Dicas de Mulher Dicas de Saúde

39 receitas de bolo de coco irresistíveis e fáceis de fazer

Aprenda desde receitas simples e tradicionais à combinações ousadas e deliciosas e deixe o seu café da tarde ainda mais saboroso

em 07/12/2016

Foto: Reprodução / I Could Kill For Dessert

Foto: Reprodução / I Could Kill For Dessert

Fruto do coqueiro, o coco é um alimento versátil, sendo possível o consumo de sua polpa por inteiro, em lascas, ralado, torrado, como leite vegetal e até a sua água, com propriedades refrescantes, é aproveitada.

Rico em proteínas, gorduras, calorias, sais minerais e vitaminas A, B1, B2, B5 e C, possui dentre os benefícios de seu consumo a poderosa capacidade de hidratação, sendo indicado nos casos de vômitos e diarreias. Combate ainda a hipertensão, previne doenças cardíacas e estabiliza os níveis de colesterol.

Uma das formas possíveis para aproveitar este ingrediente na culinária, é usá-lo em sua versão ralada e/ou como leite vegetal, adicionando sabor e doçura às mais variadas sobremesas.

O bolo de coco é um ótimo exemplo de como utilizar o fruto nas suas preparações. Fácil e prático de fazer, pode ser adaptado a todos os gostos, sendo uma boa opção para servir no café da tarde ou até da manhã. Confira a seguir uma seleção de variadas receitas de bolo de coco e escolha a sua favorita para testar:

Bolos simples

Foto: Reprodução / Vai comer o Quê?

Foto: Reprodução / Vai comer o Quê?

1. Bolo de coco simples: para conferir o sabor característico do fruto, esta receita utiliza o leite de coco, tanto na massa quanto na cobertura. O truque para deixar o bolo fofinho é misturar um pouco de amido de milho com a farinha de trigo.

2. Bolo de coco fofinho: conforme a autora, este bolo fica crocante por fora e macio por dentro. Aqui, além do leite de coco, também é utilizado o coco ralado industrializado, deixando o sabor da fruta ainda mais aparente. Imperdível!

3. Bolo de coco de liquidificador: quer mais praticidade do que poder bater todos os ingredientes no liquidificador? Nesta versão, o leite de coco é substituído pelo leite condensado, mas a versão ralada marca presença.

4. Bolo de coco na caneca: ideal para aquele momento entre as refeições em que bate uma fome e uma vontade louca de comer doce. Esta receita rende 3 canecas e o tempo de seu preparo é cerca de 1 minuto e meio por bolo.

5. Bolo de coco no pote: outra versão com apresentação em tamanho reduzido. Esta receita rende 12 potes, tendo sua massa intercalada com calda de coco e dois cremes diferentes. Para finalizar, polvilhe coco ralado queimado em cima e aproveite.

6. Bolo de coco: ótima opção para acompanhar um bom cappuccino, como a autora da receita sugere. Este bolo pode ser feito no liquidificador, devendo ficar no forno até dourar. Para a cobertura, uma mistura de leite de coco, açúcar, amido de milho e coco ralado.

7. Bolo de coco com cobertura de coco: o diferencial desta versão está na cobertura feita com leite condensado, manteiga e leite de coco, como uma espécie de brigadeiro branco, porém sem ser muito doce ou enjoativo.

8. Bolo esponja de coco: de nome inusitado, este bolo foi batizado desta forma devido a sua textura macia, que derrete na boca. Para garantir o sabor do fruto, o leite de coco é misturado ao leite de vaca, deixando um sabor tímido, mas presente.

9. Bolo de coco vegano: ideal para aqueles que não consomem produtos de origem animal ou aos intolerantes ao leite, nesta receita não é utilizado o leite tradicional de vaca somente o de coco. Para substituir o ovo, o óleo ajuda a dar liga na massa.

10. Bolo de coco sem lactose, glúten e soja: outra opção para aqueles que possuem alergias alimentares. A farinha de trigo é substituída por uma mistura de farinha de arroz e farinha de coco. Além do leite de coco, para deixar o sabor deste ingrediente mais pronunciado, a massa ainda leva flocos de coco.

