Bem-estar

Por que os homens perdem o interesse? A culpa não é sua!

Canva

Com colaboração da psicóloga Rebeka Santos

Atualizado em 13.10.23

No começo, tudo parece perfeito. É o momento em que você para e pensa: encontrei a tampa da minha panela. Longe, bate saudade. Perto, o coração bate cada vez mais forte. Os dias passam, os encontros se tornam esporádicos, as mensagens diminuem e você não entende o que fez de errado. Calma aí, vamos conversar. Os homens perdem o interesse, e a culpa não é nossa.

O homem foi programado para caçar: quando conquista a mulher que deseja, parte para outro desafio. Homem gosta de atenção, carinho e admiração. Sua companheira perfeita é dócil, sabe cozinhar, nunca exige compromisso sério, é uma boa samaritana na rua e uma puta na cama. Opa! Toda vez que repetimos essas frases, reforçamos o machismo estrutural.

Não somos presas, bibelôs ou troféus. Então, se um homem perdeu o interesse em você por causa de um dos motivos citados acima, sacode a poeira desse relacionamento tóxico. Como bem disse Simone de Beauvoir – “Ninguém é mais arrogante, violento, agressivo e desdenhoso contra as mulheres que um homem inseguro de sua própria virilidade”.

Agora, perder o interesse é naturalmente humano. Acontece com mulheres, homens, heterossexuais, homossexuais, em namoros de três meses ou em casamentos de dez anos. Por que isso acontece? O Dicas de Mulher conversou com a especialista em saúde mental, Rebeka Santos, para entender as possíveis causas que desgastam os relacionamentos.

Conheça a especialista

Rebeka Santos é psicóloga clínica (CRP 05/58097), formada pela Universidade Estácio de Sá, especialista em saúde mental.

7 causas da perda de interesse nos relacionamentos amorosos

Socialmente, fomos constituídas para sentir culpa. Se o homem trai, a culpa é da mulher que não cumpriu com seu dever de esposa. Se o relacionamento está esfriando, é nosso dever descobrir a causa e fazer de tudo para atender às demandas de nosso parceiro. Para! Para! Para! O relacionamento não é uma estrada de via única, mas, sim, de mão dupla. Segundo a psicóloga, o interesse mútuo é necessário para o desenvolvimento e fortalecimento dos laços amorosos. A partir dessa compreensão, refletiremos sobre as possíveis causas que diminuem gradualmente o interesse emocional, físico e intelectual em uma relação.

Publicidade

Falhas na comunicação

Um dos motivos mais recorrentes para a perde de interesse em um relacionamento é a falta de uma boa comunicação entre o casal. “Quando uma das pessoas do relacionamento tenta dialogar e não se sente ouvida ou compreendida, isso vai minando o interesse”. O diálogo e o acolhimento são a base de uma relação saudável. Sem isso, os motivos que mantêm o vínculo “começam a ser questionados”.

Rotina monótona

“O ser humano, normalmente, é motivado por coisas novas, que geram desafios, aprendizados e surpresas”. Quando a rotina gira os dias sempre na mesma página, o casal deixa de compartilhar momentos e começa a reproduzir hábitos, com isso, o interesse pode começar a diminuir.

Incompatibilidade de desejos e sonhos de vida

Um relacionamento não se sustenta somente com amor. Você não deve renunciar tudo o que acredita pelo outro. Quando o casal não está na mesma página – por exemplo, você quer comprar uma casa, ele quer viajar com amigos – “é quase certo que surgirá o desinteresse em algum momento”.

Mudanças pessoais

Nossos interesses, ideias e objetivos mudam no decorrer do tempo, “consequentemente, isso pode afetar as relações amorosas”. É importante entender que relacionamentos acabam – e está tudo bem. Nesse caso, não tente encontrar um culpado, o fim dói, viva seu luto e feche esse capítulo, porque a sua história precisa continuar.

Excesso de ciúmes

Sim, o ciúme em excesso pode ser um causador da perda de interesse. A pessoa ciumenta “tende a aprisionar, proibir e sufocar a liberdade de sua parceira”. Uma hora ou outra, isso sufoca. Caso não haja diálogo e manutenção do relacionamento, surge a falta de confiança, o cansaço, as brigas e o desinteresse, que desencadeiam em relacionamentos abusivos ou em términos.

Quebra de expectativas

Toda relação saudável tem expectativas de ambos os lados envolvidos. No entanto, “quando as expectativas não são elaboradas devidamente, ocasionam muitas frustrações”. Nesse caso, a pessoa desinteressada precisa lidar com suas emoções, pesar suas expectativas e tentar fazer pequenos acordos com sua parceria. Por exemplo, para mim, é muito importante que a outra pessoa seja pontual. Podemos conversar sobre isso e chegar em um acordo para evitar constantes desentendimentos.

Publicidade

Falta de intimidade sexual

A vida sexual é muito importante em um relacionamento. Para Rebeka, homens e mulheres “são movidos pelos seus desejos”, sejam eles sexuais, pessoais ou profissionais. A falta de concretização “pode ocasionar a diminuição da libido“, afetando o relacionamento. Evite levar problemas para a cama. Quebre os tabus sobre sexo, converse sobre tudo com sua parceria. Em acordo, realizem suas fantasias.

Ele perdeu o interesse, e agora?

O desinteresse gera sofrimento emocional. Muitas vezes, a pessoa apaixonada não entende o que está acontecendo e “se anula para agradar sua parceria”. O primeiro pensamento que vem é: tudo chegou ao fim! Entretanto, não é bem assim. Primeiro, é preciso compreender o que está desencadeando a perda de interesse para, então, trabalhar o desenvolvimento da relação ou do término. Rebeka indica:

  • Comunique-se com honestidade: o casal terá uma visão mais ampla da situação, “facilitando a compreensão e a busca por resoluções”.
  • Pratique a escuta atenta: ouvir o que o outro tem a dizer, sem julgamentos, represálias ou chantagem emocional, é necessário nesse momento delicado, por isso, “deixe as armaduras de lado e apenas escute”.
  • Mantenha a calma: “o desespero só facilita a criação de fantasias em relação a você e ao outro”. Não crie conclusões.
  • Defina as expectativas para o futuro da relação: “a partir dessa situação, conversem sobre o que vocês querem para o relacionamento, o que precisam e podem ajustar, o que podem abrir mão e o que é fundamental”.
  • Não se sacrifique para se encaixar nos moldes do outro: o diálogo e a escuta são importantes, porém “não modifique drasticamente seus comportamentos e valores para agradar a outra pessoa”. Com o tempo, isso desencadeia infelicidades.
  • Tente se preparar para a possibilidade do rompimento: “nem sempre os envolvidos estarão dispostos a ajustar o que for preciso para seguir com o relacionamento, nesses casos, o rompimento é a melhor solução”.
  • Considere buscar auxílio profissional: se você e seu parceiro não conseguirem dialogar, considere “fazer uma terapia de casal ou individual”. Assim, vocês terão um ambiente neutro para compreenderem as facetas individuais e da relação.

Talvez seja a hora de mudar o curso da pergunta, ao invés de se questionar: por que os homens perdem o interesse? Reflita sobre: por que eu sempre me relaciono com esse tipo de homem? Não é pedir muito – carinho, respeito, parceria, escuta sincera e planejamentos para o futuro. Você merece tudo isso! Antes de estar em uma relação com alguém, tenha um relacionamento consigo, trabalhe o amor-próprio, saiba quem é você no mundo. Nunca aceite migalhas.

Psicóloga apaixonada por literatura e psicanálise. Acredita que as palavras, escritas ou faladas, têm o poder de transformar.