Dicas e cuidados essenciais em uma rotina de skincare para pele oleosa

Escrito por
Em 02.03.21

iStock

Por                                
Em 02.03.21

Manter um skincare para pele oleosa ajuda a evitar a oleosidade excessiva, como também colabora para uma pele mais saudável. Conversamos com a dermatologista e tricologista Joana D’Arc Diniz (CRM: 67786-8 RJ), Diretora Científica da Sociedade Brasileira de Medicina Estética e da Sociedade Brasileira do Cabelo (RJ), que nos explicou todos os cuidados essenciais. Acompanhe!

Continua após o anúncio

Índice do conteúdo:

Rotina de skincare para pele oleosa passo a passo

iStock

Ao descobrir o seu tipo de pele e investir em cuidados específicos, a diferença na textura, na beleza e na saúde da sua pele são notáveis. Por isso ter uma rotina de skincare é tão importante.

Você deve usar produtinhos específicos, oil free e que ajudem a deixar a oleosidade de fora durante todo o seu dia, seguindo os passos que incluem limpeza, hidratação e proteção solar. Joana indicou um passo a passo completo, com o intuito de te auxiliar a manter um skincare para pele oleosa diurna e noturna. Confira, a seguir, todos os detalhes!

Rotina diurna

  • Higienizar a pele: “para remover sujidades do contato com a roupa de cama e, até mesmo, restos de cremes aplicados à noite, além da secreção sebácea produzida. Indico água micelar por ter um pH suave, sem agredir a pele”, explica.
  • Lavar o rosto com sabonete específico para pele oleosa: de acordo com a dermatologista, os sabonetes específicos para pele oleosa podem conter niacinamida, que controla a secreção sebácea e a proliferação bacteriana, e ácido salicílico, que remove as células mortas da camada superficial da pele, controlando também a produção sebácea. “O ácido salicílico pode ser usado em diferentes concentrações, conforme o grau de oleosidade da pele e a quantidade de espinhas ou cravos. Em geral, pela manhã, a pele está mais limpa e hidratada, motivo pelo qual prefiro prescrever sabonetes com concentrações mais baixas de ácido salicílico”, comenta.
    Outro agente que o sabonete pode conter é o ácido glicólico, responsável por promover a renovação celular, removendo as células mortas da superfície. “Isso permite uma superfície mais homogênea da pele, sem tantas alterações de relevo, e evita obstrução dos poros. Interessante em peles mais espessas”, afirma.
  • Hidratar a pele: a dermatologista explica que devemos nos preocupar com o pH do hidratante e os princípios ativos da formulação. “Dou preferência a produtos com base em sérum. Para peles muito oleosas, existe no mercado associação de ácido salicílico com vitamina C, capazes de hidratar e controlar excesso de oleosidade”.
    A dermatologista lembra também que a pele oleosa não deve ser ressecada em excesso, para evitar o efeito rebote na produção de sebo. Outro componente que o seu hidratante pode conter são os prebióticos: eles auxiliam na manutenção e no equilíbrio da flora bacteriana da pele, impedindo a formação de espinhas ou lesões na pele.
  • Usar protetor solar: “existem no mercado protetores solares com tecnologia para controle da produção sebácea por algumas horas. O veículo do protetor também é importante para a pele oleosa. Eles devem ser preferencialmente em bases aquosas, aquagel, gel ou sérum”, esclarece. Após os passos diurnos, você pode começar a sua rotina de maquiagem. Joana comenta que geralmente indica filtro solar em pó para que possa ser reaplicado durante o dia.

