Jane Campion é a terceira mulher a ganhar a categoria de Melhor Direção

A diretora é a única mulher a ser indicada ao prêmio de Melhor Direção mais de uma vez na história do Oscar

Publicado por                                
Em 28.03.22 às 17:54

Reprodução | © A.M.P.A.S

Por
Em 28.03.22 às 17:54

A diretora de filmes neozelandesa, Jane Campion, foi a terceira mulher a ganhar um Oscar na categoria de “Melhor Direção” de cinema em 94 anos de cerimônia. Neste ano, seu filme Ataque dos Cães foi indicado em 12 categorias, sendo o longa-metragem mais indicado a categorias do ano, inclusive na categoria de Melhor Filme, mas o vencedor da noite foi No ritmo do coração.

Publicidade

Campion faz história ao ser a primeira mulher indicada duas vezes na categoria de Melhor Direção, entretanto ganhou apenas agora no ano de 2022. Já em 1994, Jane ganhou o Oscar pelo filme O Piano (1993) na categoria de Melhor Roteiro Adaptado. Além desse feito, a cineasta foi a primeira da história a receber a Palma de Ouro do Festival de Cinema de Cannes.

A cerimônia, pela primeira vez, elegeu mulheres como melhores diretoras duas edições consecutivas. No ano passado (2021), a vencedora do prêmio foi Chloé Zhao pelo filme Nomadland.

Vale ressaltar que a cineasta não produziu somente esses dois filmes, ela conta com uma filmografia com dezesseis títulos. Aos 67 anos, Jane traz um resquício de representatividade feminina a uma cerimônia criticada justamente pela falta de representatividade de modo geral.

Representatividade feminina nas edições do Oscar

É importante destacar que, em 94 anos de evento, houve apenas duas indicações de mulheres para a categoria de Melhor Direção de Fotografia. A primeira mulher indicada para categoria foi a americana Rachel Morrison, em 2018, por Mudbound – Lágrimas Sobre o Mississippi. Até o momento não há nenhuma ganhadora mulher nessa categoria.

Para a categoria de Melhor Direção temos um histórico com apenas 8 mulheres indicadas, mas somente 3 ganharam nessa categoria. Para a categoria de melhor filme, até o momento foram indicados 18 filmes em que mulheres são diretoras, mas apenas três mulheres levaram para casa a estatueta.

O Oscar, principal premiação de cinema em Hollywood, acontece há 20 décadas no Teatro Dolby, em Los Angeles. E neste ano contou com 3 apresentadoras, cada uma delas foi responsável por cada “ato” da premiação. Para estrelar essas apresentações, foram chamadas as atrizes e comediantes Amy Schumer, Wanda Sykes e Regina Hall. Essas mulheres, inclusive, fizeram uma piada falando que era mais barato contratar as três ao invés de um homem.