Dicas de Mulher Dicas de Comportamento

10 coisas que toda mulher deveria fazer antes de chegar aos 30

A chegada dos 30 anos é um divisor de águas na vida. Confira 10 coisas que o seu "eu do futuro" vai agradecer por você ter feito aos 20

em 09/03/2017

Foto: iStock

Os 30 anos são um marco na vida das mulheres, pois é nesta idade que definitivamente deixamos de ser vistas como “jovens” e passamos a ser vistas como “adultas”.

Claro que ainda conservamos nossa juventude, mas as responsabilidades do dia a dia fazem com que tenhamos que agir com uma postura diferente da que tínhamos anos 20 anos.

Aos 30, muitas de nós já estão casadas e com filhos – e as que não estão costumam sofrer com cobranças constantes dos familiares e, muitas vezes, de si mesmas.

Essas cobranças não significam que temos que seguir o que os outros esperam de nós, mas, certamente, nos obrigam a ser mais firmes e maduras para saber como lidar com as expectativas.

Para atingir qualquer idade e se sentir bem consigo mesma, é fundamental não pular etapas da vida – e isso não é diferente na chegada dos 30 anos.

Por isso, listamos aqui 10 coisas que toda mulher deve (ou deveria) fazer quando está na casa dos 20 anos, de forma que ela possa chegar aos 30 plena e realizada:

1. Tenha uma rotina saudável

Foto: iStock

Infelizmente, a maioria das pessoas nota um declínio na velocidade do metabolismo depois dos 30 anos, o que acaba culminando no acúmulo de peso.

É muito mais fácil perder peso quando somos mais jovens, então aproveite os 20 anos para se alimentar de forma saudável e criar o hábito de fazer exercícios. Seu corpo vai agradecer no futuro.

2. Encontre um hobby

Foto: iStock

Ter um hobby é uma excelente forma de se conectar com você mesma e também de conhecer pessoas que dividam esse interesse com você.

Você já pensou em aprender a cozinhar? Tirar fotos? Dançar flamenco? Não importa qual seja a atividade, ter um hobby é uma atividade que pode acompanhar você por toda a vida.

3. Invista na sua formação

Foto: iStock

Não é impossível fazer uma faculdade ou uma pós-graduação depois que você se casa e tem filhos, mas certamente sua rotina será mais leve se você optar por investir na sua formação enquanto ainda não tem essas responsabilidades.

Além disso, começando aos 20 anos, você terá um bom tempo pela frente para construir a sua carreira, sem atropelamentos.

4. Viaje sozinha

Foto: iStock

Viajar é uma bela maneira de conhecer outras culturas e outros modos de vida, mas também é uma excelente forma de conhecer mais sobre si própria.

Mesmo que seja uma viagem de apenas um final de semana para a praia, passar um tempo apenas com você mesma, em um lugar diferente, fará você conhecer melhor a sua própria companhia. Aproveite sua liberdade.

5. Apaixone-se!

Foto: iStock

Talvez este não seja o homem da sua vida – ou talvez seja, não sabemos! –, mas estar em um relacionamento faz parte da vida e do nosso amadurecimento emocional.

É verdade que talvez você acabe se magoando, mas isso também é uma das lições nos deixam mais forte para chegar aos 30 anos.

6. Aprenda a sair da sua zona de conforto

Foto: iStock

Não é fácil dar o primeiro passo em direção a algo completamente novo e desconhecido, mas tenha em mente que você só vai evoluir a partir do momento em que se arriscar fora da sua zona de conforto.

Ao experimentar coisas novas, encarar desafios e aceitar conhecer verdades diferentes da sua, você estará abrindo caminhos para encontrar inovações nos estudos, no trabalho e na vida pessoal, sem mais do mesmo.

7. Dedique-se a uma causa social

Foto: iStock

Encontre uma causa em que você acredite e procure dedicar um pouco do seu tempo a ela. Pode ser uma ONG que cuida de animais, uma associação de mães carentes ou mesmo um asilo: existe muita gente precisando de ajuda.

Ao doar seu tempo e fazer algo em prol de quem precisa, você estará fazendo um bem enorme para essas pessoas e para você mesma.

8. Tenha um plano de vida

Foto: iStock

Aos 20 anos, ainda não temos muita certeza do que esperamos para a nossa vida toda, mas é possível ter uma boa ideia do que você gostaria de estar fazendo nos próximos 5 a 10 anos.

Se você deseja construir uma carreira em uma multinacional, por exemplo, é necessário investir em sua formação desde já. Se o seu plano é abrir um pequeno negócio, este é o momento de pesquisar o mercado, fazer estágio e conhecer mais de perto sua área de interesse.

O futuro pode parecer distante, mas ele chega mais rápido do que imaginamos.

9. Aprenda a amar você mesma

Foto: iStock

Mesmo que você não esteja em um relacionamento amoroso ou sinta que tem poucos amigos, você deve ter consciência das suas qualidades.

Ninguém é perfeito, mas não caia na tentação de se desvalorizar para justiçar uma situação momentânea. Reconheça seu lado bom, trabalhe seu lado negativo e saiba perdoar e a amar a si mesma.

10. Assuma quem você é e esteja bem com isso

Foto: iStock

Todo mundo gosta de séries, mas você não liga? Suas amigas vivem na balada, mas você prefere ficar em casa? Não tem problema.

Aceite sua identidade, suas preferências e suas aptidões. Cada pessoa é única, e sua personalidade faz de você uma pessoa especial. Claro que um comportamento tóxico deve ser trabalhado, mas, se você se sente confiante com as suas escolhas, vá em frente!

Uma dica final: você já passou dos 30 anos e não conseguiu realizar todos os itens da lista acima? Então saiba que nunca é tarde demais.

Talvez você não tenha mais tanto tempo livre e energia para fazer tudo o que gostaria, mas, por outro lado, você agora é uma mulher mais sábia e madura – e isso também conta muitos pontos.

Comentários
Dicas relacionadas