Como usar estampas de animais: a tendência que nunca sai de moda

Onça, zebra, cobra - escolha sua estampa preferida e arrase no visual; veja as dicas para não errar na hora de vestir o animal print

Por Daniela Brisola
Atualizado em 06/08/2014 9:22
como usar estampa animal no look Como usar estampas de animais: a tendência que nunca sai de moda

Foto: Reprodução / Chaos Mag

Se tem uma estampa que está sempre em alta, essa com certeza é a estampa de animal. Tendência que não sai de moda, o animal print ajuda a valorizar o look e deixá-lo mais moderno. Seja estampa de onça, a mais popular, cobra ou zebra, todas, quando usadas de maneira correta, fazem toda a diferença em um visual.

Tanto é assim que muitas famosas se renderam às estampas de animais e as adotam constantemente em seus looks. Thaila Ayala é uma das famosas que vivem usando a estampa, seja de modo mais neutro ou arrasador para looks noturnos. Quem também ama as estampas de animal é a apresentadora Fernanda Lima que investe em looks super modernos com a estampa.

Além dessas famosas, a estampa de animal tomou as ruas e deixou de lado a ideia de ser “brega”, passando a ser a queridinha entre as estamparias.

Bastante usáveis, elas podem vir em looks diurnos ou noturnos, basta saber combinar que não há erro.

Como combinar estampa de animais no look

A missão de combinar a estampa de animais no look é bastante simples, conforme explica a personal stylist, Natália Nunes. “A melhor forma é deixar a estampa ser o destaque da produção, ela vai bem com praticamente todas as cores, para não errar combine a estampa com outras peças lisas.”

Veja abaixo algumas dicas e exemplos de combinações para cada uma das estampas de animais.

Estampa de onça ou leopardo

Essa estamparia é a mais popular entre as estampas de animais. Suas cores neutras, preto, branco e bege, são fáceis de combinar e ficam bem com quase todas as cores. Bastante em alta, a estampa de oncinha é ótima para se usar tanto em peças de roupas quanto em acessórios.

Para Natália, algumas peças são chaves na hora de se vestir com essa estampa. Peças de couro preto, nas cores nude, verde musgo e off-white ficam ótimas em qualquer look. Vale a pena investir também em cores vibrantes, como o vermelho, o pink e o amarelo. O visual se torna mais moderno e bastante marcante.

Os acessórios podem ser o ponto de luz que o look precisa, mas, para a personal stylist, é importante se atentar para o tamanho da estampa e o restante do visual. Quando resolver usar um acessório mais marcante, opte por apenas um, como um maxi colar colorido. Para o restante do look, Natália sugere que seja mais neutro.

Estampa de zebra

As regras para se usar essa estamparia não são muito diferentes das usadas para estampa de onça. Por ser mais neutra, em tons de branco e preto, a ousadia pode ser maior quando se usa estampa de zebra.

Peças coloridas também são bem-vindas, só que vale o cuidado para não deixar o visual “over”. Por isso, sempre opte por apenas uma peça colorida no look, seja na roupa ou nos acessórios.

Na dúvida, opte pelas tonalidades neutras, como o nude, preto e branco. Esse visual fica chique e bastante versátil, podendo ser usado em ocasiões diurnas, como no próprio trabalho, como também em algum barzinho ou balada.

Estampa de cobra

Ao contrário das estampas acima, a estampa de cobra não possui uma padronagem de cor, podendo ser vista desde uma mistura de preto e branco, como em tonalidades coloridas. Por isso, para fazer combinações com essa estampa vale atenção redobrada.

Caso a estamparia seja colorida, deixe-a ser o destaque total no look e invista apenas em peças neutras, sem estampa. Se quiser ainda acrescentar outra peça colorida, escolha uma das cores que já esteja na estampa para não deixar o visual carregado.

Se a estampa for em cores neutras, aí sim a cor pode ser usada como nas estampas acima. Lembrando sempre que é melhor investir em apenas uma cor e em apenas uma das peças do look para não ter erro na combinação.

Acessórios animal print: o truque perfeito para adotar o estilo

capa estampa bicho 2 Como usar estampas de animais: a tendência que nunca sai de moda

Foto: Reprodução / Anna Fasano

Se quiser investir em uma peça com estampa animal, mas ainda não tem coragem de colocá-la em alguma roupa, a dica é acrescentá-la nos acessórios. Sapatos, bolsas e cintos com estampa de animais ajuda a incrementar o visual, deixando-o mais despojado.

A dica que a personal stylist dá é para optar apenas por um acessório com a estampa. “Jamais combine sapato, cinto e bolsa com estampas iguais, isso não se usa mais”, acrescenta. Outra dica é escolher peças lisas, sejam coloridas ou neutras, próximo ao acessório com a estamparia.