11. Bolo de coco integral: a farinha de coco foi a eleita para deixar este bolo ainda mais saboroso e saudável, conferindo ao mesmo a característica low carb, para aqueles que desejam comer um doce sem pesar na consciência.

Bolos gelados

Foto: Reprodução / Torrada Torrada

Foto: Reprodução / Torrada Torrada

12. Bolo gelado de coco simples: bolo simples cortado em pedaços, mergulhado em uma mistura de leite e coco ralado, coberto de coco ralado. Simples, molhadinho e delicioso.

13. Bolo gelado de coco com leite de coco: Aqui o leite de coco é usado na massa, misturado com os outros ingredientes. Para deixar o visual mais belo e divertido, utilize uma forma ou um cortador com formatos diferentes.

14. Bolo gelado de coco com leite condensado: nesta receita, além do leite de coco, misture ainda leite condensado e regue o bolo com a calda enquanto este ainda estiver quente. Por fim, basta passar no coco ralado e embrulhá-los em papel alumínio.

15. Bolo toalha felpuda gelado: ideal para os intolerantes ao leite, este bolo leva somente leite vegetal em seu preparo. Para deixá-lo com a textura ainda mais parecida com uma toalha felpuda, além do coco ralado, a receita leva aveia em flocos finos, conferindo um diferencial.

16. Bolo prestígio invertido gelado: como a própria autora descreve, este bolo é invertido, pois em vez de ser uma massa de chocolate com recheio de coco, é exatamente o contrário: uma massa de coco recheada com chocolate. Inusitado e delicioso.

Bolos cobertos e recheados

Foto: Reprodução / I Could Kill For Dessert

Foto: Reprodução / I Could Kill For Dessert

17. Bolo de coco com leite condensado: novamente o truque de utilizar amido de milho na massa juntamente com a farinha de trigo em busca de uma maior maciez é utilizado. A cobertura é preparada com leite, leite condensado e coco ralado.

18. Bolo de beijinho: com textura molhadinha e preparo simples. Basta bater todos os ingredientes na batedeira e levar ao forno a 180°, por cerca de 1 hora. A sugestão para recheá-lo é passar uma grossa camada de creme de avelã.

19. Bolo de coco tipo queijadinha: opção ideal para celíacos, pois esta receita não leva farinha de trigo em seu preparo. Com a massa molhadinha e saborosa, este bolo estilo queijadinha conquista quem o prova.

20. Bolo de coco com abacaxi: uma das combinações mais utilizadas e saborosas, este bolo apresenta uma deliciosa calda de abacaxi para acompanhar a massa feita com coco ralado seco. Para servi-lo, adicione iogurte ou chantilly.

21. Bolo de coco e iogurte: a autora descreve esta mistura como um bolo com a textura que nos remete a pudim e sabor que lembra um quindão. Na massa, óleo de coco e coco ralado. A dica é degustar essa delícia ainda quente.

22. Bolo de coco com fubá: aqui, além da farinha de trigo, é utilizado o fubá, conferindo sabor e textura macia ao bolo. O sabor do coco fica garantido pelo uso do leite de coco e do coco ralado.

23. Bolo de coco com amendoim: lindo de se ver, delicioso de se provar. Aqui o sabor do amendoim é conseguido através do uso da manteiga de amendoim. A deliciosa cobertura é feita com a mistura do leite de coco restante da massa, leite condensado e coco ralado.

24. Bolo de coco com ovos moles: inspirada em uma receita tradicional alemã, este bolo é composto por camadas de coco crocantes intercaladas por ovos moles cremosos e doce de leite. O resultado? Um doce lindo e uma mistura inusitada, mas saborosa.

25. Bolo de tapioca com coco: bolo fácil e rápido, não necessita assar, indo direto para a geladeira. É sem glúten, preparado com três leites, goma de tapioca e essência de baunilha. Adicione uma calda com leite condensado e leite de coco e deguste esta maravilha.

