Dicas de Mulher Dicas de Saúde

20 receitas de bolo de cenoura para alegrar o seu paladar

Aprenda a preparar bolos deliciosos de cenoura, desde os mais simples até variações surpreendentes deste tradicional bolo, querido por todas as idades

em 25/05/2015

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

O bolo de cenoura é apreciado por muitas pessoas, desde as crianças até os mais experientes. É uma ótima opção para ser servida durante o café da manhã ou da tarde, e até mesmo como sobremesa após as refeições e lanches rápidos.

Por agradar diversos paladares, é um bolo que pode ser feito com frequência, mas para não cair na rotina, por que não aprender diferentes recheios, coberturas e ingredientes que possam ser acrescentados a receita?

Além de o bolo ser delicioso, a cenoura possui vários benefícios para o nosso corpo, como: melhora a visão; tem ação antioxidante que ajuda a prevenir o envelhecimento celular; contribui para deixar a pele mais bonita e brilhante; ajuda a alcançar o bronzeado mais rápido e também ajuda a prevenir infecções.

Abaixo você confere 20 receitas de bolos de cenoura para agradar diferentes gostos e para você se beneficiar com seus nutrientes.

Simples, feitos no liquidificador

Bolo de cenoura de “comer com os olhos”. Foto: Reprodução / O Melhor Restaurante do Mundo

Bolo de cenoura simples com cobertura de chocolate. Foto: Reprodução / O Melhor Restaurante do Mundo

1. Bolo de cenoura simples com cobertura de chocolate: é impossível não sentir água na boca com as fotos desta receita! Ele tem uma massa fofinha, a cobertura é cremosa e possui um ótimo aspecto.

2. Bolo de cenoura tradicional: com apenas 9 ingredientes, é possível fazer este delicioso e fácil bolo de cenoura, que além de gostoso, tem uma cor ótima e é rico em vitaminas.

3. Bolo de cenoura com pedacinhos de chocolate: simplesmente um bolo fofinho, com pedaços de chocolate derretidos dentro da massa e uma cobertura maravilhosa.

Com muito chocolate

Bolo de cenoura formigueiro. Foto: Reprodução / O Melhor Restaurante do Mundo

Bolo de cenoura formigueiro. Foto: Reprodução / O Melhor Restaurante do Mundo

4. Bolo de cenoura formigueiro: a mistura de duas receitas em uma só pode surpreender. A massa de cenoura leva pedaços de chocolate em sua massa. Para quem gosta bastante de chocolate, é possível acrescentar esse ingrediente na cobertura.

5. Bolo de cenoura e chocolate com cobertura três leites: a massa desse bolo fica marrom e não laranjada, já que leva chocolate além das cenouras. A cobertura é feita com leite condensado, creme de leite, leite em pó e emulsificante para sorvete. É feito na batedeira.

6. Bolo de cenoura com pudim de chocolate: a textura desse bolo fica bem consistente. A massa fica dividida em duas partes: a debaixo, bolo de cenoura, a de cima, pudim de chocolate. Pode ser feito em banho-maria ou no forno convencional.

7. Bolo de cenoura recheado com brigadeiro: essa opção agrada as pessoas que gostam de bolos bem doces, já que leva brigadeiro no recheio e na cobertura. O que acaba tornando a receita bem calórica. Por levar recheio, acaba sendo um pouco mais trabalhoso, já que é necessário cortar o bolo, para recheá-lo.

Combinações surpreendentes

Bolo de cenoura e coco. Foto: Reprodução / Delícias Cá de Casa

Bolo de cenoura e coco. Foto: Reprodução / Delícias Cá de Casa

8. Bolo de cenoura e coco: além de cenoura e coco, essa receita também leva maçã e tâmaras na massa, o que deixa o bolo com um sabor bem diferente do tradicional. Por não levar ovos e leite, não fica tão alto e fofo, mas não deixa de ser saboroso.

9. Bolo de cenoura com laranja: uma mistura entre dois bolos simples e tradicionais. Na verdade, o gosto predominante é o da laranja, ficando com um leve toque de cenoura. A textura é fofa e fica bem docinho. Na receita, são dadas três opções de recheio: chocolate, brigadeiro e polvilhado com açúcar de confeiteiro.

