5 benefícios da vitamina E para pele que vão somar ao seu skincare

Escrito por
Em 08.07.21

iStock

Por                                
Em 08.07.21

Com propriedades antioxidantes e com grande poder de hidratação, o uso da vitamina E para pele ganhou espaço nos dermocosméticos e seu uso tem se tornado mais frequente. Mas quais são os benefícios da Vitamina E? As dermatologistas Dra. Gina Matzenbacher (CRM 52.85449-5) e a Dra. Annie Levy Benzecry Szerman (CRM 52.71600-6) explicaram sobre o funcionamento dessa vitamina e esclareceram dúvidas.

Publicidade

Índice do conteúdo:

O que é e para que serve a vitamina E

Essencial para o organismo, a vitamina E é uma substância lipossolúvel e, segundo a Dra. Gina Matzenbacher, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, “as principais propriedades da vitamina E é o potencial antioxidante e potencial hidratante”. Além disso, essa vitamina pode ser encontrada em alimentos como peixes, legumes e óleo vegetal.

A vitamina E para pele possui diversas funções e de acordo com a Dra. Annie Levy Benzecry Szerman essa substância “possui propriedades hidratantes que auxiliam no processo de prevenção de rugas, linhas de expressão e também propriedades hidratantes que auxiliam no fortalecimento da barreira de proteção da pele.”

5 benefícios da vitamina E para pele

iStock

Toda vitamina possui benefícios para o nosso organismo, afinal elas são responsáveis pelo bom funcionamento do nosso corpo. Contudo, algumas podem ser vantajosas para determinadas partes do nosso sistema, como a Vitamina E para pele. Portanto, veja 5 benefícios dessa substância para a saúde da sua pele.

  1. Antioxidante: a vitamina E para pele possui “um efeito antioxidante, portanto, contribui para o combate a formação de radicais livres que ocasionam o envelhecimento da pele, manchas solares e rugas”, explica a Dra. Annie.
  2. Hidratação: outro benefício dessa substância se encontra no seu potencial hidratante. Segundo a Dra. Gina, “a vitamina E confere ótima hidratação para a pele. Ela é muito utilizada associada com outros antioxidantes, como vitamina C, resveratrol e até ácidos, como retinol”.
  3. Potencializa outras vitaminas: com grandes vantagens quando usada sozinha, a vitamina E consegue potencializar o efeito de outras vitaminas e auxiliar em diversos tratamentos. “Ela é potencializada, se associada topicamente à vitamina C […] um agente consagrado e utilizado em diversas formulações há anos. Hoje atua como um coadjuvante em diversos tratamentos”, complementa Dra. Annie.
  4. Brilho e luminosidade: por ser uma vitamina que possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, a vitamina E confere um brilho natural à pele, além de mantê-la iluminada com sua ação que combate os radicais livres.
  5. Protege da radiação ultravioleta: a Dra. Annie explica que a Vitamina E “pode ser utilizada por via oral em conjunto com outros ativos antioxidantes como a vitamina C para potencializar a proteção à radiação ultravioleta durante o dia e também em suplementos para a pele com colágeno hidrolisado, por exemplo, para prevenção e tratamento de flacidez e envelhecimento”.

Para alcançar esses resultados, é claro que apenas o uso da vitamina não é suficiente. Manter uma alimentação saudável e o corpo hidratado é igualmente necessário para ter uma pele bonita e viçosa. Além disso, a Dra. Annie nos explica que “podemos associar a vitamina E a diversos outros agentes antioxidantes em formulações dermatológicas não só para uso facial mas também no corpo, mãos e unhas que necessitam de hidratação constante”.

Contraindicações da vitamina E para pele

Ao usar qualquer substância na pele, principalmente no rosto, é preciso atenção às ações que ela pode gerar. Nesse sentido, a Dra. Annie nos alerta para a necessidade de sempre buscar a recomendação de um médico “de modo geral para o consumo oral de vitaminas ditas lipossolúveis como a vitamina E, o ideal é que seja prescrita por um médico, de acordo com as necessidades individuais. Se você estiver gestante ou possuir alguma alergia alentar ou medicamentosa não faça uso por conta própria”.

A vitamina E para a pele possui diversos benefícios, e segundo a Dra. Gina, “ela é indicada para peles que desejam iniciar os cuidados com a pele, e já se preocupam com ruguinhas finas iniciais”. Portanto, busque a orientação de um dermatologista e veja como você pode aproveitar os benefícios desta sustância potente. Por fim, você pode conferir também as vantagens da vitamina c para o rosto e melhorar ainda mais a sua pele.

Assuntos: Pele