Dicas de Mulher Dicas de Casa

14 ideias criativas para aproveitar o espaço embaixo da escada

Faça do espaço embaixo da escada um local útil para as suas necessidades e aproveite-o para criar um ambiente ideal para a sua casa

em 19/11/2015

Foto: Reprodução / Casas Q inspiran

Foto: Reprodução / Casas Q inspiran

Hoje em dia, as casas e os apartamentos estão cada vez menores e, para se ter um local agradável de se viver, é necessário aproveitar todos os metros quadrados disponíveis. Um dos espaços mais desvalorizados é embaixo da escada. Nele, é possível criar diversos espaços com uma infinidade de funcionalidade, sendo uma ótima forma de utilizar esse local que antes ficava vazia.

Segundo a coordenadora do curso de Design de Interiores do Núcleo Educacional de Design e Inteligência (NEDI), de Belo Horizonte (MG), Flávia Bizzotto, esse espaço deve ser reaproveitado principalmente em residências que possuem poucos metros quadrados. “Podemos instalar ali vários tipos de móveis com diferentes finalidades. Armários, estantes, prateleiras, nichos, adega, bar, home office, espaço para leitura, espaço kids e até um jardim”, sugere. De forma criativa, é possível criar qualquer cantinho que supra a sua necessidade.

Engana-se quem acredita que o local embaixo da escada não possa ser aproveitado. “Pela sua volumetria, a escada sempre vai oferecer essa condição, mas a forma como vamos poder aproveitar este espaço vai depender de seu tamanho, forma e ângulos”, afirma Flávia. Portanto, cada tipo de escada vai oferecer uma possibilidade, desde aquelas que oferecem pequenos espaços embaixo dela, até as escadas menos angulosas que possibilitam um melhor aproveitamento do local.

Quanto ao material, a arquiteta e professora do Instituto da Construção de Ribeirão Preto, Fabi Rodrigues, afirma que as escadas de alvenaria são as melhores opções. “Para uma melhor otimização de espaços, a melhor opção é a escada de alvenaria, pois ela possibilita a transformação do local em novos cômodos”, reforça.

Para quem está construindo uma escada, a dica que a coordenadora dá é avaliar qual utilidade será dada para o espaço embaixo da escada. “No geral, as escadas retas com um só lance oferecem as melhores opções”, declara. Por isso, caso você queira um espaço maior, dê preferência a esse tipo de escada.

14 ideias criativas para fazer embaixo da escada

Qualquer canto embaixo da escada pode ser aproveitado, desde os menores, com poucos metros quadrados e pouca altura, até os espaços embaixo das escadas menos anguladas, que oferecem uma grande área para dar a finalidade pretendida. Por isso, com a ajuda da coordenadora do curso de Design de Interiores, segue um guia com diversas ideias e dicas para você criar o melhor espaço debaixo de sua escada.

1. Home Office

Foto: Reprodução / Livshome

Foto: Reprodução / Livshome

É possível fazer um escritório para a sua residência utilizando a área embaixo da escada. A dica dada por Flávia é para aproveitar o espaço mais alto para colocar a mesa e a cadeira e o espaço mais baixo da escada para os arquivos. Por se trabalhar sentado, não há problema em relação à altura da escada. Neste caso, a melhor opção é a escada reta de um lance só, pois assim você tem mais espaço para criar o seu home office.

2. Banheiro

Foto: Reprodução / Modern Magazin

Foto: Reprodução / Modern Magazin

Parece improvável, mas o espaço embaixo da escada é um ótimo lugar para fazer o lavabo de sua casa. Por ser um banheiro pequeno, sem chuveiro e que não precisa ser espaçoso, cabe perfeitamente embaixo de escadas com áreas razoáveis. Além disso, o lavabo costuma ficar no primeiro andar, sendo o banheiro utilizado pelas visitas, e, por isso, estar embaixo da escada é um boa opção para otimizar a sua residência.

3. Estante de livros

Foto: Reprodução / Sissy Feida

Foto: Reprodução / Sissy Feida

Outra boa opção para se fazer embaixo da escada é criar uma estante para livros. Tanto em escadas maiores e mais retas quanto em escadas mais cheias de curvas, é possível aproveitar o espaço para criar um lugar para seus livros. Uma ideia é aproveitar os próprios degraus da escada para criar as prateleiras. “Se a escada for de madeira, é possível planejar a marcenaria de uma forma que ela possa abrigar uma estante, um rack para televisão, ou até um armário, integrados aos degraus e proporcionando unicidade visual”, explica Fabi.

4. Cantinho da leitura

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução / Construindo minha casa clean

O espaço embaixo da escada é ideal para aqueles que amam ler. Além de poder abrigar os livros, esse cantinho também pode ser usado para colocar uma poltrona, uma boa luz e virar o lugar ideal para fazer leituras. “Com auxílio de boa iluminação este espaço pode ser um refúgio para leitores compulsivos. Uma cadeira confortável, um tapete aconchegante e muitos livros bem à mão”, ensina Flávia para montar o cantinho da leitura perfeito.

5. Espaço para as crianças

Foto: Reprodução / Shannons Dream Rooms

Foto: Reprodução / Shannons Dream Rooms

As crianças merecem um ambiente especial e só delas na casa e se não há um cômodo sobrando para isso, o espaço embaixo da escada é o local perfeito. “Quem na sua infância já não brincou de ‘cabaninha’? Crianças gostam da ideia de se esconder e como para elas se agachar não é problema, provavelmente toda a área será aproveitada”, detalha Flávia. Escadas retas ajudam a deixar mais espaço para as crianças poderem aproveitar até quando forem maiores.

