Término de namoro: dicas para superar e te ajudar a passar por isso

Escrito por
Atualizado em 20.05.20

iStock

Os relacionamentos amorosos são parte importante de nossas vidas, por isso o fim deles pode trazer frustração, baixa autoestima e até nos deixar “sem rumo”. Mas, calma! Conversamos com a psicóloga Sandra Escame, que nos deu dicas do que fazer diante de um término de namoro. Confira o que separamos para te ajudar:

Continua após o anúncio

Índice do conteúdo:

Como superar o término de namoro de forma saudável

iStock

Sabemos o quanto um término pode ser doloroso, por isso trouxemos dicas que podem te ajudar a passar por isso da melhor forma. Levanta a cabeça e vem com a gente!

Aceite o fim

A primeira dica é simples, mas muito importante! Se vocês optaram pelo fim da relação, respeite a decisão. Sandra afirma: “ser persistente é diferente de ser inconformado”.

Faça algo novo

Por que não sair da zona de conforto e encontrar uma atividade diferente? É momento de se redescobrir!

Um fim também é um começo

Tenha em mente que novas coisas e pessoas podem acontecer em sua vida, se você permitir.

Não exista porque o outro existe

Sandra aponta a importância de manter outros objetivos de vida além do relacionamento. Superar o término tende a ser mais difícil nos casos em que há uma dependência do parceiro ou parceira.

Mantenha suas atividades

Durante o relacionamento (e após o término também), não deixe de ter seus projetos pessoais, hobbies, esportes… Isso te ajuda a não depender do outro.

Não se afaste

Sandra afirma que, ao entrar em um relacionamento, geralmente cometemos o erro de nos afastar das pessoas que compõem nossas redes sociais de apoio. Isso faz com que nos sintamos sozinhos, especialmente após o término. Por isso, tente não se afastar dos amigos e família durante a relação.

Continua após o anúncio

Trabalhe o autoconhecimento

O término é um momento de questionar suas necessidades, desejos, escolhas… Se conheça!

A vida continua

Se quiser ficar um tempo “curtindo” seu luto, tudo bem. Mas não faça isso por muito tempo! Sandra indica que, mesmo sem vontade, você deve procurar se apropriar daquilo que te pertence e sobre a qual você tem controle: sua vida!

Invista em autocuidado

A pessoa mais importante da sua vida é você! Por isso, tenha uma rotina de autocuidado: faça aquilo que você gosta e que eleva sua autoestima.

Se preciso, procure ajuda

Não hesite em pedir ajuda! “Um profissional pode te ajudar a entender e conseguir fazer os ítens acima!”, comenta a psicóloga.

O término de namoro é um momento difícil, mas o tempo e essas dicas vão te auxiliar no processo de superação. Lembre-se de focar no que mais importa: você!

5 coisas para não fazer depois do término de namoro

Certo, e o que não devo fazer após o término? A gente te ajuda! Dá uma olhada nessas dicas da psicóloga Sandra Escame:

  1. Não saia em busca de outro relacionamento: embora exista a teoria de que um amor se cura com outro, Sandra explica que não é o momento de investir em outra pessoa, mas em você mesma!
  2. Não fique procurando saber da vida do outro: pode ser difícil não sentir raiva, mas evite alimentar esse sentimento. Sandra diz: “a raiva (mais do que o ódio) não nos permite esquecer alguém!”
  3. Não procure culpados: a “falência” de um relacionamento é, geralmente, responsabilidade de ambos, então não gaste sua energia procurando culpados.
  4. Não se prenda ao passado: evite ficar se lamentando pelo que passou. Foque naquilo que você pode e quer fazer agora.
  5. Não sufoque os sentimentos: procure entender o que você está sentindo. É um momento de reflexão, e isso pode te ajudar a se conhecer melhor.

O que está esperando para colocar as dicas em prática? Término de namoro é um momento delicado, por isso comece já a investir mais em si mesma! Se não estiver conseguindo lidar com isso, não hesite em buscar ajuda profissional.

Vídeos para entender mais e lidar com a situação

Separamos vídeos que podem te ajudar a compreender melhor essa fase e colocar a teoria em prática. Algumas dicas e experiências podem te ajudar. Não deixe de conferir!

Dicas importantes para o fim de um relacionamento

Aqui, você encontra uma psicóloga dando 7 dicas de como lidar da melhor forma com um término de namoro. Confira!

Continua após o anúncio

Como agir após o término de namoro

Conheça as fases que você vai encontrar após o término e saiba como agir. A psicóloga Anahy D’Amico te ajuda a entender esse momento difícil e como ele pode te ajudar a amadurecer.

Não é o fim: saiba recomeçar

Por que não conhecer a experiência de alguém que passou pelo término de namoro? Além disso, veja ideias e pensamentos que podem te mostrar outra forma de enxergar o fim da relação. Vem conferir!

Viu só como você pode superar o término de namoro? Coloque as dicas em prática e cuide de você mesma e da sua saúde mental. Você merece ser feliz!