10 receitas de bolo de fubá deliciosas e fáceis de fazer

Veja diferentes maneiras de preparar essa receita tão tradicional e aproveite para inovar o seu cardápio com essas delícias

Escrito por Vanessa Herrmann
Bolo de fubá com milho. Foto: Reprodução / O melhor restaurante do mundo

Bolo de fubá com milho. Foto: Reprodução / O melhor restaurante do mundo

Com a correria do dia a dia, muitas vezes precisamos de receitas práticas e rápidas, e se engana quem pensa que para um bolo ser gostoso é preciso passar horas na cozinha. Existem receitas que até mesmo quem não possui experiência pode fazer sem muito esforço.

O bolo de fubá quentinho combina com café da tarde, lembra casa de vó, tarde chuvosa. Certamente é uma ótima opção para agradar o paladar e deixar a casa com aquele cheirinho bom de bolo.

As opções vão desde as mais simples – que podem ser cremosas ou soltinhas -, até as mais elaboradas, como os bolos sem glúten ou lactose, para quem tem restrições alimentares, ou ainda com cream cheese, para quem quer incrementar a receita.

Confira na lista a seguir 10 receitas práticas e saborosas de bolo de fubá incluindo opções tradicionais, com recheios doces e salgados.

Bolo de fubá com milho. Foto: Reprodução / O melhor restaurante do mundo

Bolo de fubá com milho. Foto: Reprodução / O melhor restaurante do mundo

1. Bolo de fubá com milho: para quem gosta de um bolo mais soltinho e fofo essa é uma ótima opção. Além de o preparo ser rápido, o milho combina muito bem com o fubá.

Leia também: “Emagreci 17kg sem passar fome ou fazer exercícios”

2. Bolo de fubá cremoso: essa é uma receita tradicional e muito fácil de preparar. O bolo fica com uma cremosidade de dar água na boca.

3. Bolo de fubá de liquidificador: para quem quer fazer um bolo rapidinho essa é uma ótima receita. É só bater os ingredientes no liquidificador e colocar para assar.

4. Bolo de fubá e coco sem glúten e sem lactose: essa opção é para quem quer o bolo de fubá livre de glúten e lactose. A massa fica um pouco mais seca, mas não perde o sabor.

5. Bolo de fubá cozido diet: receita para quem não pode ou quer evitar comer açúcar. A substituição é feita com adoçante culinário, mas a massa não deixa de ser cremosa.

6. Bolo de fubá com cream cheese: quer ainda mais cremosidade no seu bolo? vale a pena investir no cream cheese. Nessa receita, a massa forma casquinha farelenta por cima do creme.

Leia também: 10 alimentos amigos do coração

7. Bolo de fubá com goiabada: a mistura mais clássica do bolo de fubá com a goiabada e não podia faltar aqui. Essa combinação agrada muitos paladares.

8. Bolo de fubá com erva doce: o fubá também combina com erva doce, para quem quer testar uma mistura de sabores diferentes, vale a pena.

9. Bolo de fubá cozido: nessa receita, depois de pronto, o bolo é polvilhado com açúcar e canela.

10. Bolo de fubá sem glúten: a mistura não leva glúten, mas tem um mix de especiaris como canela, raspas de laranja, erva doce, cravo e noz moscada que dão um toque especial.

Opções de recheios e coberturas para bolos simples

Bolo de fubá de liquidificador.  Foto: Reprodução / Cozinha Travessa

Bolo de fubá de liquidificador. Foto: Reprodução / Cozinha Travessa

As opções abaixo podem ser usadas tanto para cobrir bolos simples como de fubá ou laranja, como também para recheá-los.

Leia também: 10 alimentos capazes de prevenir o câncer

  1. Calda de limão siciliano: ½ xícara (chá) de água + ½ xícara (chá) de açúcar + suco de ½ limão siciliano. Misture a água com o açúcar, ferva em fogo baixo até o açúcar derreter. Acrescente o suco de limão e espere ficar transparente para desligar o fogo.
  2. Calda de goiabada: 300g de goiabada cascão + 150ml de água. Derreta a goiabada em banho maria e vá acrescentando água aos poucos.
  3. Calda de maracujá: polpa de 5 maracujás + 2 xícaras (chá) de água + ½ xícara (chá) de açúcar + 2 colheres (sopa) rum. Bata os maracujás com a água no liquidificador. Leve para ferver e acrescente o açúcar. Deixe esfriar e acrescente o rum.
  4. Calda de laranja: ½ xícara de suco de laranja (chá) + 1 xícara de açúcar (chá). Leve ao fogo e deixe ferver até engrossar.
  5. Ganache: 150g de chocolate ao leite ou meio amargo + 200g de creme de leite + 1 colher de sopa de manteiga. Derreta o chocolate no microondas. Derreta a manteiga. Em uma panela em fogo baixo misture todos os ingredientes e mexa até ficar um creme homogêneo.
  6. Creme de chocolate com leite condensado: 1 lata de leite condensado + 3 colheres de chocolate ralado + 1 colher de margarina + ½ lata de leite (usar a embalagem do leite condensado). Leve ao fogo todos os ingredientes e mexa até engrossar.

Receitas em vídeo para você experimentar

Confira a seguir tutoriais em vídeo com técnicas diferentes e aprenda como fazer as massas de bolo de fubá. Experimente:

Bolo de fubá com goiabada

Bolo de fubá simples

Bolo de fubá com leite de coco

Bolo de fubá cremoso

Bolo de fubá sem glúten

Gostou das receitas? Agora é hora de colocar a mão na massa e aproveitar essas delícias da culinária tradicional. Bom apetite!

Dicas pela Web