6. Jardim

Foto: Reprodução / Assim que eu gosto

Foto: Reprodução / Assim que eu gosto

Ter plantas em casa ajuda a deixá-la mais fresca e alegre e para quem não espaço para criar um jardim, pode aproveitar o vão da escada. ” O aproveitamento das áreas embaixo das escadas como jardins também é bastante utilizado. Neste caso, deve-se ficar atento para alguns detalhes que poderão interferir no crescimento e desenvolvimento das espécies. A luz natural é imprescindível, assim como um bom sistema de drenagem e irrigação”, aponta a arquiteta Fabi. Mas, para quem tem escada em um local menos arejado, há a possibilidade de instalar vasos e ter um jardim mais prático, conforme sugere a arquiteta.

7. Casinha para o animal de estimação

Foto: Reprodução / Industry Standard Design

Foto: Reprodução / Industry Standard Design

Se o pé direito de sua escada é pequeno e fica inviável criar ambientes para a altura de um ser humano, que tal dar ao seu animal de estimação uma casinha? Por eles serem pequenos e andarem em quatro patas, o espaço embaixo da escada acaba sendo uma ótima alternativa para a casinha de seu cãozinho ou do seu gatinho. Você pode criar um espaço do tamanho ideal de seu animal e fazer o seu bichinho muito feliz por também ter a sua casinha.

8. Armários

Foto: Reprodução / Devilin Design

Foto: Reprodução / Devilin Design

Na maioria das casas, sempre falta um armário para guardar uma toalha, um lençol ou uma mala, por isso, o espaço embaixo da escada é o local ideal para você instalar mais armários em sua casa. Nele você pode colocar tudo o que não estiver cabendo nos outros armários, desde utensílios domésticos até roupa de cama e banho. Aproveite a altura da escada para fazer armários do tamanho da sua necessidade e guarde neles tudo o que você precisa, deixando sua casa mais organizada.

9. Bar

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução / Houzz

Um local divertido e diferente para você fazer embaixo da sua escada é o bar. “Coloque a bancada mais baixa (com a altura de uma mesa) e cadeiras ou pufes. Na parte sob os degraus inferiores decore com algo de seu interesse”, é a dica da coordenadora Flávia. “É possível organizar as bebidas, bem como taças, copos e talheres, e é de grande valia para aquelas pessoas que gostam de receber amigos em casa. Além disso, transformar esse espaço em um bar cria um novo e agradável ponto de interesse à residência”, esclarece Fabi. Para os admiradores de vinho, há a opção de instalar uma adega embaixo da escada.

10. Estante para tralhas

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução / Stealmag

Tralha é algo que não falta em todas as casas. Porta-retrato, álbum de fotos, vasos, CDs, DVDs e etc, tudo isso, juntamente com uma estante, pode criar um ambiente interessante embaixo da escada. A ideia é usar da criatividade para fazer uma estante cheia de tralha, mas organizada para criar uma decoração e um local para armazenar esses itens que, muitas vezes, ficam jogados pela casa. Você também pode aproveitar os vãos da escada para criar as prateleiras de sua estante.

11. Gaveteiros

Foto: Reprodução / One King Design

Foto: Reprodução / Onekindesign

Opções para guardar suas coisas é o que não falta. Além de poder colocar armário e estante, você também pode utilizar o espaço embaixo da escada para instalar gavetas. É uma ótima forma de deixar seus pertences setorizados e guardados ao mesmo tempo. Em cada gaveta coloque utensílios de um lugar específico da casa, ou deixe uma gaveta para cada membro da família, assim ninguém mais vai perder nada e ainda aproveita o espaço embaixo da escada.

12. Aparador para TV

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução / Indicativo

Se a sua escada for reta e tiver uma altura adequada, há a possibilidade de instalar o aparador da televisão embaixo da escada. “Se o sofá puder ficar em frente será um ótimo espaço para a TV. Só não será muito confortável se a circulação de pessoas ali for muito grande”, observa Flávia. Atendendo a essas especificações, você pode instalar a sua televisão e criar um ambiente charmoso e aconchegante para a sua sala e, também, para sua escada.

13. Espaço para o sofá

Foto: Reprodução / Odome

Foto: Reprodução / Odome

Não só a TV pode ficar no espaço embaixo da escada, como também o seu sofá. Como nele as pessoas ficam ou sentadas ou deitadas, há altura suficiente embaixo da escada para acomodá-las. Com isso, há a possibilidade de você criar dois ambientes: uma sala de visita bem aconchegante para receber seus convidados, ou uma sala de TV para você se divertir e assistir aos seus programas favoritos. Você também pode colocar poltronas e um tapete, para deixar o ambiente perfeito para as suas salas.

14. Cozinha

Foto: Reprodução / One King Design

Foto: Reprodução / Onekindesign

Um ambiente bastante útil e que possibilita ser feito embaixo da escada é a cozinha. Dependendo da altura de sua escada, você pode instalar fogão, geladeira e muitas prateleiras embaixo de sua escada. Outros elementos que necessitam de mais espaço, como a pia, podem ficar em outra parte do ambiente. Para que o cheiro de fritura não chegue ao andar de cima, feche uma parte da escada e dê preferência a materiais, como o cimento, para evitar que o cheiro ultrapasse a parede.

Mais ideias para inspirar

Além dessas opções, há uma infinidade de ideias criativas que você pode usar para aproveitar o espaço embaixo da escada. Para isso, selecionamos algumas imagens para você olhar, se inspirar e construir o espaço que mais se adapta às suas necessidades.

Comentários
Dicas relacionadas