Dicas de Mulher Dicas de Saúde

20 receitas de bolo prestígio para adoçar qualquer ocasião especial

Apesar de ter o chocolate e o coco como ingredientes essenciais, não existem regras para preparar esta sobremesa certeira e deliciosa

em 16/12/2016

Foto: Reprodução / The Cookie Shop

Muito consumido em todo o país, o bolo prestígio costuma agradar tanto adultos como crianças, ao unir chocolate e coco, em uma massa fofa com recheio cremoso.

O bolo certamente tem origem no chocolate de mesmo nome e é uma opção de sobremesa bastante popular, muito servida em festas de aniversário, por exemplo. Há ainda quem diga que a mistura certa de sabores (chocolate mais coco) deste bolo traga à tona as lembranças mais gostosas da infância!

Apesar de ter o chocolate e o coco como ingredientes essenciais, atualmente não existem regras para preparar um bom bolo prestígio! Sempre é possível usar a imaginação e criar uma sobremesa mais ou menos elaborada, e até – quem diria! – optar por uma receita de bolo prestígio saudável!

Se você também é fã de bolos e adora a união desses dois ingredientes especiais, com certeza vai se encantar com as receitas abaixo e querer preparar seu bolo prestígio preferido hoje mesmo!

Versões práticas

Foto: Reprodução / Flamboesa

1. Bolo prestígio fácil: não se engane com a aparência deste lindo bolo! Qualquer pessoa pode fazê-lo e não precisa ter nenhuma experiência em confeitaria, pois o modo de preparo é simples, com ingredientes comuns e fáceis de achar ou ter em casa.

2. Bolo prestígio molhadinho: para fazer este bolo que agrada a maioria das pessoas, você usará farinha de trigo, açúcar, ovos, chocolate em pó, leite de coco, coco ralado, leite condensado, chocolate ao leite ralado e creme de leite.

3. Bolo prestígio generoso: nesta receita, a cobertura do bolo fica “branquinha”, enfeitada com flocos de coco, mas você também pode fazer uma ganache de chocolate, caso prefira. Boa pedida para uma sobremesa especial ou até para uma festa de aniversário.

4. Bolo de caneca de prestígio: para um lanche prático, nutritivo e delicioso, quando bate aquela vontade de comer algo doce, mas você não quer fugir da dieta! Você precisará de batata doce, farinha de coco, ovos, leite de coco light, água, cacau em pó e fermento.

5. Bolo prestígio duo: a parte interessante desta receita é que você já assa tudo de uma vez, o creme de coco vai primeiro, e a massa de chocolate, por cima. Mesmo assim, nada se mistura e o resultado é um bolo saboroso e lindo.

Versões elaboradas

Foto: Reprodução / I could kill for dessert

6. Naked Cake de prestígio: nesta versão do bolo prestígio pelado, você usará ovos, óleo, açúcar, leite, farinha de trigo, chocolate em pó, fermento em pó, leite condensado, manteiga e coco ralado. O resultado é uma sobremesa linda e saborosa.

7. Cupcake de prestígio: o rendimento desta receita é de 12 unidades. Os bolinhos são ótima opção para servir em aniversários infantis, por exemplo, pois ficam lindos e com certeza agradarão também os adultos!

8. Bolo rocambole de prestígio: um dos clássicos bolos brasileiros, numa versão um pouco menos tradicional! Esse bolo fica fofinho e úmido e não precisa ser regado antes de rechear. Vale a pena provar!

9. Bolo prestígio com ganache: uma receita incrível, para quem ama doces mesmo! Este bolo fica ainda com uma apresentação ótima, de dar água na boca, sendo ideal para ser servido em festas!

10. Bolo de prestígio e brigadeiro: um bolo delicioso, cheio de recheios e sabores. Boa pedida para uma festa de aniversário, basta caprichar na decoração dele (porque o sabor, com certeza, não deixará a desejar)!

11. Bolo prestígio com açúcar mascavo: um bolo saboroso e incrivelmente lindo, que pode ser decorado com confeitos ou coco ralado. Uma ótima pedida para festas de aniversário ou qualquer outra ocasião especial.

12. Bolo prestígio com toque de mascavo e baunilha: o rendimento da receita é de 12 porções e você precisará de ovos, manteiga, açúcar, farinha de trigo, cacau, fermento em pó, creme de leite fresco, água, açúcar mascavo, creme de leite, coco ralado e chocolate ao leite.

13. Bolo prestígio com creme confeiteiro e coco fresco: apesar de lindo e saboroso, não é difícil de preparar. Você precisará de pão de ló de chocolate, creme de confeiteiro de baunilha, merengue tradicional, coco em fita, coco fresco, chocolate em lascas e caldinha de água com açúcar.

14. Bolo gelado prestígio com massa branca: nesta receita, a massa do bolo é feita com ovos, açúcar, farinha e baunilha. Mas isso não impede que você faça o bolo com massa de chocolate, para isso, basta acrescentar duas colheres (sopa) de cacau em pó na farinha.

15. Bolo gelado de prestígio invertido: nesta receita, em vez de ser um bolo de chocolate com recheio de coco, é um bolo de coco com recheio de brigadeiro, mais a calda de coco. De dar água na boca!

Especial

Foto: Reprodução / I could kill for dessert

16. Bolo prestígio fit de micro-ondas: uma receita especial para quando bate aquela vontade de comer doce, mas você não quer sair da dieta. Trata-se de um bolinho saudável, bonito e gostoso. Não vai deixar de testar né?

17. Bolo prestígio vegano e sem glúten: para fazer esta deliciosa versão, você usará sementes de linhaça, água, farinha de arroz, açúcar demerara, cacau em pó, sal, óleo, água quente, vinagre branco, fermento químico, chocolate meio amargo sem glúten e sem leite, e leite de coco.

18. Bolo prestígio com cointreau sem glúten e sem lactose: coco e chocolate já se tornaram uma combinação clássica, isso sem falar que o coco é um ingrediente coringa nas receitas sem glúten! O bolo fica molhadinho e o cointreau dá o toque especial à receita!

19. Bolo prestígio com cacau em pó, sem glúten e lactose: molhadinho, gostoso, doce na medida e fácil de preparar, além de ser sem glúten e sem lactose. Seja você intolerante, alérgico, ou simplesmente chocólatra, vale a pena provar! Quem quiser pode substituir a farinha sem glúten pela mesma quantidade de farinha de trigo.

20. Bolo prestígio com tâmara, sem glúten e sem lactose: uma receita funcional, que não leva farinha de trigo, açúcar refinado e nem gordura hidrogenada (margarina). É ainda sem soja e sem leite de vaca. Vale a pena anotar a receita!

Seja feito da forma tradicional, preparado de maneira mais elaborada ou com restrições, o bolo de prestígio é sempre uma sobremesa de sucesso, podendo inclusive ser a atração principal das festas de aniversário!

Comentários
Dicas relacionadas