Sintomas da menopausa: conheça os principais e saiba como aliviá-los

Escrito por Andrea Sakugawa

Dicas de Mulher

A menopausa é uma fase que traz dúvidas e inseguranças, já que carrega consigo sintomas que variam de organismo para organismo. Segundo a ginecologista e cosmetoginecologista Renata Guidoni, “a menopausa é a interrupção permanente da menstruação por mais de um ano, que ocorre devido à falência dos ovários com a diminuição de produção hormonal”. Os sintomas da menopausa já são bastante conhecidos mas ainda causam certo incômodo.

De acordo com a médica, a menopausa passa por dois estágios. O primeiro caracterizado como pré-menopausa (período de 3 a 5 anos que antecedem o término da menstruação) e o segundo sendo a menopausa em si, quando há a ausência definitiva da menstruação por mais de um ano. Algumas mulheres ainda podem sofrer de menopausa precoce, que é a ausência da menstruação antes dos 40 anos. Confira abaixo a lista de sintomas da menopausa:

Sintomas da menopausa

  1. Fogachos: calores noturnos principalmente no rosto com sensação de queimação.
  2. Sudorese: excesso de suor principalmente no rosto e nos membros superiores.
  3. Dores: dor de cabeça frequente, nas articulações, no trato urinário e na vagina.
  4. Insônia: dificuldade para dormir.
  5. Secura vaginal: dificuldade de lubrificação que pode provocar dor durante as relações sexuais.
  6. Incontinência urinária leve: perda involuntária da urina.
  7. Alterações de humor: sintomas de ansiedade, nervosismo, exaustão mental, irritabilidade e, em alguns casos, depressão.
  8. Peso: possível ganho ou perda de peso.
  9. Menstruação: menstruação ausente, irregular ou anormal.
  10. Pele: alterações na pele, que pode ficar seca ou com textura diferente da normal.

Tenho todos os sintomas: o que fazer?

iStock

Depois de identificados os primeiros sintomas, você pode seguir algumas recomendações. Tenha sempre em mente que isso faz parte do ciclo natural da mulher e que não há motivo para pânico.

Antes de mais nada, procure um médico especialista

Se você tiver entre 40 e 50 anos e notar alguns sintomas da menopausa, o primeiro passo a ser dado é buscar orientação médica para seguir o tratamento adequado.

Quais os principais tratamentos e formas de aliviar os sintomas?

Terapia de reposição hormonal, medicamentos que aliviam as ondas de calor, medicamentos fitoterápicos, alimentação equilibrada e prática de atividades físicas.

Leia também: Menopausa: sintomas e dicas para viver essa fase com qualidade de vida

Existem tratamentos alternativos?

“Laser vaginal e radiofrequência vaginal são tratamentos não hormonais que podem auxiliar no alívio de alguns sintomas geniturinários, como atrofia vaginal e ardência vaginal, urgência urinária e dor durante as relações sexuais”, explica Guidoni.

A menopausa traz alterações para o corpo e metabolismo da mulher?

“Sim. É possível que a menopausa provoque mudanças no depósito de gordura do corpo da mulher, aumente os riscos de osteoporose, provoque alterações vasculares e acentue os sintomas depressivos nas mulheres que já tinham tendência à depressão”, finaliza a médica.

A menopausa é uma fase inevitável na vida de qualquer mulher e, claro, o processo de mudanças no corpo é algo que precisamos cuidar com carinho e atenção. Por mais que os sintomas sejam desagradáveis, a medicina moderna traz diversos tratamentos que contribuem para o alívio dos sintomas e para a estabilização dos níveis hormonais. Por isso, buscar orientação adequada e zelar pela própria saúde com hábitos saudáveis sãos os principais caminhos para conquistar a qualidade de vida.

Para você