55 receitas com shimeji para experimentar e se apaixonar por esse cogumelo

Além de delicioso, o shimeji é uma ótima fonte de proteína de origem não animal e um grande aliado da dieta

Escrito por Mayara Benatti

Foto: Reprodução / Gordelícias

O shimeji é um dos cogumelos mais consumidos no mundo. Possui propriedades nutricionais muito interessantes para o consumo.

Uma das principais vantagens do shimeji é a praticidade no preparo, já que o seu cozimento leva poucos minutos. Ele pode ser utilizado em muitas receitas como molhos, saladas, massas, risotos, entre outros pratos que a imaginação mandar. O sabor do shimeji é leve e vai bem com uma grande diversidade de alimentos. Também apresenta poucas calorias, sendo ideal para dietas.

Como esse alimento é uma fonte de proteína de origem não animal, é muito interessante para vegetarianos e veganos, assim como outras variedades de cogumelo. Mesmo quem consome carne pode variar o cardápio e incluir o shimeji nas refeições.

O shimeji pode ser comprado fresco, seco ou ainda em conserva. É possível fazer muitas receitas tendo esse cogumelo como protagonista. Separamos abaixo algumas sugestões para você experimentar e amar. Confira:

Lanches, tortas e petiscos

Foto: Reprodução / Gastrolândia

1. Hambúrguer de shimeji sem carne: o hambúrguer é feito a base de shimeji e apresenta um preparo um pouco elaborado, mas que vale a pena. Para que a liga do hambúrguer dê certo, o autor recomenda seguir a risca o modo de preparo e os ingredientes.

Leia também: 15 receitas de hambúrguer fit para um lanche sem peso na consciência

2. Hambúrguer de shimeji com carne: o hambúrguer é preparo com carne moída juntamente com shimeji, o ingrediente que ajuda a atribuir maior suculência. Perfeito para variar nos lanches!

3. Hambúrguer de shimeji e maionese com wasabi: é preparado um hambúrguer de carne recheado com shimeji na manteiga. O toque especial fica por conta da maionese combinada com um pouco de wasabi.

4. Hambúrguer de shimeji e lentilha: com a lentilha já cozida, basta bater os ingredientes no liquidificador até ficar em pedacinhos. Depois é só servir o hambúrguer como quiser. Fácil e prático!

5. Kibe vegetariano de abóbora e shimeji: para ajudar a dar liga no kibe, são utilizadas batatas e farinha de rosca. O kibe é finalizado com shimeji na manteiga.

6. Canapés de polenta com shimeji: uma maneira nada convencional de consumir a tradicional polenta. A polenta é servida em quadradinhos crocantes por fora e macios por dentro. E para finalizar, o shimeji por cima.

Leia também: 28 receitas de sanduíche natural para uma refeição rápida e saudável

7. Bruschetta cremosa de cogumelos e parmesão: as bruschettas são uma ótima opção de entrada. Para essa receita são utilizados cogumelos e queijo parmesão para atribuir cremosidade.

8. Bruschetta de shimeji e abobrinha: o shimeji e a abobrinha são refogados em uma frigideira e servidos com pães levemente tostados. É uma receita muito rápida e simples de fazer.

9. Bolinho de shimeji com cream cheese: muito fácil de fazer e com poucos ingredientes, essa receita é ótima para sair da rotina. Os bolinhos são empanados, o que resulta em textura crocante por fora e maciez por dentro.

10. Torta rápida de shimeji e batata doce: uma receita ideal para o pós-treino, já que a batata doce é uma ótima fonte de carboidrato de baixo índice glicêmico. A massa é feita com as batatas, azeite, alho, sal, alecrim e água, enquanto o recheio é um refogado de shimeji ao shoyu bem temperadinho.

11. Torta integral de shimeji e shitake: uma torta muito nutritiva e simples de ser preparada. Para a massa não é necessário liquidificador nem batedeira.

Leia também: 26 receitas veganas deliciosas para o seu cardápio do dia a dia

Pratos principais

Foto: Reprodução / Francinha cooks

12. Escondidinho de mandioca com shimeji: o escondidinho é um prato muito consumido com recheio de carne. O recheio de shimeji, além de mais saudável, também é uma ótima receita para fugir da rotina e tentar algo novo.

13. Escondidinho de mandioca com carne e shimeji: para quem não abre mão da carne, é possível utilizar juntamente com o recheio de shimeji, acrescentando sabor e saúde ao prato.

