Bem-estar

Sexo anal sem dor: como ter uma relação sexual prazerosa e inesquecível

Dicas de Mulher

Com revisão da psicóloga Fernanda Cassim

Atualizado em 20.09.23
push pixel

Além do tabu, algumas práticas sexuais trazem uma série de dúvidas e questionamentos, e o sexo anal sem dor está entre elas. Saiba que esse tipo de relação pode acontecer sem traumas e com muito prazer: basta seguir algumas recomendações. Se você quer saber mais sobre o assunto, confira dicas de posições sexuais, produtos e dúvidas respondidas por especialistas.

Melhores posições para fazer sexo anal sem sentir dor

Quando se trata de sexo anal para iniciantes, é sempre melhor apostar em posições em que quem vai receber a penetração consiga controlar o movimento de entrada. Abaixo, veja dicas para quem está em busca do sexo anal sem dor.

De ladinho

Com o casal deitado de lado, a pessoa que irá receber consegue controlar com as mãos e o bumbum toda a entrada e os movimentos à medida que vai percebendo o prazer – e também é possível verificar os limiares da dor.

Por cima

Essa é outra posição que ajuda quem está começando: a pessoa que vai receber a penetração deve ficar por cima, seja na posição deitada ou sentada. Assim, é possível controlar a intensidade e a penetração.

De bruços

Embora a pessoa que recebe não tenha tanto controle da entrada do pênis, essa posição é indicada para quem está tendo as primeiras experiências com sexo anal porque o bumbum não fica muito empinado. Isso faz com que a penetração não seja tão profunda.

Pernas abertas para cima

Nessa posição um pouco mais intermediária, a pessoa que receberá a penetração deve ficar deitada e com as pernas abertas para cima. Entre as vantagens principais, estão o contato olho no olho e a possibilidade de estimular o clitóris ao mesmo tempo.

O mais interessante é cada um observar sua anatomia e ir experimentando com calma. Outra dica é não tentar copiar cenas de filmes pornôs logo no começo: posições como a de quatro só são indicadas para aqueles que já têm prática no sexo anal.

5 dicas para o sexo anal sem dor

iStock

A sexóloga explica que, quando o assunto é sexo anal, dificilmente uma pessoa sente prazer logo de início – mas, claro, isso depende da excitação. Abaixo, algumas recomendações para quem quer se aventurar:

  • Entre no clima: para o sexo anal, é fundamental que o corpo esteja preparado e bem relaxado. Nesse sentido, as preliminares não podem ser negligenciadas: vale a pena experimentar um beijo grego, estimular com os dedos e, em um momento de bastante excitação, partir para a penetração anal pelo pênis.
  • Utilize os produtos certos: usar anestésicos de uso clínico não é nada indicado. Para diminuir o desconforto e a tensão, vale a pena utilizar produtos específicos. O dessensibilizante, que foi criado especialmente para sexo anal, deve ser passado de 10 a 15 minutos antes da penetração para fazer efeito. Uma alternativa legal é já utilizá-lo nas preliminares.
  • Lubrificação é essencial!: como o ânus não é uma região naturalmente preparada para a penetração, é muito importante que seja bem lubrificado. Dica da sexóloga: prefira os produtos que são compatíveis com camisinha (geralmente à base de silicone, mas existem também alguns à base de água).
  • Aposte em sex toys: os sex toys que vibram podem ajudar, se colocados no clitóris ou próximos ao ânus para fornecer uma excitação extra. Além disso, o plug anal também é uma alternativa para preparar a região e garantir prazer anal, enquanto você e sua parceria exploram outras partes do corpo. Agora, se você estiver em um dia menos empolgado, deixe o anal para outro momento.
  • Não se esqueça da camisinha: existem bactérias naturais no reto que, em contato com a uretra masculina ou com a vagina (mesmo dias depois), podem causar complicações de saúde muito sérias, como infecções e até perda de órgãos genitais.

Produtos para um sexo anal mais confortável

Tanto em farmácias como em sexshops, não faltam opções legais para um sexo anal sem dor, de lubrificantes íntimos e dessensibilizantes até produtos para a higiene. Veja opções:

ImagemProdutoCaracterísticasPreço
Gel Dessensibilizante Anestésico GOLD - Cliv Intt

Gel Dessensibilizante Anestésico GOLD - Cliv Intt

Confira o preço
Gel lubrificante íntimo e de massagem - K-intt

Gel lubrificante íntimo e de massagem - K-intt

Confira o preço
Kit - Gel Dessensibilizante e Espuma Higienizadora

Kit - Gel Dessensibilizante e Espuma Higienizadora

Confira o preço
Lubrificante Íntimo e Gel de Massagem - K-Med

Lubrificante Íntimo e Gel de Massagem - K-Med

  

Confira o preço
Lubrificante Íntimo Anal e Vaginal - KY

Lubrificante Íntimo Anal e Vaginal - KY

Confira o preço

Lembre-se de sempre utilizar produtos específicos para a região: anestésicos como a xilocaína são altamente contraindicados.

4 principais dúvidas respondidas por especialista

Quais são as suas principais dúvidas a respeito de sexo anal? O médico proctologista Tulio Denadai respondeu alguns dos questionamentos mais frequentes sobre o assunto. Confira:

1. Sexo anal causa hemorroidas? Tulio explica que a doença hemorroidária é causada por um conjunto de fatores, como esforço evacuatório, hábitos de higiene, alimentação, idade e outros. O sexo anal por si só não é uma causa, mas pode prejudicar quem já apresenta sintomas.

2. Quem tem hemorroidas pode fazer? Todos nós temos hemorroidas, porém a doença hemorroidária contraindica relações. Pessoas com outros problemas orificiais, como fissuras e abscessos, também devem evitar o sexo anal, pois a prática aumenta o risco de transmissão de ISTs e pode gerar complicações da própria doença em si.

3. É normal sangrar durante ou depois da relação? Embora possa acontecer, não é normal ter sangramento. Quanto a isso, o médico comenta que devemos afastar doenças e abandonar hábitos como a falta do uso de lubrificantes.

4. Sexo anal pode causar doenças? Sim, pode causar doenças, ISTs principalmente. Toda relação sexual deve ser feita de forma segura, e o uso de preservativos (camisinha) é totalmente aconselhado para a sua prevenção.

Agora que você aprendeu as principais dicas para uma relação de sucesso, é só relaxar e aproveitar! Para apimentar a sua vida, veja também mais algumas sugestões de como chegar ao orgasmo anal sozinha ou acompanhada.

Alguns dos produtos sugeridos nesta página possuem links afiliados. O preço não muda para você e caso você efetue uma compra nós recebemos uma comissão pela indicação. Confira nossa política de transparência.

Graduada e pós-graduada em jornalismo, acabou se tornando publicitária por profissão. Gaúcha, blogueira, apaixonada pela vida. Boa de garfo, cantora de chuveiro, ótima contadora de histórias, péssima contadora de piadas. Lê muito, fala muito, olha mais Netflix do que deveria.