Como cuidar dos cabelos no outono

Saiba o que faz o cabelo ficar mais frágil nessa estação e saiba como mantê-lo lindo

Por Juliana Cazarine
Atualizado em 04/07/2012 10:59

como cuidar do cabelo no outono Como cuidar dos cabelos no outono

A oscilação na temperatura e a alteração na quantidade de chuvas já anunciam a chegada do outono. Essa estação do ano exige cuidado e atenção especial com a saúde, inclusive dos cabelos. É que as características típicas dessa época podem ser agressivas ao couro cabeludo e aos fios. Se no verão a preocupação gira em torno do sol e da água do mar, no outono, o grande vilão dos cabelos é a poluição.

O outono marca a transição do período mais quente do ano para o inverno. Por esse motivo, suas características são progressivas de uma estação para a outra, e o tempo seco é a principal delas. “Essa condição potencializa a poluição, que, por sua vez, deixa os cabelos opacos e sem vida porque acumulam partículas de poluentes”, explica a esteticista Thaís Oliveira.

Um outro problema que acomete os cabelos nessa época e também no inverno é o frio intenso. Não necessariamente a condição climática, mas a forma que se encontra para superá-la. Longos banhos quentes podem ser danosos aos fios. “A água quente sobre o couro cabeludo faz com que ele libere glândulas sebáceas, que deixam o cabelo oleoso, e pode também causar caspas e seborreias, além de tirar o brilho dos fios”, comenta Thaís.

Como evitar os danos

Ao ir comprar os cosméticos, durante o outono, prefira xampus e condicionadores com base de queratina, sempre, é claro, respeitando seu tipo de cabelo (seco, oleoso, misto, quimicamente tratado). Sempre que terminar o banho, antes de se pentear, use um mousse hidratante.

Por causa do frio, que é comum no outono, as mulheres acabam de sair do banho e correm para secar os cabelos com o secador. Não existem regras restritivas ao uso do aparelho, mas é preciso ter cuidado. Se usado todos os dias, ele pode retirar a umidade natural dos fios, o que causa ressecamento. A recomendação de uso do secador é em um intervalo de dois dias. E para secar os fios, o ideal é usar o secador na temperatura morna.

Os meses mais frios são favoráveis à queda de cabelo porque a raiz fica mais enfraquecida. Por isso, se você já tem queda de cabelo considerada razoável, nessa estação, utilize produtos de tratamento para os cabelos. E fique atenta aos banhos quentes, diminua a temperatura da água para lavá-los.

E por fim, lavar o cabelo corretamente ajuda a mantê-lo bonito e saudável no outono e em todas as demais estações do ano. Antes de entrar no chuveiro, penteie o cabelo para desembaraçá-lo e dispersar a sujeira. Quando for aplicar o xampu, espalhe-o primeiro nas mãos. Para enxaguar, deixe a água escorrer, não esfregue. Aplique o condicionador sobre todo o cabelo, ele é o produto responsável por fechar as escamas dos cabelos que foram abertas para remover as impurezas.