Como dar a volta por cima após o término do relacionamento

Aprenda a superar o fim de um relacionamento para voltar à ativa

Por Carolina Werneck
Atualizado em 07/06/2013 17:25
como dar a volta por cima apos o termino do relacionamento Como dar a volta por cima após o término do relacionamento

Foto: Thinkstock

Panela de brigadeiro nos braços, um filme no DVD – de preferência romântico e bem meloso, pijama, cabelo amarrado de qualquer jeito em um rabo-de-cavalo e uma pilha de lenços sujos bem ao lado. Seria cômico, se não fosse trágico. Embora a visão de uma mulher recém-solteira seja quase um clichê de comédia romântica hollywoodiana, terminar um relacionamento nada tem de engraçado.

Para as mulheres essa normalmente é uma fase de introspecção e redescoberta de si mesma como um ser humano independente e livre. Enxergar-se isolada do outro pode ser difícil e até mesmo triste, é complicado reaprender a ser autossuficiente, depois que passamos um determinado tempo dividindo nossas vidas com outras pessoa. Complicado, mas necessário. Confira nossas dicas para se recuperar rapidinho de um relacionamento malsucedido.

Chore

Este é o primeiro passo para a cura do período de luto, então não queira parecer forte. Você não vai conseguir superar a perda se escondendo dela, então prepare a caixinha de lenços e comece a jogar para fora o que está te fazendo mal.

Foi ruim, está doendo e o choro, mais que um direito, é uma necessidade nesse momento. Chore mesmo, lave a alma, mas atenção: não perturbe suas amigas com o chororô, porque a ideia não é fazer drama, colocar-se no papel de vítima ou pedir conselhos. Você não precisa de conselhos, você precisa se desintoxicar desse amor.

Reserve alguns dias para se permitir essa tristeza, mas estabeleça um prazo – algo entre três dias e uma semana. Prazo esgotado, lave o rosto e se dedique aos próximos passos.

Corte laços

Não é fácil, mas é o melhor a ser feito. Passado o vale de lágrimas, dê um jeito de devolver todos os pertences do ex que ainda estejam com você, além de recuperar coisas suas que, eventualmente, tenham ficado com ele. Sim, todos, sem resmungar. Se possível, faça isso através de outra pessoa. Quanto menos vocês se encontrarem, melhor.

Algumas mulheres podem ter a sensação (falsa) de que encontrar o ex-namorado fará com que ele repense a decisão do término. Essa estratégia, além de ineficiente, pode se voltar contra você, que certamente não quer ver o gato com outra pessoa tão cedo. Exclua-o do Facebook, do MSN, do Twitter, enfim, exclua possibilidades de se magoar ainda mais.

Valorize-se

Se possível, vá às compras. Escolha roupas novas, um livro que você queira há muito tempo, um sapato lindo, itens de maquiagem ou todas as alternativas. O importante é lembrar-se do quanto você é maravilhosa por ser quem é. Se o cara não enxergou isso, o problema é dele, haverá quem enxergue.

Dedique tempo a si mesma, faça as unhas, assista um programa que goste na televisão, saia com as amigas se sentir vontade, passe um fim de semana inteiro sem fazer nada especificamente. Você tem que ser a pessoa mais importante do mundo.

Não caia em tentação

Algum tempo depois do término, é normal que você sinta vontade de procurar seu ex, mas tente evitar. Telefonemas, mensagens e encontros “casuais” (sim, vai dar para notar que foi planejado) podem trazer falsas esperanças e causar um sofrimento desnecessário. O mais difícil você já fez, então não jogue todo o trabalho no lixo.

Resista, também, a atender os telefonemas que ele possa vir a te fazer. Atendê-los é assumir o risco de voltar a se magoar, porque há grandes chances de o cara só querer uma ficada e nada mais. Pese as opções e decida se vale a pena arriscar.

Todas essas atitudes são maneiras de iniciar uma reação ao término e preparar seu emocional para voltar a viver como uma mulher solteira e autoconfiante. Você não precisa se jogar na balada, mas deve retomar atividades que te fazem mais feliz. Enfim, tenha em mente que términos são inevitáveis. Encare-os, supere e se sinta melhor, no fim de tudo.