14. Escondidinho de mandioquinha e batata com carne e shimeji: para quem não é fã de escondidinho de mandioca, é possível também fazer a massa com batatas, afinal o recheio de shimeji vai bem com as duas opções. Além das duas batatas, essa receita leva dois tipos de shimeji, o escuro e o claro.

15. Angu com molho de shimeji: o angu é uma espécie de polenta com textura mais líquida. O shijmeji é feito na manteiga e essas duas partes formam uma combinação incrível e confortável.

16. Risoto simples de shimeji: para quem ainda não tem experiência com risotos, essa é uma ótima opção para começar. O preparo é muito simples e rápido.

Leia também: 10 ideias de lanches rápidos e saudáveis para o dia a dia

17. Risoto de shimeji com vinho branco e parmesão: o vinho branco agrega um sabor refinado ao risoto, tornando esse prato uma ótima opção para ocasiões mais especiais.

18. Risoto de shimeji com vinagre balsâmico: o segredo para que o risoto fique bem cremoso é utilizar o vinagre balsâmico de textura cremosa. Para servir, polvilhe queijo parmesão ralado por cima.

19. Risoto de shimeji, shitake e vinho branco: um prato elegante e irresistível. Para a textura ideal do risoto, a autora da receita recomenda não deixar a água de cozimento dos cogumelos secar completamente.

20. Risoto de shimeji, brie e uvas brancas: uma boa pedida para quem é fã do sabor agridoce. O queijo brie combina perfeitamente com as uvas ou outras frutas.

21. Filé com shimeji: uma receita elaborada, mas que é muito simples e rápida de ser preparada. Basta refogar o filé juntamente com cebola e no final do cozimento adicionar o shimeji.

22. Filé mignon com shimeji fácil: o filé utilizado é em forma de medalhão, o que garante o visual do prato. Os cogumelos são feitos na cachaça na mesma panela que você preparar a carne, assim todos os sabores se harmonizam e se completam.

23. Filé mignon com shimeji e mil folhas de batata: uma receita mais elaborada, mas que o resultado vale a pena. Com o shimeji é preparado um molho cremoso, servido juntamente com o filé grelhado e mil folhas de batata.

24. Contra filé silvestre: com o shimeji, é preparada uma pasta juntamente com alho e ervas frescas. O contra filé é grelhado e servido com a pasta.

25. Medalhão ao molho de vinho e shimeji: os medalhões são selados e servidos com o molho de vinho e shimeji. Para que os medalhões fiquem bem saborosos, é recomendado temperar pelo menos 30 minutos antes do preparo.

26. Tiras de alcatra com shimeji e purê de milho verde: primeiro é preparado um purê de batata juntamente com milho verde. A alcatra é feita em tiras grossas e o shimeji é preparado no caldo de cozimento da carne. Tudo isso junto compõe um prato completo.

27. Salmão com shimeji: para essa receita são utilizados filés grandes de salmão que são temperados juntamente com shimeji desfiado e assados dentro do papel alumínio.

28. Tainha com shimeji e legumes assados: uma ideia prática. A tainha é assada e servida com o molho feito de shimeji, creme de leite e o caldo do cozimento do peixe.

29. Papillote de peixe com shimeji e nirá: uma receita completa sem sujar panelas! Basta acomodar os ingredientes em porções individuais no papel alumínio, assar durante alguns minutos e servir.

30. Creme de shimeji: essa receita serve tanto como prato principal como acompanhamento. Se desejar um toque picante, adicione pimenta dedo de moça picadinha.

31. Creme de cabotiá com shimeji: ótimo prato para ser servido em dias frios. Para o caldo cozinhe a abóbora com a cenoura, refoge o shimeji com os temperos e depois bata tudo no liquidificador até obter a textura desejada.

32. Creme de batata baroa com shimeji na manteiga: para chegar ao ponto de caldo cremoso adicione água aos poucos durante o cozimento do caldo. Finalize adicionando creme de leite.

Massas

Foto: iStock

33. Macarrão à carbonara com shimeji: o macarrão à carbonara é tradicionalmente feito com creme de leite, queijo e bacon. Nesse caso há a adição de shimeji na receita e o resultado é surpreendente!

34. Macarrão ao molho de alho poro e shimeji: shimeji e alho poró são uma combinação certeira. Nessa receita, juntamente com creme de leite, a dupla forma um molho de macarrão rápido e simples de ser feito.