Rotina noturna

  • Higienizar a pele com água micelar ou demaquilante: é a hora de retirar completamente toda a make! Usar o demaquilante bifásico é importante, caso você use maquiagem resistente à água, por exemplo.
  • Usar sabonetes faciais mais concentrados: à noite é aquele momento em que você pode usar sabonetes faciais com concentrações mais elevadas de ácido salicílico ou de ácido glicólico. “Gosto muito do emprego de mentol nas formulações de sabonetes faciais, porque causa refrescância na pele”, complementa.
  • Aplicar água termal ou tônico facial: produtos indicados para restauração do pH da pele, proporcionando ação calmante e cicatrizante.
  • Momento da renovação celular da pele com a hidratação: “aqui, entram as fórmulas que contenham ácido retinoico e seus derivados para uma pele mais madura e ácido glicólico, os clareadores, em caso de peles com manchas. Hoje conseguimos colocar vários princípios ativos de funções diferentes em uma mesma formulação, otimizando e somando os benefícios de cada um deles para a pele. Então é possível controlar a oleosidade, tratar manchas, hidratar e estimular renovação para obter uma pele mais limpa, saudável e rejuvenescida”, conclui.

Além de ter essa rotina completa, separamos outros cuidados que são incríveis para o skincare da sua pele. Acompanhe!

Dicas de cuidado para pele oleosa

A primeira dica é manter um cronograma de cuidados durante a manhã, a tarde e a noite. Os cuidados da manhã começam com os passos que enumeramos acima, os da tarde são relacionados à reaplicação do protetor solar (que pode ser em pó) e, à noite, você pode continuar com a sua rotina bem organizada. Anote aí outras dicas!

Lavar bem o rosto de manhã e à noite

Coloque em prática esta dica da dermatologista no seu skincare para pele oleosa: “caso pratique esportes e transpire muito, pode lavar sempre após, dando preferência a sabonetes mais suaves, evitando ressecamento em excesso. Por isso também gosto de indicar que alterne sabonetes: os sabonetes faciais em barra ou líquidos costumam ter formulações diferentes em concentração de ácido. Pela manhã e durante o dia, sabonetes mais suaves. À noite, sabonetes com concentrações mais elevadas.”

Atenção para temperatura da água ao lavar corpo e rosto

Sabia que as altas temperaturas favorecem o aumento da secreção pelas glândulas sebáceas? E isso é o que pode causar mais cravos e espinhas, influenciando no aspecto da sua pele. Então fique de olho!

Manter uma alimentação equilibrada e saudável

Ter uma alimentação saudável ajuda a controlar a flora intestinal e tem efeitos positivos para a pele. Além disso, fuja dos alimentos inflamatórios, porque eles pioram o quadro de oleosidade da pele, favorecendo a contaminação e o aparecimento de acne.

Continua após o anúncio

“Alimentos ricos em vitaminas, minerais, com ação antioxidante, são muito bem-vindos na dieta. Evitar açúcar industrializado, alimentos com alto índice glicêmico e carboidratos em excesso, já que eles são potentes inflamatórios do organismo e aumentam a secreção sebácea. Hidratação do organismo é fundamental para o bom funcionamento, portanto água é muito bem-vinda”, conclui.

Uso oral e tópico de probióticos

De acordo com a dermatologista, o uso oral dos probióticos ajuda na flora intestinal, o que influencia no bom funcionamento de todo o organismo. “Existem hoje nutracêuticos com probióticos, vitaminas e minerais que podem ser prescritos para uso oral diariamente e ajudam no controle da inflamação e da acne, além de melhorarem a oleosidade.”

Para uso tópico, vale muito a pena procurar produtos que tenham concentrações de prebióticos para auxiliar na proteção contra as bactérias.

Filtro solar com cor

“Os protetores solares com cor são superiores no auxílio à fotoproteção, repelindo mais a radiação solar sobre a pele. Basta indicarmos o melhor veículo para pele oleosa”, recomenda.

Máscara facial uma vez por semana

A dermatologista nos contou que, no dia a dia da rotina facial, ela costuma estabelecer 4 passos, mas, uma vez por semana, pode ser indicada uma máscara facial. Essa máscara entra no passo 3, seguida da hidratação e do protetor solar.

Lembre-se também de tomar cuidado com medicamentos que aumentam a oleosidade e a produção sebácea, bem como evitar a ingestão excessiva de complexos de vitamina B e anabolizantes, porque esse último ocasiona o aumento dos hormônios masculinos e, consequentemente, a oleosidade. Que tal agora saber mais sobre os produtos para o seu tipo de pele? Confira a seguir!

