Alimentos que não podem faltar na despensa

Confira uma lista com os alimentos indispensáveis em qualquer despensa

Por Carolina Werneck
alimentos que nao podem faltar na despensa Alimentos que não podem faltar na despensa

Foto: Thinkstock

Fazer uma lista com os alimentos básicos que devemos ter em casa pode ser uma maneira de organizar melhor as refeições, tornando-as mais práticas e balanceadas. Quando passamos para o papel nossas necessidades alimentares, conseguimos enxergar com mais clareza as fontes de nutrientes que são importantes para a manutenção da saúde, além de obtermos uma maior facilidade na hora de preparar esses alimentos para servir.

Uma despensa desorganizada pode ainda estimular o desperdício. Como não sabemos ao certo o que já temos em casa, acabamos comprando em excesso, muitas vezes deixando que outros mantimentos estraguem no armário, sem nunca terem sido usados.

1 – Limpe

Comece limpando adequadamente os armários destinados ao armazenamento de alimentos em geral. É importante limpar esses armários ao menos uma vez por semana, por questões de higiene e mesmo de saúde. Procure evitar guardar os alimentos em armários próximos àqueles onde são mantidos os produtos de limpeza. Quando se trata de intoxicações, todo o cuidado é pouco.

2 – Organize

Separe os alimentos por tipo. Dessa forma, coloque os doces de um lado e os salgados de outro; separe ingredientes crus como farinha, arroz e feijão daqueles enlatados e pré-cozidos, quase prontos para o consumo.

Procure manter os alimentos cujo vencimento está próximo mais à vista, para usá-los antes dos “novos”. Isso vai evitar que eles estraguem ou que você acabe usando ingredientes vencidos por engano.

3 – Liste

Mantenha uma lista fixa dos alimentos que você mais utiliza no dia a dia e que, portanto, não podem estar em falta na despensa. Observe as alterações de consumo que possam vir a ocorrer e atualize-a com determinada frequência. Essa prática auxilia para que você tenha sempre a medida exata dos mantimentos necessários e não peque nem por falta e nem por excesso.

Confira abaixo uma lista dos principais alimentos que você deve ter na sua despensa.

Massas

Em geral, a massa é um alimento de preparo rápido e prático, o que torna sua presença na despensa fundamental. Tenha sempre dois ou três tipos de macarrão, além de massa pré-cozida de lasanha.

Enlatados

Os produtos embalados dessa forma normalmente possuem data de validade extensa, de modo que vale a pena tê-los em quantidade razoável. Procure comprar enlatados variados como sardinha, atum, ervilha, milho, palmito e frutas – pêssego, cereja e abacaxi, por exemplo.

Alimentos secos

Aqui entram arroz, feijão, farinha, açúcar, amido de milho e fermento, além dos cereais e frutos secos.

Molhos

É recomendável manter no armário uma pequena variedade de molhos. Massa de tomate, molho de soja (shoyu) e molhos para salada, além daqueles como o molho madeira e o molho para strogonoff, que podem ser comprados prontos.

Condimentos

Compre temperos variados como sal, alho moído e pimenta em pó. Também procure ter sempre um pequeno estoque caldo de carne, legumes e frango.

Vinagre e óleos

O vinagre pode ser tradicional ou o balsâmico, de acordo com as suas preferências. Além dele, mantenha no armário azeite de oliva e óleo de soja, milho ou canola, por exemplo.