convite impresso em sulfite A4 com gramatura é a sugestão da blogueira para este convite. Ela ensina como decorá-lo usando laço de fita de cetim e que pode ser finalizado por pedrarias.

Tutorial completo de convite com modelo disponível para download

No vídeo é possível encontrar o link para download do modelo do convite e também as orientações sobre a impressão. O passo seguinte é a montagem, seguida da decoração que é feita com renda e fita de cetim.

Convite com renda e laço de cetim

A blogueira também disponibiliza o link para download do molde do convite. A ornamentação fica por conta da renda aplicada no convite, finalizada pela fita de cetim que pode ser da cor de sua preferência.

Convite rústico com juta

Apenas a decoração é ensinada neste tutorial, portanto é preciso que o convite já esteja impresso. A juta é aplicada no convite com fita dupla face e o convite pode ser finalizado com flores de tecido fixadas com cola quente.

Convite com cinta de renda e laço

Para fazer a ornamentação deste convite, é necessário 3 tipos de fita: de renda, de gorgurão e de cetim. É indicado que seja usada cola quente transparente, para que o acabamento seja de melhor qualidade. A cinta, que é feita com as fitas, é finalizada por um laço arrematado por monograma.

Informações: o que devo escrever no convite?

O convite de casamento deve conter algumas informações que são fundamentais, mas também pode conter algumas outras que são opcionais. As informações principais são os nomes dos noivos, a data, o horário e os endereços da cerimônia e da festa, caso sejam em locais diferentes.

Algumas informações opcionais são vistas frequentemente, como o nome dos pais dos noivos, o contato para confirmação de presença, o endereço para entrega de presentes, a loja onde está disponível a lista de presentes e também uma frase ou texto importante para o casal. Ainda que existam algumas “regras” sobre o convite, o importante é que o convite seja a cara do casal e siga o mesmo estilo da festa.

Frases e textos românticos para convite de casamento

Foto: Reprodução / O Mundo de Calíope

Foto: Reprodução / O Mundo de Calíope

Como citado acima, alguns casais optam por incluir um texto no convite de casamento para dar um toque romântico e uma identidade própria ao convite. Estes textos podem ser versículos bíblicos, uma sentença ou um pequeno artigo que o casal se identifique, sendo elas escritas pelo casal ou não.

O momento da escolha do texto pode gerar muitas dúvidas nos noivos, mas existem alguns recursos que podem ajudar a sanar estas dúvidas. Alguns sites especializados disponibilizam frases e mensagens para datas especiais, oferecendo uma categoria específica para convites de casamento, como é o caso do site Belas Mensagens.

Ainda que o momento possa gerar muita indecisão entre os noivos, a prioridade deve ser que a frase escolhida tenha relação com o casal. A frase ou artigo escolhido devem expressar os sentimentos dos noivos, pois será um toque pessoal ao convite.

Como colocar o nome dos convidados no convite corretamente

Foto: Reprodução /  Oh so beautiful paper

Foto: Reprodução / Oh so beautiful paper

É muito importante sinalizar, já no convite, quem serão os convidados para o casamento. Portanto, o primeiro passo para nomear cada convite é definir quem e quais membros de cada família serão convidados.

Se toda a família for convidada, a prática é que seja colocado o nome do homem “e família” (Ex: Sr. João Silva e família). Quando apenas o casal for convidado é comum usar o nome do homem “e esposa” (Ex: Sr. João Silva e esposa).

Quando os convidados forem solteiros é possível usar “Sr.” ou “Srta.” antecedendo o nome, mas também está autorizado incluir “e acompanhante” sinalizando que o convidado está autorizado a levar mais alguém. Caso o acompanhante também seja conhecido do casal, o nome poderá estar no convite também, ficando “Srta. Maria e João”.

Lembrando que essas são as práticas comuns e estabelecidas há muitos anos. Mas nos dias atuais, nada impede que o nome da esposa esteja expressamente escrito no convite ou que a ordem se inicie pelo nome da mulher.

O dilema: quem convidar e quem não convidar

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

O momento da lista de convidados de um casamento, possivelmente é o momento de maior indecisão e discordância, entre os próprios noivos e as famílias. Pensando nesta barreira, consultamos a assessora de eventos Andreia Souza, proprietária da Allure Assessoria e que conta com mais de 100 casamentos no currículo, para auxiliar na resolução deste dilema.

Sobre a definição de convidados, Andreia sentencia: “Quando um casal me questiona sobre isso, sempre friso que é importante ter na festa apenas pessoas que eles conhecem, convivem ou parentes mais próximos”. Ela também alerta que atualmente não existe mais a obrigação de convidar os conhecidos dos pais, por exemplo, e complementa: “Hoje, a dica é proporcionar uma festa agradável para amigos mais íntimos”.

O número de convidados se torna uma pauta polêmica, pois é o fator que mais influencia no valor final do casamento. Andreia explica: “O número de convidados é o que dita o gasto final da festa, pois quanto maior o número de convidados, maior o gasto com decoração, buffet, lembrancinhas, etc”.

Para os casais que tem uma limitação de gastos ou que querem uma cerimônia mais intimista, a assessora de eventos aponta outra alternativa: “Para os casais que desejam uma festa menor, existe uma tendência há algum tempo dos mini weddings, que são festas menores, mas não menos glamourosas”.

Save the date: preciso fazer?

Foto: Reprodução / Casando em BH

Foto: Reprodução / Casando em BH

O save the date, que na tradução literal significa “reserve a data”, tem a função de avisar aos convidados que o evento acontecerá naquela data especifica. Este diferencial é interessante, mas não estritamente necessário.

Este recurso pode ser muito útil para os convidados que residem em uma cidade distinta da cidade onde será realizado o evento, pois são situações que exigem um tempo maior de planejamento, como por exemplo para o deslocamento, hospedagem, horários em salão de beleza, etc.

Caso o orçamento não permita adicionar mais este item ao seu planejamento, existem sites que oferecem inúmeros layouts para confeccionar o save the date. Estes mesmos sites disponibilizam a ferramenta para que o save the date seja diretamente enviado para o e-mail dos convidados.

Outra opção é fazer um save the date nas fotos pré-casamento, indicando a data em uma plaquinha. Essa é uma forma bem romântica e divertida de anunciar a data do enlace. O casal também pode criar um grupo ou evento no Facebook como forma de save the date, só não se esqueçam de incluir muitas fotos de vocês dois para personalizar o recurso e deixar com jeitinho do casal.

Depois de aprender tudo sobre várias etapas que envolvem o convite de casamento, como a escolha, encomenda e entrega, você está pronta para começar a pensar no seu. Lembrando que o primordial, em qualquer fase do planejamento do evento, é priorizar sua personalidade e adequá-la ao seu orçamento, pois assim será impossível se arrepender de qualquer escolha.

Comentários
Dicas relacionadas