Tâmara: 7 motivos para incluir essa fruta no seu cardápio agora mesmo

Fruta de sabor adocicado, é excelente fonte de vitaminas e sais minerais, sendo uma boa opção para substituir o açúcar em receitas

Escrito por Ana Kordelos

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Fruta com origem provável na zona desértica do norte da África, a tâmara é cultivada há séculos, possuindo sua área natural de distribuição ainda desconhecida. De cor avermelhada e polpa fibrosa, é originada da tamareira, um tipo de palmeira que pode alcançar 25 metros de altura, com folhas atingindo até três metros de comprimento.

Segundo o nutricionista Marcelo Langsdorff, as tâmaras são conhecidas por serem excelentes fontes de vitaminas e sais minerais, dentre eles a vitamina A e K, tiamina, riboflavina, niacina, ácido fólico, fibras, potássio e cobre.

Altamente nutritiva, esta fruta ainda possui propriedades energéticas, sendo considerada um alimento básico na cultura árabe, a qual pode ser consumida de formas variadas.

Apresentando cerca de 28 variedades, sua versão fresca apresenta quantidades entre 20 a 36 % de açúcar, enquanto a fruta seca eleva o nível de açúcar para 55 a 80 %. Na gastronomia, as duas versões são utilizadas, porém a fruta seca conquista mais espaço devido ao seu sabor adocicado mais acentuado.

7 benefícios da tâmara

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Não é só pelo seu sabor que esta fruta vem ganhando cada vez mais adeptos. Possuindo vitaminas, sais minerais e proteínas, confira a seguir alguns dos seus maiores benefícios segundo o nutricionista:

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1. Ajuda no combate da anemia: “ela é rica em ferro, e seu consumo associado a uma alimentação saudável ajuda no processo de restabelecimento de nutrientes essenciais para o organismo”, revela.

2. Regula o intestino: segundo Marcelo, dentre os benefícios da tâmara, um dos mais marcantes é o fato de que ela regula o intestino, combatendo e eliminando a prisão de ventre.

3. É uma ótima fonte de energia: como é rica em hidratos de carbono simples e complexos como frutose e glicose, os quais são metabolizados vagarosamente pelo organismo, proporciona energia suficiente para a realização de atividades físicas.

4. Promove o fortalecimento dos ossos: “por conter quantidades significativas de manganês, selênio, cobre e magnésio, promove uma melhoria na saúde dos ossos, fortalecendo-os”, explica o profissional.

5. Auxilia no controle da pressão arterial: devido a presença de magnésio e potássio, a fruta auxilia as funções cardiovasculares. “Sendo assim, ingerir essa fruta pode prevenir doenças obtidas através de descontrole de pressão arterial, como acidentes cardiovasculares”, esclarece o nutricionista.

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6. Ação antioxidante e anti-inflamatória: segundo Marcelo as tâmaras podem prevenir resfriados, já que são ricas em vitaminas essenciais como o ácido ascórbico, intimamente ligado ao sistema imune por seu poder antioxidante.

7. Auxilia no combate à acne: segundo o profissional, esta fruta contém altas doses de vitamina A, conhecida como retinol, um ótimo coadjuvante no combate à acne.

Formas de consumo

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“Ela pode ser ingerida fresca, mas também pode ser usada na versão seca, como as ameixas e passas, por exemplo. No entanto, consumir desta forma faz com que muitos dos seus benefícios se percam”, alerta Marcelo.

Segundo recomendações do profissional, as tâmaras podem ser ingeridas uma vez ao dia, sem excesso, com uma porção de no máximo três unidades, devido a possuírem alto teor de açúcar, onde seu excesso “não é recomendável para quem está fazendo uma dieta”, complementa.

Também disponível na versão xarope ou mel, pode ser utilizado para adoçar receitas, substituindo o uso do açúcar.

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Receitas deliciosas com tâmaras

A tâmara vem ganhando cada vez mais espaço para quem busca uma alimentação saudável, com nutrientes variados. Confira a seguir uma seleção de deliciosas receitas utilizando esta fruta:

Bolos

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1. Bolo de Tâmara: para esta receita, a tâmara seca sem caroço foi a eleita. A semente de girassol adiciona crocância ao prato e a farinha de sarraceno garante uma receita sem glúten, ideal para celíacos ou pessoas que fazem uma dieta com restrição a este ingrediente.

2. Bolo prestígio com tâmara: receita funcional, substitui o açúcar refinado pela tâmara. Esta também é uma receita sem glúten, a qual utiliza uma mistura de farinha de coco e farinha de arroz para substituir a tradicional farinha de trigo. Sem lactose, o leite utilizado é o vegetal, feito a partir de amêndoas.

3. Bolo de pera e tâmara: bolo de fácil preparo, é preparado com um mix de farinhas, dentre elas a farinha de trigo comum, farinha de aveia e a farinha de trigo integral, garantindo mais nutrientes para o prato. As tâmaras sem caroço devem ser picadas e adicionadas à massa do bolo. A quantidade de pera indicada é de duas unidades e a temperatura ideal para o forno é de 220 °C .

