Dicas de Mulher Dicas de Saúde

37 receitas de caldo verde cheias de sabor para agradar toda a família

Geralmente à base de batata, couve cortada em tirinhas e linguiça, esta sopa é ótima pedida para um jantar aconchegante e nutritivo

em 22/11/2016

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

Difícil encontrar alguém que, no friozinho, não se renda a um delicioso caldo verde! Sucesso na maioria das casas, especialmente no inverno, esta é uma sopa tradicional portuguesa, feita à base de batatas e couve cortada em tirinhas bem finas.

Mas, como criatividade é palavra-chave na cozinha, ao longo do tempo surgiram muitas variações da receita tradicional: por exemplo, com couve-flor substituindo as batatas; bacon em vez de linguiça calabresa; versões light e/ou sem carne, etc.

Ou seja, quando o assunto é caldo verde, hoje, não existem regras! O importante é encontrar ingredientes que combinem entre si, garantindo uma sopa que sustente, esquente (no caso dos dias frios) e agrade pelo sabor!

Apesar de “cair como uma luva” no inverno, o caldo verde também pode ser saboreado em outras épocas do ano, sendo servido menos quente (é só deixar esfriar um pouco antes de servir) e/ou naquelas noites amenas!

Inspire-se com as receitas abaixo e faça o seu caldo verde sempre que tiver vontade, seja ele básico, light ou mais elaborado!

Caldos simples e saborosos

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

1. Caldo verde básico: para fazer esta receita simples você precisará apenas de cebola, alho, batata, linguiça, caldo de legumes, sal e pimenta-do-reino. Ótima pedida para um jantar num dia mais fresquinho.

2. Caldo verde de mãe: um caldo quentinho, regado com azeite, cai muito bem, né? Melhor ainda se for acompanhado por um pão fresquinho! O preparo do caldo é fácil e o resultado é uma refeição ideal para os dias frios!

3. Caldo verde simples: fácil de fazer, mas cheio de sabor! Você usará batatas, alho e cebola picados, caldo de galinha, óleo, sal, pimenta-do-reino, água, couve manteiga cortada e linguiça calabresa defumada.

4. Caldo verde batido: a receita leva apenas batatas, couve, alho, cebola, linguiça calabresa, azeite, sal, pimenta-do-reino e cominho. A dica é picar a couve curta e fininha, o que facilita bastante na hora de tomar a sopa. E você pode acrescentar mais ou menos água conforme seu gosto.

5. Caldo verde cremoso: você vai precisar de couve, cebolinha, batata, sal, calabresa ou bacon, água filtrada, caldo de galinha e tempero a gosto. Nesta receita, o caldo fica com textura mais firme, mas, caso prefira o caldo mais ralo, é só acrescentar mais água.

6. Caldo verde prático: gostoso, nutritivo, fácil de preparar e com ingredientes que são facilmente encontrados, este caldo verde pode ser feito em qualquer época do ano, mas, claro, é no inverno que faz mais sucesso!

7. Caldo verde na pressão: você precisará de cebola, alho, azeite, sal, linguiça calabresa, caldo de carne, batatas cortadas em pedaços grandes, água e couve manteiga picada. Depois, basicamente, tudo vai para a panela de pressão por cerca de 12 minutos. Ou seja, um preparo fácil e rápido!

8. Caldo verde com batata baroa: simples, colorida e muito saborosa, é a receita ideal para noites frias! Você usará, basicamente, a batata baroa, linguiça calabresa, couve, alho e cebola.

9. Caldo verde com linguiça defumada: uma sopa-creme tão fácil e prática de se fazer quanto reconfortante, deliciosa e que é bem baratinha. São apenas quatro ingredientes, 20 minutos e muitos elogios estarão garantidos.

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

10. Caldo verde com couve-flor: uma versão menos calórica do caldo verde tradicional, para ajudar “quem quer manter a linha”. A receita leva couve-flor, alho, cebola, couve, água, sal, chouriço e azeite.

11. Caldo verde de inhame: boa dica para quem gosta de variar, o inhame substitui a batata nesta versão de caldo verde. Além dele, você precisará de cebola, linguiça calabresa, óleo, sal, noz-moscada, couve e pimenta-do-reino.

12. Caldo verde de fubá: para fazer esta deliciosa sopa, uma boa dica é fazê-la em panela alta, pois ela espirra muito e você pode se queimar. O preparo é muito simples, a receita é vegan e serve até 2 pessoas.

13. Caldo verde com brócolis: uma receita deliciosa e suave que, além dos brócolis, leva batatas, mandioquinha, alho, pimenta-biquinho, linguiça calabresa, azeite e sal.

14. Caldo verde com o que tem: a dica é fazer este caldo com couve, cenoura, chuchu, abobrinha, alho, cebola ou, simplesmente, com o que você tiver na geladeira! Boa alternativa para quando dá aquela vontade de tomar uma sopinha, mas você não tinha se preparado para uma receita muito elaborada!

15. Caldo verde refogadinho: o preparo é simples e o resultado é um caldo muito saboroso. A dica é refogar um gomo de calabresa picado (na sua própria gordura) e depois jogar a couve picada por cima, esperando murchar um pouco.

16. Caldo verde caprichado: para fazer este caldo cheio de sabor, você precisará de batata, linguiça portuguesa, bacon, cebola, alho, folhas de louro, couve manteiga, pimenta-do-reino, azeite e água.

17. Caldo verde com toque de carne: de preparo fácil, a dica é servir este caldo com torradas ou com pão francês quentinho, e com um fiozinho de azeite por cima. Uma refeição quentinha pra ninguém botar defeito!

