Suco de beterraba: confira os benefícios e aprenda receitas deliciosas

Escrito por
Em 03.08.20

iStock

O suco de beterraba tem diversos benefícios à saúde e fornece vários nutrientes para o nosso organismo. Mas você sabe a melhor maneira de aproveita-los? Saiba tudo o que o suco de beterraba pode te oferecer e como combinar esse suco a outras frutas com indicação de receitas que potencializam as suas vitaminas. Acompanhe na matéria!

Continua após o anúncio

9 benefícios do suco de beterraba que vai torna-lo a sua bebida favorita

iStock

Conversamos com a nutricionista Vanderli Marchiori (CRN 3/3343), que citou as propriedades e alguns dos benefícios de inserir o suco de beterraba regularmente em sua alimentação. Confira:

  1. Auxilia no tratamento da anemia: a folha da beterraba é rica em ferro e vitaminas do complexo B. Quando acrescentada à beterraba, o suco obtido previne e auxilia no tratamento da anemia ferropriva. Associado às frutas ricas em vitamina C, facilita a absorção do ferro no organismo.
  2. Mais disposição nos treinos: segundo a nutricionista, “a hortaliça é excelente fonte de betaína – substância que auxilia na digestão de proteínas e gorduras, garante melhor oxigenação de todas as células e mais energia para a realização de atividades físicas.”
  3. Ótima fonte de carboidratos: em 100 gramas de beterraba contém 11 gramas de carboidrato, ou seja, corresponde a 3% do total recomendado na alimentação diária.
  4. Pode auxiliar na manutenção do peso: além de ser rica em fibras solúveis, que ajudam na absorção e na eliminação de parte das gorduras ingeridas, a beterraba tem poucas calorias, cerca de 40 kcal, em uma unidade de 100 gramas. No entanto, é importante associar o consumo do suco a uma rotina de prática de exercícios e alimentação saudável.
  5. Rica em vitaminas e antioxidantes: contém vitamina C e betalaína, que auxiliam na prevenção de doenças do fígado e pulmões.
  6. Reduz o risco de doenças cardiovasculares: contém carotenoides e flavonoides, vitamina A e C, que ajudam a combater os radicais livres, auxiliando na prevenção de doenças cardiovasculares.
  7. Auxilia na redução do colesterol: contém alto teor de fibras que reduzem a absorção do colesterol ruim (LDL) no organismo.
  8. Controla a pressão sanguínea: estudos apontam que, graças ao nitrato presente na hortaliça, o suco de beterraba ajuda a baixar a pressão sanguínea, além de ter efeito diurético que auxilia no controle da hipertensão.
  9. Fortalece o sistema imune: a beterraba é um vegetal rico em zinco e vitamina C. Em conjunto, esses nutrientes colaboram para o funcionamento das células responsáveis pela defesa do organismo e pela produção de anticorpos.

Pessoas que têm cálculo renal, devem consumir esse suco com moderação, pois a beterraba contém oxalato, uma substância que pode contribuir para a formação de pedras nos rins.

7 receitas de suco de beterraba para você aproveitar todos os benefícios

Já ficou com vontade de provar sucos deliciosos e cheios de saúde? Confira algumas receitas que combinam outras frutas que também são bem nutritivas e saudáveis. Veja só!

1. Suco de beterraba com laranja

Esse suco é ideal para pessoas que praticam atividade física, pois é considerado um energético natural e ajuda recuperar os músculos e dar mais resistência nos treinos. A receita é bem simples, veja só!

2. Suco de beterraba com abacaxi

A clássica combinação do abacaxi e hortelã dão mais sabor ao suco de beterraba. Associado a salsinha, uma poderosa planta medicinal rica em vitaminas e antioxidantes, torna essa receita muito nutritiva. Aprenda a fazer assistindo ao vídeo!

3. Suco de beterraba com limão

Continua após o anúncio

Essa receita é bem básica e com ingredientes fáceis de encontrar. Você vai precisar de beterraba, limão e gengibre. O resultado é um suco delicioso e com diversos benefícios à saúde.

4. Suco de beterraba com goiaba

Esse suco de beterraba fica muito cremoso e saboroso quando acrescentado a goiaba, o mel e a hortelã. Além de ser um ótimo auxiliar no emagrecimento, devido a grande quantidade de fibras existentes na própria beterraba e também na goiaba.

5. Suco de beterraba, maçã e gengibre

A maçã é uma fruta bem popular entre os brasileiros e com um custo bem acessível. Que tal adiciona-la ao suco de beterraba e gengibre para enriquecer ainda mais a sua receita? Confira no vídeo!

6. Suco detox de beterraba

O suco detox é uma poderosa receita para desintoxicar o organismo, repor nutrientes e auxiliar na perda de peso. Saiba como fazê-lo com beterraba, maçã e limão.

7. Suco de beterraba com maçã, laranja e cenoura

A beterraba associada a frutas, como maça, laranja e cenoura, torna o suco repleto de nutrientes e benefícios. As propriedades existentes na bebida colaboram para o bom funcionamento do fígado e pâncreas. Vale a pena experimentar!

São muitas as opções de frutas para adicionar ao suco de beterraba que potencializam ainda mais os seus nutrientes. Agora é só aproveitar as sugestões e desfrutar dessa delícia!

Continua após o anúncio

Como aproveitar melhor o seu suco de beterraba

iStock

Confira algumas dicas de como aproveitar melhor esse suco tão delicioso, seus benefícios e nutrientes!

  • Caso não for consumi-lo imediatamente, sempre deixe o suco na geladeira, em uma jarra vedada por no máximo 4 horas. Esse processo evita um contato maior com o oxigênio e reduz a perda dos nutrientes.
  • Para aproveitar melhor as vitaminas, é recomendado consumir o suco logo após prepará-lo.
  • De acordo com especialistas, o melhor horário para tomar a bebida é em jejum, uma hora antes do café da manhã.
  • Para praticantes de atividades físicas, o ideal é consumir o suco até uma hora antes de iniciar os treinos, desta forma, o corpo ganhe mais força e disposição.
  • O suco pode ser consumido diariamente, a dose sugerida é de 200 ml, exceto no caso de diabéticos sem controle glicêmico, que devem evitar o consumo excessivo, devido à quantidade de açúcar presente na hortaliça.

Como vimos, o suco de beterraba oferece diversos benefícios e pode ser feito com outras frutas para proporcionar mais sabor e nutrientes ao organismo. Aproveite e saiba quais os benefícios da maçã verde e aprenda fazer receitas deliciosas com essa fruta.

As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.