Os melhores produtos de skincare para pele oleosa

Conheça agora os produtos queridinhos pelas blogueiras, youtubers e especialistas em beleza, que auxiliam muito nos cuidados com a pele oleosa!

1. Tônico Actine Darrow Loção Adstringente – $$

Contém ativos dermoenergizantes, como a água de hamamelis, que ajuda a reduzir a oleosidade. Tem também ácido glicólico e salicílico, agindo contra a acne. Um poderoso tônico para purificar e melhorar a textura da pele.

“Já nos primeiros dias de uso, eu comecei a sentir uma ação anti-inflamatória. Aquelas espinhas, principalmente as da testa, foram desinflamando.” – Dúvidas de Beleza

2. Água Micelar Purified Skin Neutrogena – $$

Um produto que promete ajudar no controle da oleosidade e retirar maquiagem, inclusive à prova d’água. Ele auxilia na desobstrução dos poros e é bem refrescante.

Continua após o anúncio

“Eu acho que, de fato, é um produto que funciona super. Limpou tudo, gente, até os cantinhos embaixo dos meus olhos, que estavam com bastante maquiagem. Tirou tudo.” – Leticia Rodrigues Blog

3. Gel de Limpeza Facial Normaderm Phytosolution Vichy – $$

Produto indicado para pele mista e oleosa, que oferece uma limpeza profunda, agindo contra a formação de cravos e espinhas. Limpa de maneira eficaz, mas sem deixar ressecado, e diminui a oleosidade, além do brilho excessivo.

“Uma fórmula enriquecida com minerais e probióticos, que vai ajudar a remover a sujeira da pele e também a oleosidade.” – Carol Ramos

4. Protetor Solar Facial FPS 50 Anasol – $$

Um protetor solar com fator de proteção 50 que é baratinho e oil free com toque seco, deixando a pele sequinha, mas consegue manter a hidratação. Seus ativos, como aloe vera, argila e vitaminas, tornam-no ainda mais interessante.

“Achei este uma boa proteção solar mais em conta. Ele contém bons ativos e um preço justo – entrega o que promete.” – DrasDupin

5. Protetor Solar com Cor UV Defender Antioleosidade L’Oréal Paris – $$

Na versão anti-oleosidade com cor, esse protetor tem 3 tonalidades e oferece proteção solar fator 60. Ele também tem ação antifotoenvelhecimento, que te ajuda a prevenir rugas, linhas de expressão e manchas solares.

“Outro fato muito importante é que ele já secou, assim, 100% no meu rosto. É realmente essa sensação de que a pele absorveu completamente.” – Bianca Camargo

6. Hidratante Facial Hydro Boost Water Gel Neutrogena – $$$

Aquele hidratante perfeito para pele oleosa, com textura levinha em gel. Fica sequinho, absorve na pele e ajuda a disfarçar os poros. Pode ser usado, inclusive, antes da maquiagem.

“A textura dele é muito fácil de espalhar, parece que até passei um primer. Ele fecha os poros, deixa tudo lisinho, dá um leve efeito blur, hidrata e ainda deixa a pele sequinha. É tudo o que quem tem a pele oleosa quer.” – Carol Monteiro

7. Sérum Anti-idade Pele Oleosa Effaclar La Roche-Posay – $$$$

Esse sérum é ótimo para prevenir os primeiros sinais da idade, formulado especificamente para pele oleosa. Com água termal de La Roche-Posay e associação de ácidos, ele hidrata sem pesar a pele oleosa e ajuda a reduzir os poros.

Continua após o anúncio

“A pele absorve super-rápido. Você não tem a sensação de oleosidade na pele. Você não sente que a sua pele fica peguenta. Eu acho que isso é um ponto muito importante para quem tem pele oleosa.” – Marcella Rovito

Como vimos, cuidar do corpo de dentro para fora é um aprendizado que devemos colocar em prática no nosso dia a dia. Falando nisso, há alimentos contra a oleosidade e o ressecamento da pele que, inclusos na sua rotina, tornam-se aliados no controle da produção excessiva de óleo!