Dicas de Mulher Dicas de Casa

Como limpar e conservar móveis revestidos em laminado melamínico

Veja o que pode ou não ser usado para higienizar o revestimento melamínico, mais conhecido como Fórmica

em 22/02/2012

O laminado melamínico, mais conhecido pelo nome da marca registrada do fabricante – Fórmica – conquistou o respeito no mercado dos móveis e é tradicionalmente um material muito utilizado na fabricação das mais diversas peças de mobília para a casa, sejam eles mesas, cadeiras ou balcões de cozinha.

Sendo assim, é muito comum ter ao menos uma peça em casa que seja revestida com o laminado melamínico. E para que você mantenha o revestimento desse móvel conservado e bonito por mais tempo, é preciso se informar a respeito do que pode e do que não pode ser feito nesse material em termos de limpeza. Confira abaixo, nossas dicas para que você não erre na higienização do seu móvel de laminado melamínico.

Para garantir uma boa limpeza do seu móvel, umedeça um pano com água e adicione detergente ou sabão neutro, ou ainda, álcool. Limpe a superfície com este pano e isso será suficiente para higienizá-la, pois sua superfície impede a retenção de sujeira e a proliferação de fungos e bactérias.

Assim como o vidro, após a limpeza algumas manchas o pano podem aparecer no material. Para que isso não aconteça, após a higienização com o pano úmido, passe um pano seco sobre a superfície e assim o seu móvel ficará livre de manchas e com aspecto brilhante e polido.

Para remover mancha de caneta esferográfica da superfície de laminado melamínico, limpe a mancha com um pano embebido em álcool ou em uma solução de água e vinagre.

Vale ressaltar, que para fazer a limpeza desse tipo de material, não é recomendado usar qualquer tipo de esponja que possa deixar riscos e marcas na fórmica. O ideal é usar apenas panos de limpeza macios para fazer a higienização desse revestimento.

Além disso, não se deve utilizar produtos de limpeza abrasivos, com cera, silicone ou solventes para fazer a higienização de móveis em laminado melamínico. Estes produtos podem manchar, danificar e dificultar a conservação da superfície do seu móvel.

Outra dica para conservar a superfície em laminado melamínico é sempre evitar o contato desse material com objetos quentes ou água em excesso. O calor ou a umidade excessiva pode fazer com que o revestimento deforme ou manche. Em vez de colocar panelas quentes diretamente sobre o móvel, prefira usar uma peça para proteger o móvel do calor da panela.

Recomenda-se também evitar cortar alimentos e utilizar objetos cortantes sobre uma superfície de revestimento melamínico sem uma proteção resistente. Você pode acabar riscando e danificando o revestimento.

Seguindo estas dicas, você mantem seu móvel em revestimento melamínico limpo, bonito e bem conservado por mais tempo.

Comentários
Dicas relacionadas