10. Bolo de cenoura e nozes de microondas: ótima opção para quem está sem tempo para cozinhar, o preparo desse bolo é muito rápido. Não leva farinha de trigo, e sim de amêndoas, também não leva açúcar branco, e sim mascavo.

11. Bolo de cenoura com maçã e citrinos: a combinação de maçã, noz-moscada, limão, laranja e essência de baunilha gera um aroma incrível e cítrico. A sugestão é acrescentar um creme que é feito com cream cheese, açúcar e laranja. O bolo não cresce muito e fica marrom, mas pelo sabor, vale a pena.

12. Bolo de cenoura e canela: cenoura misturada com canela é uma ótima combinação. O bolo fica com um cheirinho gostoso e um leve aroma, sem contar que a canela traz vários benefícios para a saúde.

Vegano ou sem glúten

Foto: Reprodução / Pitadinha

Bolo de cenoura sem glúten. Foto: Reprodução / Pitadinha

13. Bolo de cenoura sem glúten: nesse caso, a farinha de trigo é trocada pela farinha de arroz, e também é usado polvilho doce. Como é feita no liquidificador, é super rápida. Mesmo sendo feito sem trigo, fica bem molhadinho e cresce bastante.

14. Bolo de cenoura vegano: essa receita não leva ovo, nem leite, nem glúten, nem soja. Para substituir o ovo, a maçã foi utilizada. A farinha usada é a de arroz, então ele fica fofinho, leve e amarelo.

15. Bolo de cenoura e amêndoas com ganache de chocolate sem glúten: para deixar a massa úmida e fofinha, é usada a fécula de batata. As amêndoas combinam muito bem com a cenoura. Caso queira uma opção mais saudável, retire a cobertura de ganache.

Especiais

Bolo de cenoura com fubá e cobertura de ganache. Foto: Reprodução / O Melhor Restaurante do Mundo

Bolo de cenoura com fubá e cobertura de ganache. Foto: Reprodução / O Melhor Restaurante do Mundo

16. Bolo de cenoura com fubá e cobertura de ganache: além de acrescentar o fubá, essa receita também leva amêndoas e coco ralado, que dão um sabor especial ao bolo. Como todos os ingredientes são batidos juntos no liquidificador, é uma opção muito prática.

17. Bolo de cenoura e nozes: as nozes acrescentam um toque crocante ao bolo que tem a massa úmida, criando uma textura muito diferente das outras receitas. Também leva sumo de laranja, proporcionando um leve sabor cítrico.

18. Bolo de cenoura com nozes e tâmaras: esse bolo leva muitos aromas diferentes, ficando com um cheiro e sabor muito atrativos. Além das nozes e tâmaras, também são usadas canela e noz moscada, e o açúcar branco é trocado pelo mascavo (amarelo). A massa fica mais marrom do que na receita tradicional.

19. Mini bolo de cenoura com cobertura de chocolate: pode ser feito em qualquer forminha que você tenha em casa, como de cupcake, muffin, e até mesmo de pão de queijo. Depois de assado é só colocar a cobertura e se deliciar. É uma boa opção para festinha de crianças ou uma reunião com os amigos.

20. Bolo de cenoura integral: mesmo sendo uma receita integral, a textura do bolo fica úmida e macia. Leva abacaxi, castanhas, e açúcar mascavo ao invés do branco.

5 coberturas deliciosas para o bolo de cenoura

Foto: Reprodução / All Recipes AU NZ

Foto: Reprodução / All Recipes AU NZ

Para deixar o seu bolo ainda mais gostoso e bonito, é possível usar diferentes coberturas. Caso você goste de fazer sempre a mesma massa, mudando apenas a calda é possível inovar. Escolha a opção que mais te agrada e coloque as mãos na massa!

1. Ganache de chocolate

  • 200g de chocolate meio amargo;
  • 200g de creme de leite fresco.

Pique o chocolate em pequenos pedaços e coloque em um recipiente. Leve ao fogo uma panela com o creme de leite fresco. Assim que ele começar a borbulhar na borda da panela, retire a panela do fogo e despeje o creme de leite sobre o chocolate. Misture delicadamente até derreter todo o chocolate. Depois disso é só espalhar sobre o bolo. Se sobrar você pode guardar na geladeira em um pote fechado.

