Dicas de Mulher Dicas de Casa

Como limpar cortinas, persianas, tapetes e carpetes

Aproveite estas dicas e mantenha a limpeza destes itens de decoração sempre em dia para evitar alergias e outros problemas respiratórios

em 16/05/2016

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

Ter uma casa limpa e bem arrumada é algo almejado por muita gente que adora ver tudo “brilhando”. Manter móveis, piso e cômodos limpos não é tarefa fácil, ainda mais quando há a presença de cortinas, persianas, tapetes ou carpetes nestes locais. Estes itens necessitam de certos cuidados para que o lar esteja sempre em ordem.

Estas peças podem ter vida longa, se sua manutenção for frequente e a limpeza for realizada de forma correta. Apesar de haver muitas empresas especializadas que realizam este serviço, manter cortinas, carpetes, persianas e tapetes limpos é uma tarefa simples e que pode ser feita por você sem muitas complicações.

Para Ricardo Monteiro, gerente operacional da Quality Lavanderia, estes itens necessitam de limpeza frequente, pois acumulam ácaros e poeiras, propiciando riscos para a saúde dos moradores da casa e favorecendo o surgimento de alergias ou mesmo colaborando para o agravamento delas. Para isso, o profissional forneceu as seguintes dicas e orientações para manter estes itens sempre limpos:

Como limpar cortinas

Ao lavar as cortinas, o profissional orienta a deixa a cortina de molho duas vezes, sendo 40 minutos cada molho, o que facilitará sua limpeza. Segundo ele, devemos nos atentar aos tecidos próprios para lavagem à máquina, pois as cortinas de poliéster e algodão são pesadas e podem sobrecarregar o eletrodoméstico. Quanto a frequência de limpeza, “o ideal é que as cortinas sejam lavadas pelo menos a cada seis meses. E, para mantê-las limpas por mais tempo, passe o aspirador uma vez por semana”, acrescenta Ricardo.

Passo-a-passo para limpar cortinas

O vídeo a seguir demonstra o jeito mais indicado para a lavagem de cortinas com ilhós utilizando a máquina de lavar roupas:

Como limpar persianas

Ricardo orienta que a limpeza de persianas seja feita diariamente, podendo ser limpas com um pano úmido ou espanador para facilitar a retirada do pó. Outra possibilidade seria utilizar um aspirador de pó com bocal pequeno, de preferência em forma de “T” nos dois lados da mesma. O ideal é contratar uma empresa especializada em lavagem deste tipo de cortina a cada dois anos.

Passo-a-passo para limpar persianas

No vídeo abaixo, a profissional Irene Loureiro demonstra como deve ser realizada a limpeza das persianas utilizando um aspirador de pó:

Como limpar persiana de alumínio

Neste tutorial, a blogueira Jennyfer orienta a lavagem de persianas de alumínio, realizando uma lavagem mais completa da mesma.

Como limpar tapetes

O profissional informa que a limpeza de tapetes é simular à das cortinas: devem ser limpos frequentemente utilizando um aspirador de pó, e a cada 6 meses é indicado uma lavagem por uma empresa especializada. Se houver derrubado algo, aplique pressão com um pano limpo se for resíduo líquido, ou aspire o local no caso de resíduos sólidos.

Passo-a-passo para limpar tapetes

Aqui, a decoradora Flávia Ferrari dá dicas na hora de fazer uma limpeza mais profunda no seu tapete utilizando uma receita caseira:

Como tirar manchas do tapete

Já neste vídeo, a blogueira Daniela ensina uma mistura para tirar manchas antigas, renovando o visual do seu tapete:

Como limpar carpetes

Assim como os tapetes, Ricardo indica aspirar o carpete regularmente. Vale ressaltar que manchas devem ser limpas no momento que ocorrem para que o carpete não seja danificado permanentemente. Uma boa dica é aplicar vinagre na mancha e limpar com um pano. Para uma limpeza profunda é necessário contratar o serviço de empresa especializada.

Como aspirar pelos de animais no carpete

Neste vídeo, a blogueira Verlene ensina como aspirar pelos de animais no carpete e ainda deixar um cheiro agradável no ambiente:

Em caso de dúvidas quanto à limpeza, vale a pena contratar uma equipe profissional. Assim você garante a durabilidade da sua peça.

5 dicas para evitar sujeira em tapetes, carpetes, cortinas e persianas

Prevenir é sempre melhor do que remediar e no caso das cortinas e tapetes isso também é válido. Veja como evitar as sujeiras e manter tudo limpo por mais tempo:

  1. Como a maioria das cortinas ficam expostas ao sol, suas fibras ficam muito fragilizadas, então, não é recomendado esfregar demais o local com a mancha pois o tecido pode se romper. Neste caso, é indicado o uso de um forro em PVC para proteger o tecido fina das cortinas da poeira e facilitar a limpeza.
  2. Para evitar manchas no carpete em ambientes de frequente movimento, é recomendado o uso de passadeira ou protetores de tapetes de plástico. Assim não será necessário limpar manchas devido ao tráfego intenso destas áreas.
  3. O aspirador de pó é o seu melhor amigo. Use-o repetidamente para manter estes itens sempre limpos e evitar o acúmulo de sujeiras mais pesadas.
  4. Utilizar um pincel limpo e mole pode facilitar a limpeza de persianas. Basta passar por entre suas lâminas e o pó sairá facilmente.
  5. Para tirar manchas ou cheiro ruim de tapetes e carpetes, utilize uma mistura de vinagre e água. Encha um borrifador com partes iguais dos dois produtos e pulverize sobre as áreas que precisam de maior atenção, cuidando para não deixar a área encharcada, já que umidade em excesso pode criar mofo.

Seja utilizando recursos como aspirador de pó ou vinagre, ou mesmo contratando o serviço de uma empresa especializada, o cuidado com estes itens decorativos é imprescindível para manter a casa bela, organizada e a saúde em dia.

Curta nossa página no Facebook
Comentários
Dicas relacionadas