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Como parar de fumar

Acabar com este vício exige bastante disciplina, mas não é impossível, confira sugestões de como lutar contra ele

em 11/09/2014

Foto: Thinkstock

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Hoje em dia, os malefícios do cigarro à beleza e, sobretudo, à saúde já são conhecidos e muito discutidos. Porém, algumas pessoas ainda lutam para conseguir se desvencilhar deste vício tão prejudicial às suas vidas. Afinal, além de causar danos à saúde, o cigarro também pode trazer problemas sociais, pois atualmente o cigarro não é mais visto como algo bonito e sim, como algo errado.

Acabar com o vício do cigarro pode ser bastante difícil e exigir bastante força de vontade, mas os benefícios são proporcionais à esta dificuldade e começam assim que a pessoa para de fumar. Em vista disso, selecionamos algumas sugestões para auxiliar quem pretende eliminar o cigarro de sua vida.

Os benefícios de parar de fumar

Entre as vantagens de acabar com o vício do cigarro, uma delas é a diminuição da frequência cardíaca e da pressão arterial, que ocorre após aproximadamente vinte minutos do momento em que você parou de fumar.

Existem também os benefícios de longo prazo para quem decide parar de fumar completamente. Estima-se que entre 48 e 72 horas após parar de fumar, o seu organismo começa a melhorar algumas funções extremamente importantes para seu corpo, como a função respiratória e a oxigenação dos tecidos.

Pesquisas apontam que depois de dez anos sem cigarro, os riscos de câncer também diminuem. Após cerca de vinte anos, os danos do cigarro ao seu corpo podem ser tão mínimos que se tornam quase imperceptíveis. Porém, esses resultados podem variar de pessoa a pessoa, dependendo de quanto a pessoa fumava por dia e por quantos anos sustentou este vício.

Como parar de fumar

Atualmente existem vários tratamentos medicamentosos disponíveis para a eliminação do tabagismo, porém muitas vezes um produto apenas não é capaz de solucionar o problema. Nesses casos, o especialista responsável pode sugerir uma combinação de terapias para que o fumante consiga se livrar do vício sem sofrer ainda mais, conseguindo eliminá-lo pouco a pouco.

Como o ato de fumar estimula regiões do prazer no cérebro, é muito comum que a pessoa queira fumar quando está em uma situação difícil ou de forte estresse. Nesse sentido, é interessante buscar um tratamento psicológico. É possível que, solucionando o problema psicológico, seja ele o estresse ou a ansiedade, o fumante consiga se livrar do vício.

Uma das maneiras de parar de fumar é controlar as consequências de abstinência da nicotina. Quando a pessoa para de fumar, ela sofre com a falta dessa substância no corpo e isso gera algumas sensações bastante desagradáveis. Nesses casos, os adesivos de nicotina terapêutica ou as gomas de mascar de nicotina podem ser grandes aliados, pois liberam apenas nicotina, sendo menos prejudiciais que o cigarro.

Outras formas de eliminar o vício do cigarro incluem os tratamentos com medicamentos que não contém nicotina, como o antidepressivo bupropiona e o anti-hipertensivo vareniclina. Sendo que, a vareniclina é o mais forte e eficaz entre eles, mas ainda pode não ser suficiente para alguém que fuma exageradamente.

Como lidar com a vontade de fumar?

Confira algumas dicas para se sair bem quando tiver aquela forte vontade de fumar:

  • Pratique a respiração profunda durante as crises de abstinência;
  • Beba muita água, especialmente quando estiver em uma crise de abstinência de nicotina;
  • Mantenha por perto sempre algo para poder mascar quando tiver vontade de fumar. Pode ser um chiclete sem açúcar, bala ou frutas secas;
  • Distraia-se com objetos que você pode manusear para não sentir falta do cigarro nas mãos. Objetos simples como uma caneta, um elástico de cabelo ou um cubo mágico podem ser grandes aliados;
  • Faça exercícios físicos regularmente e aproveite para fazer uma caminhada, mesmo que ao redor da quadra onde mora, para se distrair;
  • Afaste os pensamentos que lhe dão vontade de fumar, prefira pensar em algo prazeroso, como uma música ou um filme que você gosta;
  • Evite os hábitos que estão associados ao vício do cigarro. Por exemplo, se você fuma ao tomar um café, evite tomar café quando estiver começando a parar de fumar;
  • Se você convive com pessoas que fumam e não pode se afastar delas por um tempo, não fique perto quando estiverem fumando.

Com essas dicas é possível parar de fumar, mas é necessário estar bastante determinado para isso. Lembre-se que você pode procurar um médico especialista e buscar ajuda para se curar deste vício. Tenha força de vontade e você conseguirá largar este hábito.

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