10 benefícios da beterraba que vão te fazer amar esse vegetal

Escrito por
Em 18.05.20

iStock

Com uma cor para ninguém colocar defeito, a beterraba enfrenta um dilema no paladar brasileiro: afinal, ela é saborosa ou não? Polêmicas à parte, todo mundo tem que concordar a respeito dos benefícios da beterraba. Por ser rico em vitaminas e minerais, o vegetal é ideal para o bebê, pode ser usado na dieta e faz bem para a pele. Confira na matéria:

Continua após o anúncio

Índice do conteúdo:

10 benefícios da beterraba

A prevenção da anemia é um dos benefícios mais conhecidos da beterraba. No entanto, de acordo com a nutricionista Camille Cesário, o vegetal também pode colaborar com o bom funcionamento do intestino e ajudar na redução da fadiga muscular. Veja mais benefícios:

Dicas de Mulher

  1. Benefícios para o cabelo: “por ser rica em vitamina A e C e em carotenoides, seu consumo ajuda no crescimento e na força capilar, evitando quebra e queda, além de auxiliar a manter o brilho e a boa espessura do cabelo”, explica Camille.
  2. Protege a pele: também graças à vitamina A e aos carotenoides que agem como antioxidantes, a beterraba ajuda a evitar o envelhecimento precoce e manter a elasticidade da pele.
  3. Benefícios na gravidez: segundo a nutricionista, a raiz pode ser muito benéfica na gravidez, principalmente nos três primeiros meses de gestação. Isso porque ela é fonte de ácido fólico, e essa substância é a responsável pela boa formação e pela prevenção de lesões no tubo neural do bebê.
  4. Aliada do intestino: por conter fibras em sua composição, a beterraba auxilia a função intestinal, regularizando o intestino e prevenindo o inchaço abdominal decorrente da constipação.
  5. Benefícios na dieta: “por possuir uma boa quantidade de fibras, a beterraba dá mais saciedade, fazendo com que a quantidade de alimentos consumida na refeição seja naturalmente reduzida”, explica a especialista em nutrição esportiva funcional.
  6. Auxilia nos exercícios: um outro ponto positivo desse vegetal é sua contribuição para quem se exercita constantemente, uma vez que ele ajuda a melhorar a performance em exercícios aeróbicos e de força.
  7. Reduz a fadiga muscular: ainda segundo Camille, o vegetal é fonte de betaína, que age como um superanti-inflamatório. Por essa razão, o consumo desse alimento tanto reduz o cansaço quanto melhora a recuperação dos músculos.
  8. Promove ganho muscular: “além disso, o consumo frequente de beterraba promove maior estímulo de ganho de massa muscular, por tornar a contração muscular mais dinâmica, aumentando potência e força”, completa a nutricionista.
  9. Ajuda a prevenir a anemia: como muitos já sabem, essa raiz possui uma boa concentração de ferro, principalmente se comparada a outros alimentos. Dessa maneira, incluí-la na alimentação ajuda a prevenir a anemia.
  10. Rica em nutrientes: adotando a beterraba nas suas refeições, você vai ingerir em um só produto fibras, vitaminas (A, C e as do complexo de B), minerais (ferro, potássio e fósforo), antioxidantes (carotenoides e flavonoides) e outros compostos bioativos (betaína e nitratos).

Viu só como esse vegetal é importante para sua saúde e da sua família? Seja para bebês, crianças, adultos ou idosos, a beterraba é um alimento de grande importância nutricional que deve fazer parte de uma alimentação saudável.

Beterraba faz mal?

“A beterraba pode ser consumida todos os dias, as quantidades são individuais e variam de pessoa para pessoa”, explica Camille Cesário. Contudo, alguns indivíduos devem ter um certo cuidado quanto ao consumo desse alimento, como os que apresentam quadro de doença renal. Entenda melhor:

  • Prejudicial para doentes renais crônicos: “pessoas com doença renal podem ter contraindicação por conta da ótima quantidade de potássio que possui [a beterraba], o que pode ser prejudicial para doentes renais crônicos”, alerta a profissional.
  • Pode piorar quadros de cálculos renais: já o oxalato presente no vegetal pode piorar a situação clínica de quem tem pedras nos rins, por isso esses pacientes também devem evitar esse alimento.

Diante dessas contraindicações, o melhor a se fazer é buscar a opinião de um profissional de nutrição. Assim, você pode garantir um melhor equilíbrio nas refeições diárias, aproveitando tudo de melhor que os alimentos podem oferecer.

Como consumir e 7 receitas com beterraba para você diversificar a rotina

“Como todos os alimentos, quanto menos manipulado, menos se perde dos nutrientes, então a melhor forma é consumi-la crua”, aconselha a nutricionista. Mas, claro, a beterraba pode ser utilizada de diferentes formas. Veja abaixo receitas para incluir no dia a dia.

iStock

Além de crua e consumida na salada, por exemplo, a beterraba pode ser utilizada cozida, assada ou grelhada. Também pode ser adicionada a sucos, risotos, sopas, cremes, tahine e nhoque. Para Camille, basta soltar a imaginação na cozinha e aproveitar o vegetal de diversas formas. Confira a seguir deliciosas maneiras de usá-lo na cozinha!

Continua após o anúncio

Suco de beterraba: para quem quer um suco ousado, a dica é fazer um suco da beterraba com limão e gengibre. Os ingredientes vão todos no liquidificador com um copo de água. O segredo é só na hora de coar, quando é necessário usar um paninho.

Salada de beterraba: esqueça tudo o que você sabe sobre como fazer uma salada fresca e veja essa receita. No vídeo, você aprende a cozinhar uma beterraba usando o método papillote, fazer um molho temperado e escolher ervas que combinem com esse vegetal. O resultado é uma salada clássica francesa incrível.

Tapioca de beterraba: Patricia Cruz é nutricionista e dá uma dica superespecial para atrair o paladar dos pequenos para essa raiz. Nessa receita, basta utilizar água, beterraba, polvilho doce e sal. A profissional recheia com queijo, mas já avisa que você pode fazer várias combinações.

Sopa cremosa de beterraba: outra forma inusitada de usar a beterraba é fazendo uma sopa cremosa com esse vegetal. Além dele, a cenoura e algumas especiarias contribuem para o tempero. Para finalizar, um toque especial com o creme de leite e pronto: a janta está garantida.

Bolo de beterraba: o canal Receitas de Mãe ensina a fazer um bolo de beterraba com calda de chocolate de forma bem fácil, com o auxílio do liquidificador. O resultado é um bolo fofinho e muito saboroso.

Pão de beterraba: quem não gosta de um pãozinho, não é mesmo? E imagina se ele for gostoso, colorido e saudável! Assim, o sucesso é garantido. Nessa receita você aprende a fazer essa sobremesa sem mistérios, apenas usando o liquidificador.

Risoto de beterraba: já para quem busca receitas mais sofisticadas, a dica é investir em um risoto superfácil feito com beterraba e outros poucos ingredientes, como vinho e arroz arbóreo.

Além dos vários benefícios da beterraba, esse alimento também é muito versátil na cozinha. Por essa razão, vale a pena incluir o vegetal na sua rotina. Procure sempre comprar as versões orgânicas ou então aprenda como plantar na sua horta em casa.

As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Assuntos: Alimentação