Também está em desuso, segundo Natália, usar duas peças com a mesma estampa, como uma blusa de oncinha com um sapato de oncinha. “Hoje em dia, misturam estampas entre si, como o xadrez com a oncinha, desde que uma sempre chame mais a atenção que a outra, ou seja, uma estampa mais discreta e a outra mais chamativa, cria um look super moderno”, descreve a personal.

Onde comprar?

Ainda não tem uma peça com estampa de animais? A galeria abaixo traz várias opções de peça com a estamparia, desde roupas aos acessórios. Escolha a peça que melhor combine com o seu estilo e comece a usá-lo.

4 regras essenciais para não errar no look animal print

  1. A estampa de animal combina com mulheres de qualquer idade, segundo a personal stylist. Também vai bem em qualquer tipo físico. “O estilo da pessoa vai ser o mais predominante para usar a estampa ou não”, complementa Natália.
  2. Existem alguns truques que ajudam a valorizar a silhueta, conforme explica Natália. Mas a dica de ouro é valorizar o que se tem de melhor com estampas maxiprint. Por exemplo, caso tenha ombros largos, prefira uma calça flare ou saia longa com a estampa em formatos grandes.
  3. Para a personal stylist, o animal print pode ser usado em ocasiões mais formais, desde que se tenha um bom senso. “Estampa de bicho para casamento, ok, mas não vale usar a estampa mais decotes, ou um ou outro”, ressalta.
  4. A estampa de animal também pode ser usada no trabalho, mas depende da profissão da mulher. “Pessoas de áreas criativas como: publicidade, moda, marketing, todas as peças são liberadas, já para uma bancária, uma executiva, advogada, o cuidado é muito maior”, salienta. Para não errar, use a estampa de forma sutil, para não criar um ar muito sexy. Escolher a estampa em um acessório também pode ser uma boa opção.

Inspire-se com looks das blogueiras

Uma sequência de fotos com inspirações para vestir estampa de animal e arrasar. Veja como as blogueiras estão usando e aplique nos seus looks algumas combinações que elas fazem.

estampa animal blogueira 1 Como usar estampas de animais: a tendência que nunca sai de moda

Foto: Reprodução / Sim, senhorita

estampa animal blogueira 2 Como usar estampas de animais: a tendência que nunca sai de moda

Foto: Reprodução / Supervaidosa

estampa animal blogueira 17 Como usar estampas de animais: a tendência que nunca sai de moda

Foto: Reprodução / Sincerely, Jules


blogueira estampa animal Como usar estampas de animais: a tendência que nunca sai de moda

Foto: Reprodução / Curves and confidence


estampa animal blogueira 3 Como usar estampas de animais: a tendência que nunca sai de moda

Foto: Reprodução / Das Guimarães

estampa animal blogueira 4 Como usar estampas de animais: a tendência que nunca sai de moda

Foto: Reprodução / Supervaidosa

estampa animal blogueira 5 Como usar estampas de animais: a tendência que nunca sai de moda

Foto: Reprodução / Supervaidosa

estampa animal blogueira 19 Como usar estampas de animais: a tendência que nunca sai de moda

Foto: Reprodução / My curves and curls


estampa animal blogueira 6 Como usar estampas de animais: a tendência que nunca sai de moda

Foto: Reprodução / Das Guimarães

estampa animal blogueira 7 Como usar estampas de animais: a tendência que nunca sai de moda

Foto: Reprodução / Nathalia Menezes

estampa animal blogueira 8 Como usar estampas de animais: a tendência que nunca sai de moda

Foto: Reprodução / Glam4you

estampa animal blogueira 9 Como usar estampas de animais: a tendência que nunca sai de moda

Foto: Reprodução / Viva Luxury

estampa animal blogueira 10 Como usar estampas de animais: a tendência que nunca sai de moda

Foto: Reprodução / Viva Luxury

estampa animal blogueira 11 Como usar estampas de animais: a tendência que nunca sai de moda

Foto: Reprodução / Blog da Mariah

estampa animal blogueira 12 Como usar estampas de animais: a tendência que nunca sai de moda

Foto: Reprodução / Lolely Pepa

estampa animal blogueira 13 Como usar estampas de animais: a tendência que nunca sai de moda

Foto: Reprodução / Blog da Thássia

estampa animal blogueira 14 Como usar estampas de animais: a tendência que nunca sai de moda

Foto: Reprodução / Sincerely, Jules

estampa animal blogueira 15 Como usar estampas de animais: a tendência que nunca sai de moda

Foto: Reprodução / Layla Monteiro

estampa animal blogueira 16 Como usar estampas de animais: a tendência que nunca sai de moda

Foto: Reprodução / Lets go blog