Pomada para espinha: saiba para que serve e quando usá-la

Escrito por
Em 17.09.20

iStock

Existem diversos tipos de pomadas, com diferentes ativos que auxiliam no tratamento das espinhas e também são eficientes contra cravos. Saiba o que é a pomada para espinha e quais os principais produtos que ajudam a cuidar da sua pele. Confira na matéria!

Continua após o anúncio

Índice do conteúdo:

O que é a pomada para espinha?

iStock

De acordo com a dermatologista Dra Renata Marques (RQE 20486), “os produtos utilizados para o tratamento da acne devem ser na consistência em gel ou sérum, pois as pomadas em creme são oleosas, o que pioraria a acne. Os produtos antiacne podem funcionar como antibacterianos, antioleosidade, anti-inflamatórios e queratolíticos.”

“O tratamento tópico é indicado nos casos leves de acne, quando o paciente apresenta cravos e algumas pápulas ou pústulas. Nos casos mais graves, é indicado tratamento sistêmico com antibióticos e até mesmo retinoide por via oral”, complementa.

Top 7 melhores pomadas para espinhas

Selecionamos as melhores pomadas de acordo com a opinião de blogueiras que testaram os produtos. Confira!

1. Acnee Loss pomada em gel – $

A pomada Acnee Loss possui ação bactericida que atua no tratamento da acne vulgar. Além disso, o produto também trata cravos, espinhas e é ideal para quem tem a pele muito oleosa.

“E não é que a bichinha funcionou da noite para o dia? Na embalagem, diz que ela só pode ser passada durante a noite, devido a algumas substâncias que podem acabar manchando a pele se for exposta ao sol (igual aos ácidos). Na manhã seguinte, primeiro dia de uso, a vermelhidão das espinhas já tinha diminuído e elas pararam de doer.” – Beatriz Tsukase

2. Pomada Acnezil para cravos e espinhas – $$

A pomada Acnezil é à base de gel. Possui ação anti-inflamatória que trata espinhas inflamadas, auxilia no tratamento de cravos e controla a oleosidade da pele.

“Ele não tem cheiro, o ‘gel’ é grosso, chega a ser um creme, na verdade. É assim, nasceu a espinha, está vermelha? Coloca um pouco na região à noite e, no dia seguinte, a espinha não está mais vermelha e você percebe que está mais seca. É muito bom!” – Ana Araujo

Continua após o anúncio

3. Minancora Action creme antiacne – $$

A pomada Minancora Action possui ativos que reduzem a oleosidade da pele e ajudam a combater as bactérias responsáveis pelo desenvolvimento das espinhas e cravos.

“Adorei! Acho que cumpre muito bem a função e, diferente de outros produtos do gênero (que utilizei na minha famigerada adolescência), o contato com a pele não arde, coça, dói ou incomoda. Não experimentei em cravos, mas suponho que a ação seja a mesma e até mais rápida.” – Fashionite aguda

4. Pomada Acnase contra cravos e espinhas – $$

Essa pomada é indicada para peles normais a secas e atua no tratamento tópico da acne vulgar. Possui ação anti-inflamatória, antisséptica e bactericida, que auxilia na melhora de cravos e espinhas.

“Achei que a pomada ajudou bastante a secar as espinhas e senti mais eficácia que na fórmula antiga. De toda forma, demorei uns 15 dias pra conseguir controlar o surto, aplicando toda noite, e minha pele ficou bem ressecada ao final do processo.” – Bia Munstein

5. Gel de tratamento antiacne Dermotivin Benzac – $$$

A pomada em gel Dermotivin Benzac promete eliminar 90% das bactérias causadoras da acne. Além disso, controla a oleosidade da pele sem deixá-la ressecada, graças à glicerina, componente com características hidratantes.

“Eu tenho bastantes espinhas perto da TPM, daquelas grandes e inflamadas que surgem no meio da testa ou da bochecha. Notei que o Benzac fazia a espinha murchar e desinflamar no dia seguinte, o que me deixou bem satisfeita.” – Zíper Chique

6. Pomada em gel para espinha Azelan – $$$$

Essa pomada possui ácido azelaico em sua formulação, substância eficaz no tratamento da acne e que auxilia no clareamento de manchas. Além disso, o seu uso não é contraindicado durante a gravidez.

“Por enquanto, estou gostando do resultado. Espinhas menores vão embora bem rápido: com um ou dois dias de uso, já secam e desaparecem. As mais robustas levam um pouco mais de tempo para sumir: uns quatro dias. Mas, mesmo com esse prazo maior para o rosto ficar lisinho, textura e aparência já melhoram bastante, o que me deixa bem feliz.” – Letícia Homsi

7. Epiduo pomada em gel Galderma – $$$$$

A pomada é formulada com adapaleno, componente com atividade anti-inflamatória eficaz no tratamento das lesões inflamatórias de cravos e espinhas. Com cerca de 1 a 4 semanas de tratamento, é possível notar os primeiros sinais de melhora.

“As marquinhas de acne estão mais suaves, o que deixa a aparência da pele mais uniforme. Os cravinhos do nariz reduziram bastante, os poros estão mais fechados e a pele parece mais lisa. Ele deu fim nas espinhas existentes e, durante o tempo de uso, tem controlado o surgimento de novas, inclusive no período crítico, que é antes da menstruação.” – Ju Lopes

Continua após o anúncio

Anotou as dicas? Vale ressaltar a importância de consultar um(a) dermatologista para uma avaliação e prescrição do melhor tratamento para cada caso.

Como usar pomada para espinha na sua rotina

A seguir, selecionamos vídeos que mostram dicas de como usar a pomada no seu dia a dia com praticidade. Acompanhe!

Experiência com pomada para espinha

Aqui, a vlogueira Alleane Calazans dá dicas de uso, conta as suas experiências com a pomada e faz um alerta importante sobre a automedicação. Vale a pena conferir!

Aplicando pomada para manchas e espinhas

A Minancora é uma pomada muito usada para reduzir as espinhas e clarear a pele. Aprenda como usá-la e confira dicas assistindo ao vídeo!

Pomada caseira de arroz

Nesse vídeo, você aprende a fazer uma pomada natural que promete reduzir manchas causadas pela acne. Acompanhe o passo a passo e veja como aplicar!

É importante manter os cuidados diários com a pele, além de ter uma alimentação saudável. Assim, é possível prevenir as espinhas e ter uma pele bonita. Aproveite e confira dicas de máscara para tirar cravos e mantenha a sua pele limpa e radiante!

Assuntos: Como usar, Pele