4. Bolo de cacau, amêndoas e tâmara: receita funcional, é uma boa pedida para garantir energia para quem pratica atividades físicas. Com ingredientes proteicos, leva em sua massa ovos, farinha de amêndoas, farinha de aveia, açúcar de coco, cacau em pó, purê de abóbora, mel, leite de amêndoas e óleo de coco.

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5. Lumperjack cake: bolo originário de um famoso restaurante em São Francisco, aqui ganha uma nova versão ao ter alguns de seus ingredientes substituídos por opções mais saudáveis. Além das tâmaras, ainda leva açúcar de coco para ajudar a adoçar. Ideal para intolerantes, é feito com uma mistura de farinha sem glúten com farinha de castanha de caju.

6. Muffin de tâmara: e que tal deliciosos muffins utilizando a fruta para o café da tarde? Para a massa, farinha de trigo, açúcar, canela, sal, noz moscada, um ovo batido, óleo, leite e 1 xícara de tâmaras picadas. Fica pronto em apenas 20 minutos de forno.

Docinhos

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7. Bombom de tâmara: com apenas dois ingredientes, a tâmara e chocolate com 70% de cacau, este bombom é prático e muito saboroso. Para prepará-lo, basta hidratar as tâmaras em água mineral por cerca de 4 horas e processá-las em um mixer. Por fim, molde a massa em bolinhas e mergulhe-as no chocolate derretido em banho-maria.

8. Brigadeiro de tâmara: receita sem glúten e sem lactose, a massa é preparada ao processar as tâmaras sem caroço com a manteiga de amêndoas, as nozes e o coco ralado em um processador, até que vire uma pasta. Adicione manteiga derretida, canela e cardamomo. Agora é só moldar o brigadeiro, passar no coco ralado e ele está pronto para ser degustado. Uma outra opção é adicionar cacau em pó para dar aquele gostinho de chocolate.

9. Brigadeiro de tâmara e castanha de caju: receita crudívora e vegana, utiliza como ingredientes tâmaras sem caroço, castanha de caju demolhadas durante uma noite, cacau em pó e uma pitada e canela. Basta bater todos os ingredientes no processador de alimentos e moldar os brigadeiros.

10. Trufa de tâmaras com cacau e nozes: de preparo simples e utilizando poucos ingredientes, esta receita surpreende quem a prova. Ótima opção para um lanchinho rico em nutrientes e oleaginosas, leva os seguintes ingredientes: tâmaras sem caroço, nozes, cacau em pó e essência de baunilha. Mais prática, impossível.

11. Trufa de tâmara com coco: aqui, para facilitar o processamento das tâmaras, o ideal é deixá-las de molho por cerca de 2 horas antes de seu preparo. Para prepará-la, adicione as tâmaras, o coco e o chocolate com cacau 70% derretido no processador, até que vire uma pasta fácil de ser moldada.

12. Docinho de tâmara com ameixa: ótima opção para ajudar a regular o intestino, esta receita leva ainda a ameixa preta, rica em fibras e nutrientes, possuindo função antioxidante. Além das duas frutas, seu preparo demanda ingredientes como farinha de castanha de caju, água mineral e mix de cereais.

13. Brownie de café e tâmara: pronta em cerca de trinta minutos, é a opção ideal para servir à visita de última hora. Utiliza café, chocolate meio amargo, manteiga sem sal, açúcar orgânico, ovos, farinha de trigo e tâmaras sem caroço picadas.

14. Barrinhas de bolo de cenoura: uma boa ideia para os amantes do bolo de cenoura é fazer esta versão em barra, podendo tê-las sempre à mão quando bate aquela vontade de comer um doce. Dentre seus ingredientes, destacam-se o uso do purê de maçã, conferindo maciez ao petisco e especiarias como a noz moscada, a canela e o gengibre em pó, adicionando mais sabor ao mesmo.

Efeitos colaterais e contraindicações

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O nutricionista afirma que não há contraindicação para o consumo da fruta, devendo ser evitada apenas pelas pessoas que sejam alérgicas a algum nutriente da tâmara. “Novamente, é importante ter cuidado no consumo, porque ela contém muito açúcar”, alerta Marcelo. Devido a este fato, ela pode ser um risco para quem possui diabetes, já que aumenta as taxas de glicemia no sangue.

Outra contraindicação seria para usuários de medicamentos inibidores de monoamina oxidase (MAO), muito utilizados no tratamento de depressão ou pressão alta, onde a tiramina, substância contida nesta fruta, pode interagir com estes inibidores e elevar a pressão arterial.

Opção ideal para que não abre mão de saborear uma receita doce, porém sem utilizar o temido açúcar refinado, a tâmara possui sabor acentuado, além de fibras, vitaminas e sais minerais. Escolha sua receita favorita utilizando a fruta e adote já este alimento rico em benefícios na sua dieta!

Assuntos: Alimentação

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