26. Bolo de coco com brigadeiro rosa: opção ideal para servir em festas ou confraternizações. Após assado, o bolo é desconstruído e colocado no fundo de um potinho. Para adicionar cor e sabor, um delicioso brigadeiro rosa faz o papel de cobertura. Rende 25 copinhos.

27. Bolo de coco com doce de leite: outra tradicional e saborosa combinação, aqui o doce de leite cobre todo o bolo, no qual será polvilhado o coco ralado. Se desejar mais sabor, cozinhe o leite condensado na panela de pressão.

28. Bolo de coco com doce de leite levinho: novamente o doce de leite é utilizado para cobrir o bolo. Receita fácil e prática, leva leite de coco no preparo da massa, garantindo o sabor do fruto.

29. Bolo de coco com doce de abóbora: com ares de festa junina, este bolo é recheado e coberto por um delicioso doce de abóbora e fitas de coco, conferindo um visual de dar água na boca.

30. Bolo de coco com calda de maracujá: bolo macio que leva grande variedade de ingredientes, incluindo limão em sua massa, tudo para deixá-lo com uma riqueza de sabores. A calda para acompanhá-lo é elaborada com açúcar, limão e suco de maracujá. Surpreendente e deliciosa!

Foto: Reprodução / Moldando Afeto

Foto: Reprodução / Moldando Afeto

31. Bolo de coco com cereja: para esta simples receita, o coco ralado foi utilizado na massa, enquanto a cobertura ficou por conta das cerejas. Estas são preparadas em uma espécie de calda, juntamente com açúcar e manteiga derretida.

32. Bolo tentação de coco com morango: de visual encantador, este belíssimo bolo é preparado com uma massa de coco, recheado e coberto por chantilly. Os morangos são fatiados e adicionados tanto no recheio quanto na decoração do mesmo.

33. Bolo de coco com cenoura: aqui o tradicional bolo de cenoura ganha uma versão com ainda mais sabor. Em sua massa, será adicionado o coco relado, e, ao invés da cobertura de chocolate, um creme preparado com leite de coco e leite condensado.

34. Bolo de coco com frutas vermelhas: na massa, leite de coco e coco ralado. Já para a saborosa cobertura, chocolate branco derretido em banho-maria ou no micro-ondas, misturado com leite de coco. Para enfeitar, um mix de frutas vermelhas que garante o visual arrasador.

35. Bolo de coco e cranberry: utilizando farinha de trigo comum e integral, este bolo leva cranberry em seu preparo, trazendo um sabor azedinho, ideal para contrastar com a doçura do coco. Para deixar a receita mais leve, prefira o açúcar demerara ao refinado.

36. Bolo de coco e lima sem glúten: mais uma opção sem glúten para os celíacos fazerem a festa. A calda é preparada com limão, lima, açúcar demerara e água, devendo banhar o bolo ainda quente. Se desejar, adicionar cobertura de chantilly e polvilhe açúcar impalpável para um visual mais profissional.

37. Bolo de coco com curd de limão e merengue tostado: lindíssimo, esse bolo leva coco ralado e leite de coco na massa, recheio de curd de limão e cobertura de merengue preparada com claras, açúcar refinado e essência de baunilha, tostado com um maçarico culinário para completar a beleza da receita.

38. Naked cake de coco com creme de franboesa: uma das vantagens do coco é combinar muito bem com o sabor de frutas variadas. Aqui, o creme de framboesa é preparado com as frutas processadas, creme de leite fresco, baunilha e açúcar refinado.

39. Naked cake de coco e pistache: na massa, coco ralado; já no recheio, creme de pistache feito com leite condensado, creme de leite, pistache moído, manteiga sem sal e pasta de pistache. Não tem como não dar certo!

Seja utilizando este ingrediente na massa, no recheio ou somente na cobertura, a presença e o sabor do coco com certeza deixará o seu bolo ainda mais especial. Introduza-o em novas versões, brinque com combinações e mãos à obra!

Comentários
Dicas relacionadas