10 frases que você não deve dizer ao seu marido

Evite ser indelicada com seu cônjuge excluindo certas afirmações e perguntas da vida do casal

Por Andressa Dias

coisas que voce nao deve dizer ao seu marido 10 frases que você não deve dizer ao seu marido

Algumas coisas que as esposas dizem que às vezes “escapam” na hora do nervoso e durante discussões podem soar muito grosseiras e ficar na memória do seu marido para sempre. Por isso, para evitar ser indelicada e encorajar ele a ser suave com as palavras também, siga nossas dicas e exclua essas frases do diálogo do casal.

“Cuide das crianças, mas não faça isso, não faça aquilo…”

Se você deixou essa responsabilidade com ele, confie na capacidade do seu marido. Não o critique antes mesmo de ele fazer o que lhe foi passado. É importante, sim, dar algumas orientações, mas cuidado com a maneira que vai dizer isso a ele. Se você começa o diálogo já acreditando que ele não sabe fazer nada, isso pode não acabar de forma muito positiva.

“Deixa vai! Eu mesma faço.”

Esse tipo de frase pode fazer com que seu marido se sinta inútil. Outra consequência ruim disso é que ele pode mesmo deixar que você faça tudo. Então, se ele está tentando algo, mesmo que falhando um pouco e com muita dificuldade, deixe-o fazer. Evite tirar o ferro de passar da mão dele e passar a roupa você mesma. Permita que ele aprenda, mesmo que isso custe algumas camisas queimadas ou amassadas.

“Você nunca/sempre faz isso!”

Afirmar que ele sempre faz algo ou nunca faz algo já dá uma impressão de que ele é imutável e que suas atitudes sempre serão as mesmas. Seja um pouco menos dura e permita que seu marido desenvolva algumas atitudes diferentes. Se você falar essa frase, ele pode acabar fazendo realmente sempre a mesma coisa, de tanto ouvir isso. Ele nem vai se esforçar muito para mudar, afinal, você entalhou na pedra que ele sempre será assim.

“Bem que minha mãe me disse que você seria assim.”

Essa frase, além de poder estragar o relacionamento de sogra e genro, pode também abrir espaço para que ele diga o mesmo. É normal que as mães queiram proteger as filhas de coisas que o futuro marido vá fazer, mas ele não precisa saber disso. Essas afirmações ofendem e marcam por muito tempo. Por isso, evite essa frase ao máximo (mesmo que seja uma verdade).

“Quando é que você vai arrumar outro emprego, hein?”

Esse tipo de pressão certamente não vai aproximar seu marido de você e nem trazer o esperado emprego de volta mais rápido. Seu marido provavelmente já está se pressionando para conseguir o emprego e não precisa que você o deixe ainda mais estressado. Por isso, seja uma companheira compreensiva e não cobre tanto os resultados.

“Mas você é igualzinho seu pai mesmo. ”

Comparar o seu companheiro à alguém da família dele de forma pejorativa não é nada legal. Imagine se ele falasse isso para você, como se sentiria? Se não quer ser comparada desta forma às pessoas da sua família, também não faça essas comparações.

“Eu que faço/pago tudo nessa casa!”

Se você está nesse relacionamento para contar cada centavo que gasta e cada esforço que faz para depois jogar na cara do seu cônjuge, talvez seja melhor reavaliar seus conceitos. Não é agindo assim que você vai conquistar a admiração e o respeito dele por tudo que você faz pela casa e pela família.

“Eu te avisei, mas você nunca me ouve. ”

Não queira parecer a mãe dele ensinando o filho o que pode e o que não pode. Em vez de criticar algo que ele fez e deu errado, dê apoio ao seu marido e seja compreensiva. Desta forma, é mais fácil conseguir que ele te escute na próxima vez que você der um conselho sobre algo que ele quer fazer.

“Sua mãe que te deixou assim. ”

Uma das coisas que soa muito mal aos ouvidos de qualquer homem é dizer que a mãe dele o “estragou”. Esse tipo de afirmativa é muito desanimadora e até ofensiva. Evite reclamar da maneira que ele foi criado, afinal você não estava lá para saber por que as coisas aconteceram da forma que aconteceram. Respeite os limites e perdoe pequenos defeitos que você acredite que ele tenha adquirido por conta da educação que teve.

“Até parece que essa roupa está bonita mesmo. ”

Se você perguntou a ele se a roupa ficou bonita em você e ele disse que sim, não comece a contestar. O mesmo vale para perguntas do tipo “Fiquei gorda com essa roupa?”. Se o seu marido disse que o visual ficou legal, agradeça e sinta-se bem com aquela roupa. Não é legal ficar desesperadamente perguntando se está mesmo bonita.

Agora é só evitar essas frases que podem fazer um grande estrago em poucos segundos e ter uma convivência mais agradável com o seu parceiro. É possível que as vezes elas escapem no meio de uma briga, mas não custa muito fazer um esforço para ser mais delicada com as palavras. Assim, você encoraja ele a ser suave também quando falar algo sobre você. Resultando em um relacionamento mais harmonioso, pacífico e livre de ofensas.