2. Cobertura de brigadeiro

  • 1 lata de leite condensado;
  • 2 colheres (sopa) de manteiga;
  • ⅓ de xícara de chocolate em pó.

Leve ao fogo o leite condensado com a manteiga e o chocolate em pó, misture bem e cozinhe por 5 minutos. Depois é só cobrir o bolo.

3. Cobertura de cream cheese

  • 300 g (2 potes pequenos) de cream cheese;
  • 50 g (1/4 de um pacote) de manteiga sem sal em temperatura ambiente;
  • 40 g (4 colheres de sopa) de açúcar;
  • 3 colheres (chá) de extrato de baunilha.

Em uma vasilha coloque todos os ingredientes e com uma colher misture até que tudo esteja bem misturado e incorporado. Cubra o bolo.

4. Cobertura de canela

  • Açúcar;
  • Canela.

Misture os dois ingredientes e polvilhe o bolo depois de pronto.

5. Açúcar de confeiteiro

Basta polvilhar sobre o bolo e servir. Se você tiver formas específicas, é possível decorá-lo com o açúcar.

Vídeos: receitas de bolo de cenoura de dar água na boca

Quer ver os blogueiros de gastronomia com a mão na massa e se inspirar para fazer um belo bolo de cenoura em casa? Então aperte o play e aproveite!

Bolo de cenoura de liquidificador, por Caio Novaes

Essa receita é bem prática e rápida! Todos os ingredientes são batidos juntos no liquidificador. Depois, leve ao forno e espere assar. Enquanto espera, faça a cobertura de chocolate.

Bolo de cenoura com cobertura de chocolate, por Alex Granig

Bata os ingredientes, menos o açúcar, trigo e fermento no liquidificador. Após bater, acrescente em uma tijela esses três ingredientes e a massa. Misture. Agora é só colocar para assar. Enquanto isso, coloque todos os ingredientes da calda no fogo e mexa até desgrudar do fundo da panela.

Bolo de cenoura fofinho, por Tadeu do Canal Rango

Nessa receita todos os ingredientes são batidos no liquidificador, menos o açúcar e o fermento, que são acrescentados com a massa em uma tijela. Depois de os ingredientes terem sido misturados, leve para assar e faça a calda enquanto espera.

Bolo de cenoura com cobertura de ganache, por Danielle Noce

Essa receita também é feita no liquidificador. Todos os ingredientes, menos o açúcar e o fermento são batidos no liquidificador. Os dois ingredientes que faltaram são acrescentados com a massa em uma tijela. Coloque a mistura em uma forma e leve para assar. Para a ganache, ferva glucoso ou mel com manteiga, misture com os outros ingredientes e triture.

Bolo de cenoura light, por Lucilia Diniz

Os ingredientes são batidos no liquidificador, menos o trigo, que é acrescentado com a massa em uma tijela. Coloque a massa em uma forma untada e leve para assar. Enquanto isso, faça a calda de chocolate.

Bolo de cenoura no microondas, por Mariana Torres

Essa é uma receita muito rápida e prática! A massa é feita no liquidificador e colocada em uma forma própria para ser usada em microondas. Depois disso é só colocar por 8 minutos no aparelho.

Bolo de cenoura com pudim de chocolate, por Marcela Perez

A massa do bolo é feita no liquidificador e colocada em uma forma de pudim untada. A seguir a massa do pudim também é feita no liquidificador, e acrescentada a forma que já estava com a massa do bolo. A forma de pudim é coberta por papel alumínio e colada em uma forma maior, com água dentro e levada para assar em banho-maria.

Bolo de cenoura vegan, por Paula Lumi

O preparo desse bolo é bem simples. Uma cenoura é batida no liquidificador junto com linhaça, água, extrato de soja e óleo. O próximo passo é acrescentar a essa massa farinha de trigo, açúcar e vinagre. Depois é só colocar para assar e se deliciar.

Agora que você já aprendeu diversas maneiras para preparar esse bolo delicioso, é só ir para cozinha e fazer a que você mais gostou!

Comentários
Dicas relacionadas