35. Macarrão ao molho cremoso de shimeji: esse molho é superprático de ser feito. Basta fazer o shimeji na manteiga, juntamente com temperos e está pronto.

36. Macarrão com shimeji e ricota: essa receita é superleve. A ricota é um queijo magro, sendo muito saudável, assim como o shimeji. Para a receita ficar ainda mais fit, sirva com macarrão integral.

37. Macarrão com molho de shimeji e shoyu: para o molho faça o shimeji na manteiga com um toque de shoyu e adicione os temperos de sua preferência.

38. Macarrão com shimeji, shitake e nirá: o molho é feito na redução de shoyu e vinagre balsâmico. Para finalizar, adiciona-se uma concha da água de cozimento do macarrão, para atribuir cremosidade ao molho.

39. Macarrão ao molho de shimeji e sweet grape: para encorpar o molho, acrescente uma concha de água do cozimento do macarrão. Para servir utilize manjericão fresco.

40. Rigatoni ao molho de filé mignon, shimeji e alecrim: o shimeji é refogado na mesma panela em que a carne é grelhada, para dar mais sabor para a receita. O alecrim confere frescor ao molho.

41. Espaguete bifum com shimeji e mignon: o bifum é um macarrão feito de arroz, sendo uma opção para quem não consome glúten. Para o molho basta selar a carne e depois juntar os demais ingredientes.

42. Espaguete de palmito com shimeji: essa é uma receita muito nutritiva e com baixo índice calórico. O espaguete é feito com palmito pupunha e o molho é feito com shimeji na manteiga.

43. Espaguete de cenoura com molho de shimeji: outra receita com baixo índice calórico e muito nutritiva. Nesse caso o macarrão é feito com tiras de cenoura. Para acompanhar, molho de tomate e shimeji.

Acompanhamentos certeiros

Foto: Reprodução / Frufruta

44. Shimeji na manteiga: o shimeji na manteiga é uma das formas mais clássicas de consumir esse cogumelo. Ele serve de acompanhamento e também pode ser utilizado como molho para massas diversas.

45. Shimeji no papelote: o shimeji, juntamente com óleo vegetal e temperos, é envolvido no papel alumínio e levado para assar durante alguns minutos. Uma receita prática e sem sujeira na cozinha.

46. Shimeji ao leite de coco: uma receita com sabores variados e que vale a pena ser testada. Além do leite de coco, utiliza-se curry e pimenta biquinho para atribuir um sabor picante.

47. Shimeji oriental: esse shimeji é servido em restaurantes de cozinha oriental, mas é muito simples preparar em casa. O sabor é levemente agridoce por conta do glutamato.

48. Shimeji e shitake oriental: basta fatiar os cogumelos e refogá-los na manteiga e shoyu. Sirva com cebolinha cortada bem fina.

49. Refogado de shimeji, shitake e brócolis: para agilizar o processo, a autora da receita explica como cozinhar o brócolis rapidamente no microondas. Os toques orientais da receita ficam por conta do shoyu e do óleo de gergelim.

50. Shimeji com broto de feijão: um acompanhamento rico em proteínas e muito prático de ser feito. É só refogar todos os ingredientes em uma panela durantes alguns minutos e estará pronto para servir.

51. Salteado de cogumelos: os cogumelos utilizados são o shimeji, shitake e paris. Para refogar, utilize shoyu e saquê.

52. Batata recheada com shimeji e requeijão: uma receita para comer também com os olhos, já que o aspecto é lindo. Para ganhar mais tempo, faça a batata no microondas.

53. Batata doce com shimeji: as batatas vão ao forno com casca envoltas em papel alumínio. Depois, retira-se um pouco da polpa e o recheio de shimeji na manteiga é adicionado.

54. Abóbora recheada com ricota e shimeji: as abóboras utilizadas são mini morangas, o que atribui um charme para a receita. O recheio é feito com ricota processada, temperos e shimeji. Depois é só levar ao forno.

55. Ragu de cogumelos: a sugestão é servir essa receita com polenta, mas pode ser servida com massas e o que mais a sua imaginação mandar. O preparo é simples e o resultado delicioso.

O shimeji é um grande aliado da dieta, uma fonte de proteína ideal para vegetarianos e veganos, além de ser muito saboroso e proporcionar o preparo de muitas receitas deliciosas e nutritivas. Que tal experimentar hoje? 😉

Assuntos: Emagrecer

Dicas pela Web
Comentários