6 mandamentos do batom perfeito

Conheça alguns truques para deixar seu batom impecável

Por Danielle Bianchi
Atualizado em 12/08/2013 10:21
6 mandamentos do batom perfeito 6 mandamentos do batom perfeito

Foto: Thinkstock

O batom é o diferencial de qualquer maquiagem e são necessários alguns cuidados para que ele tenha destaque positivo.

Saber o seu tom ideal, a maneira correta de aplicar, truques para evitar borrados e dicas para aumentar a duração, são alguns dos quesitos para se ter uma boca perfeita.

Conheça os 6 mandamentos para você manter sua boca sempre perfeita:

1 – Hidratação

A hidratação labial é o passo mais importante para manter a boca sempre impecável na hora da aplicação do batom. O primeiro passo é fazer uma esfoliação caseira semanal nos lábios utilizando os seguintes ingredientes: Uma colher de sobremesa de açúcar e uma colher de sobremesa de mel. Modo de aplicação: Misture bem os dois ingredientes e passe suavemente nos lábios em movimentos circulares.

Depois de feita a esfoliação é necessário hidratar os lábios. Esse passo deve ser feito diariamente com o protetor labial de sua preferência.

2 – Tom de batom ideal

É necessário saber qual é o tom natural do seu lábio para fazer a escolha ideal do seu tom de batom. Pessoas com os lábios mais pálidos ficam bem com tons de batons vermelho-cereja e coral. Aquelas dos lábios naturalmente pigmentados, podem optar pelos tons de pink, laranja e vermelhos arroxeados. E por ultimo, os lábios mais escuros, combinam mais com tons de tijolo e vinho.

3 – Nude ideal

A moda da boca apagadinha veio pra ficar, porém alguns cuidados são necessários na escolha da sua cor. O tom do seu batom nude tem que ser um tom mais escuro que a sua pele, ou mais brilhante. Pessoas mais brancas, por exemplo, podem apostar no nude rosado. Já as de pele mais morena, no tom mais puxado para o areia.

4 – Aplicação

A aplicação do batom faz toda a diferença no resultado final. Para quem não tem prática para lidar com os tons mais escuros, o ideal é utilizar um pincel, ou um lápis de contorno para evitar borrados.

5 – Acabamento

Esse passo é muito importante para dar suavidade aos lábios, corrigir possíveis borrados e tirar o excesso de produto. Primeiro use o truque do lenço de papel encostando os lábios para a retirada dos excessos. Em seguida utilize um cotonete limpo para contornar os lábios. Esse passo ajuda a suavizar as bordas e a remover possíveis borrados.

6 – Duração

Para aumentar o efeito de duração do seu batom temos duas dicas infalíveis. A primeira é reaplicar o produto nos lábios depois de retirar o excesso com o lenço de papel. O segundo e ultimo passo é passar uma cama fina de pó translucido com um pincel específico para pó.

Agora você já sabe que para ter uma boca impecável são necessários alguns cuidados especiais. Principalmente agora no inverno a hidratação dos lábios tem que ser constante para evitar que o lábio fique com aspecto escamoso.

Sugestões de produtos para manter os lábios impecáveis