18. Caldo verde com bacon: o preparo é fácil e leva cerca de 40 minutos, rendendo 4 porções. Você usará azeite extravirgem, cebola, alho, batata, caldo de legumes, couve manteiga, sal e pimenta-do-reino.

19. Caldo verde com queijo de trança: um caldo rápido e fácil de fazer, além de muito saboroso! Não tem segredo, você usará basicamente legumes picados, temperos e um mixer ou liquidificador. Ideal para noites frias e preguiçosas.

Caldos elaborados

Foto: Reprodução / Sem medida

Foto: Reprodução / Sem medida

20. Caldo verde curgete: uma sopa saudável e muito saborosa. Você precisará de curgetes, cebolas, alho, chuchu, água, sal, azeite e chouriço.

21. Caldo verde com paio: o paio dá um toque especial a este caldo! A dica é usar ainda um bom caldo de legumes para fazer esta delícia, e um bom azeite para refogar os legumes, pois isto também faz a diferença no resultado final.

22. Caldo verde com mandioca, linguiça e costelinha defumada: uma receita sem glúten. Neste delicioso caldo, além da mandioca, você usará ripas de costelinha defumada, linguiça de pernil, azeite, água, cebola, alho, pimenta, couve manteiga e cheiro verde.

23. Caldo verde com bacon e paio: um caldo cheio de sabor, especialmente devido ao uso do bacon e do paio. Além deles, você precisará de couve, água, caldo de galinha, batatas e torradas.

24. Caldo verde com calabresa e bacon: para fazer este caldo verde mais do que completo, você precisará de batatas, azeite, cebola, alho, calabresa, bacon, couve, calado de frango ou de carne, sal e pimenta-do-reino.

25. Caldo verde com calabresa e costelinha de porco: não há segredos para preparar este caldo que, geralmente, agrada a todos da casa! Você usará batatas, cebola, alho, azeite, linguiça calabresa, costela de porco defumada (opcional), sal, pimenta-do-reino e couve.

26. Caldo verde com espinafre, alho-poró e pimenta: fácil de preparar, essa sopa é feita na panela de pressão para acelerar o cozimento. Os vários ingredientes usados, como cebola, alho, linguiça etc., garantem muito sabor ao caldo, que é a refeição ideal nos dias frios!

27. Caldo verde com toque de vinho branco: receita do tradicional caldo verde português, que renda seis porções. Você usará batata, linguiça, couve, cebola, alho, azeite, creme de leite, caldo de legumes, vinho branco, sal e pimenta.

28. Caldo verde com toque de páprica doce e louro: fácil de preparar e cheio de sabor. Se achar mais fácil, nem é preciso refogar a couve, ela pode ser colocada crua mesmo no caldo quente, mas, a dica é refogá-la exatamente para que pegue o gostinho da calabresa.

Caldos leves e saudáveis

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

29. Caldo verde fit: infelizmente, para quem está de dieta, a tradicional sopa portuguesa não é muito indicada, pois leva muita batata-inglesa e paio. Mas, que tal reduzir a quantidade de batata-inglesa, acrescentando batata-doce e retirar o paio?!

30. Caldo verde light: nesta receita a batata é substituída pela couve-flor, que é muito mais leve (tem muito menos carboidratos e calorias, com um pouco mais de proteínas). Se você quiser deixar seu caldo verde ainda mais light, pode trocar a linguiça por outra opção mais magra, como peito de frango ou de peru.

31. Caldo verde light com peito de peru: versão light desta delícia, leva apenas duas batatas e a linguiça é substituída por peito de peru. O resultado é basicamente o mesmo sabor da sopinha tradicional, bem cremosa e deliciosa, mas com menos calorias.

32. Sopa verde detox: uma versão deliciosa e sem carboidrato. Além disso, essa sopa é rica em alimentos que auxiliam no processo de detox, como o brócolis, couve e limão. Vale a pena provar!

33. Caldo verde low carb com couve-flor: como a couve-flor tradicionalmente substitui a batata em alguns pratos em uma alimentação com poucos carboidratos, nada mais óbvio do que arriscar um caldo verde low carb! O resultado fica incrível e tão saciante quanto a versão com batatas.

34. Caldo verde low carb com chuchu: um delicioso caldo verde em uma versão low carb e mais saudável. Superfácil de fazer e tão delicioso quanto a receita original. O chuchu entra substituindo a batata e, claro, dando sabor e boa textura à sopa.

35. Caldo verde simples vegano: para fazer este delicioso caldo vegano, você precisará apenas de alho, cebola, batatas inglesas, água, couve e sal. Como não leva linguiça ou paio, é uma versão mais leve se comparada à receita tradicional.

36. Caldo verde vegano de ervilha: delicioso e rico em cálcio. este caldo, além de ser nutritivo, tem uma cor linda, por isso, até mesmo as crianças que não são muito “fãs” de sopas ou comidas verdes, vão querer provar!

37. Caldo verde orgânico: essa receita rende quatro porções e você precisará de brócolis, arroz integral orgânico, cubos verdes funcionais, cebola, alho, azeite virgem orgânico, sal, pimenta-do-reino e queijo parmesão ralado.

Agora, quando for fazer seu próximo caldo verde, você já sabe que pode fugir um pouco do tradicional e fazer uma sopa mais ou menos elaborada, com os ingredientes que mais te agradam! E, para fazer jus ao nome caldo verde, basicamente, é só não se esquecer da couve cortada em tirinhas bem finas!

Comentários
Dicas relacionadas