
iStock
Por Nicole Dias
Atualizado em 23.06.22
Além do tabu, algumas práticas sexuais trazem uma série de dúvidas e questionamentos, e o sexo anal sem dor está entre elas. Saiba que esse tipo de relação pode acontecer sem traumas e com muito prazer: basta seguir algumas recomendações. Se você quer saber mais sobre o assunto, confira dicas de posições, produtos e dúvidas respondidas por especialistas.
Melhores posições para fazer sexo anal sem sentir dor
De acordo com Marcelle Paganini, psicóloga e sexóloga do projeto Anima, para iniciantes, é sempre melhor apostar em posições em que quem vai receber a penetração consiga controlar o movimento de entrada. Abaixo, veja dicas para quem está em busca do sexo anal sem dor.
Relacionadas
De ladinho
Com o casal deitado de lado, a pessoa que irá receber consegue controlar com as mãos e o bumbum toda a entrada e os movimentos à medida que vai percebendo o prazer – e também é possível verificar os limiares da dor.
Por cima
Essa é outra posição que ajuda quem está começando: a pessoa que vai receber a penetração deve ficar por cima, seja na posição deitada ou sentada. Assim, é possível controlar a intensidade e a penetração.
De bruços
Embora a pessoa que recebe não tenha tanto controle da entrada do pênis, essa posição é indicada para quem está tendo as primeiras experiências com sexo anal porque o bumbum não fica muito empinado. Isso faz com que a penetração não seja tão profunda.
Pernas abertas para cima
Nessa posição um pouco mais intermediária, a pessoa que receberá a penetração deve ficar deitada e com as pernas abertas para cima. Entre as vantagens principais, estão o contato olho no olho e a possibilidade de estimular o clitóris ao mesmo tempo.
Conforme explica Marcelle, o mais interessante é cada um observar sua anatomia e ir experimentando com calma. Outra dica é não tentar copiar cenas de filmes pornôs logo no começo: posições como a de quatro só são indicadas para aqueles que já têm prática no sexo anal.
5 dicas para o sexo anal sem dor

iStock
A sexóloga Marcelle Paganini explica que, quando o assunto é sexo anal, dificilmente uma pessoa sente prazer logo de início – mas, claro, isso depende da excitação. Abaixo, algumas recomendações para quem quer se aventurar:
- Entre no clima: para o sexo anal, é fundamental que o corpo esteja preparado e bem relaxado. Nesse sentido, as preliminares não podem ser negligenciadas: vale a pena experimentar um beijo grego, estimular com os dedos e, em um momento de bastante excitação, partir para a penetração anal pelo pênis.
- Utilize os produtos certos: conforme Marcelle Paganini, usar anestésicos de uso clínico não é nada indicado. Para diminuir o desconforto e a tensão, vale a pena utilizar produtos específicos. O dessensibilizante, que foi criado especialmente para sexo anal, deve ser passado de 10 a 15 minutos antes da penetração para fazer efeito. Uma alternativa legal é já utilizá-lo nas preliminares.
- Lubrifique: como o ânus não é uma região naturalmente preparada para a penetração, é muito importante que seja bem lubrificado. Dica da sexóloga: prefira os produtos que são compatíveis com camisinha (geralmente à base de silicone, mas existem também alguns à base de água).
- Aposte em sex toys: brinquedinhos que vibram podem ajudar, se colocados no clitóris ou próximos ao ânus para fornecer uma excitação extra. Agora, se você estiver em um dia menos empolgado, deixe o anal para outro momento.
- Não se esqueça da camisinha: Marcelle comenta que existem bactérias naturais no reto que, em contato com a uretra masculina ou com a vagina (mesmo dias depois), podem causar complicações de saúde muito sérias, como infecções e até perda de órgãos genitais.
Produtos para um sexo anal mais confortável
Tanto em farmácias como em sexshops, não faltam opções legais para um sexo anal sem dor, de lubrificantes e dessensibilizantes até produtos para a higiene. Veja opções:

Dicas de Mulher
- Sachê Lubrificante Íntimo Aquagel Neutro Sexy Fantasy, na Me Seduza
- Espuma para Cuidado e Higienização da Região Anal IN-H, na Lolla Sex Shop
- Gel Jato Sex Conforto, na Desejo Oculto
- Dessensibilizante Anal Golden Button, na Dona Coelha
- Gel Lubrificante K-med 2 em 1, na Panvel
- Espuma suave para alívio e proteção do sexo anal Analcare, na Clique Sex Shop
Lembre-se de sempre utilizar produtos específicos para a região: anestésicos como a xilocaína são altamente contraindicados.
4 principais dúvidas respondidas por especialista
Quais são as suas principais dúvidas a respeito de sexo anal? O médico proctologista Tulio Denadai respondeu alguns dos questionamentos mais frequentes sobre o assunto. Confira:
1. Sexo anal causa hemorroidas? Tulio explica que a doença hemorroidária é causada por um conjunto de fatores, como esforço evacuatório, hábitos de higiene, alimentação, idade e outros. O sexo anal por si só não é uma causa, mas pode prejudicar quem já apresenta sintomas.
2. Quem tem hemorroidas pode fazer? Todos nós temos hemorroidas, porém a doença hemorroidária contraindica relações. Pessoas com outros problemas orificiais, como fissuras e abscessos, também devem evitar o sexo anal, pois a prática aumenta o risco de transmissão de DSTs e pode gerar complicações da própria doença em si.
3. É normal sangrar durante ou depois da relação? Embora possa acontecer, não é normal ter sangramento. Quanto a isso, o médico comenta que devemos afastar doenças e abandonar hábitos como a falta do uso de lubrificantes.
4. Sexo anal pode causar doenças? Sim, pode causar doenças, DSTs principalmente. Toda relação sexual deve ser feita de forma segura, e o uso de preservativos (camisinha) é totalmente aconselhado para a sua prevenção.
Gostou das dicas? Para apimentar a sua vida entre quatro paredes, veja também como chegar ao orgasmo sozinha ou acompanhada.