161 receitas com batata que vão dar um novo sentido para sua vida

Tem acompanhamento mais certeiro ou ingrediente mais versátil que a batata?

Escrito por Vanessa Herrmann

Foto: iStock

Que batata é uma paixão mundial não é nenhuma novidade, já que ela pode ser frita, cozida ou até mesmo assada. Além disso, esse é um legume que pode ser usado tanto para o preparo de acompanhamentos como pratos principais.

Mesmo sendo tão versátil, nem sempre a criatividade ajuda e é preciso recorrer a receitas para preparar suas batatas de uma maneira diferente, evitando cair na rotina e aproveitando ao máximo o sabor desse alimento delicioso.

Se você ama o legume e quer conhecer novas receitas para testar em casa, basta conferir a lista abaixo que conta com mais de 100 opções diferentes.

Receitas com batata doce

Foto: Reprodução / Cozinha Travessa

1. Torta de batata e tomate: essa é uma receita de torta de batata doce que leva tomatinhos, mussarela, parmesão e alguns temperinhos. Além de um resultado lindo, o sabor é bem gostoso. Para melhorar ainda mais, o passo a passo não é complicado.

2. Salada de batata doce: a salada de batatas é um acompanhamento que cai bem com os mais variados pratos. Além disso, seu preparo é bem simples, já que só é preciso cozinhar o legume já descascado e picado, misturá-lo com a maionese – caseira, nesse caso -, e servir o prato bem geladinho acompanhado de cebolinha. Aqui, além da versão doce do legume, a sugestão é acrescentar as batatas salsa e inglesa para um toque extra de sabor.

Leia também: Batata: 22 formas de usá-la além da culinária

3. Batata doce com alho: essa é uma receita fácil de ser executada, mas que exige um pouco de paciência. Aqui, o legume é cortado em rodelas de aproximadamente 2 centímetros e levado ao fogo em uma frigideira com um pouco de óleo quente e alho refogado.

4. Chips de batata doce: para preparar um chips de batata doce bem gostoso em casa, você só vai precisar do legume, um pouco de óleo, sal e páprica picante. Como essa é uma versão de petisco assado, o modo de preparo é bem simples, só é preciso ter um pouquinho de paciência para o tempo de forno. A dica para um resultado bem crocante é cortar as fatias na espessura mais fina possível.

5. Puff de batata doce: essa é uma receita em que o legume já cozido é combinado com ovos batido, iogurte, mussarela, parmesão e temperos. Depois que a massa estiver pronta, basta colocá-la em forminhas de cupcake já untadas e levar o quitute ao forno para assar.

6. Coxinha de batata doce: já pensou em preparar uma coxinha pra lá de saborosa e que ainda é livre de glúten e lactose? Essa é uma ótima pedida para quem ama esse quitute, mas procura uma versão mais saudável para comer sem culpa.

7. Nhoque de batata doce: tem muita gente que não faz nhoque em casa pensando que ele conta com um preparo muito complicado. Aqui, além de aprender a preparar uma massa que combina batata doce com espinafre, você confere diversas dicas para obter um resultado perfeito e que ainda podem ser adaptadas para o preparo do prato com outros legumes.

Leia também: 35 receitas de coxinha para fazer e morrer de amores

8. Pão de batata doce: quem não ama um pãozinho caseiro, não é mesmo? O preparo não é dos mais simples, já que é preciso misturar os ingredientes na ordem certa, sovar a massa, esperar até que ela cresça e, só depois, levar ao forno para assar, porém, o resultado é tão gostoso, que cada minuto vale a pena.

9. Creme de batata doce: essa é uma receita de creme que conta com um sabor único, pois ele combina o legume com creme de leite, curry e outros temperos e ainda leva cebolas caramelizadas. Para quem gosta de sabores bem diferentes em um mesmo prato, essa pode ser uma ótima alternativa para ser testada em casa.

10. Bombom de batata doce: pode parecer bem inusitado, mas é possível utilizar a batata doce como base para um bombom surpreendente. Essa é uma receita que não leva ingredientes de origem animal, por isso, o resultado é bem diferente do que um docinho feito com leite condensado.

11. Batata doce rústica: se você adora uma batata crocante, mas quer fugir de frituras, precisa parar para conhecer essa receita em que o legume é assado, mas fica com uma textura incrível. O segredo é cozinhar o legume por cinco minutinhos antes de levá-lo ao forno para assar.

12. Nhoque com ragu: o nhoque acompanhado por um molho simples já é uma delícia, porém, se ele for servido com um ragu de costela, o resultado final é ainda mais suculento. Nessa receita, você aprende como preparar a massa e o ragu para um prato que pode deixar qualquer um com água na boca.

Leia também: 15 receitas que provam que a combinação de leite Ninho com Nutella é perfeita

13. Brownie de batata doce: essa é uma receita de brownie que além de levar a batata doce como base para o preparo da massa, também é feita com ingredientes funcionais e é livre de glúten e lactose, o que faz com que o resultado seja um docinho saudável, mas ao mesmo tempo muito saboroso.

14. Pão de queijo: que o pão de queijo tradicional é uma delícia não é nenhuma novidade, mas preparar uma receita com um sabor delicado de batata doce, que não abre mão da textura e do sabor do queijo, mas ainda conta com um baixo índice glicêmico, pode ser uma ótima pedida para quem quer um quitute mais saudável para seus lanches.

15. Sopa cremosa: uma sopinha cremosa sempre é uma boa pedida para quando bate aquela vontade de comer uma refeição aconchegante, não é mesmo? Aqui, a batata doce é usada na sua versão roxa, o que faz com que o prato fique com uma cor incrível. Além disso, os temperos são bem caprichados para que o resultado seja bem gostoso.

16. Hambúrguer de batata doce: já pensou em preparar um hambúrguer que combina batata doce, quinoa e temperos? Essa é a proposta desta receita, que está liberada para os veganos e pode ser uma ótima pedida para quem quer fazer um lanche em casa mais saudável, mas sem deixar o sabor de lado.

Receitas de frango com batata

Foto: Reprodução / a casa encantada

17. Gratinado de frango com batata: essa é uma ótima pedida para reaproveitar aquele frango assado que sobrou da última refeição. Aqui, ele é usado para intercalar camadas de um refratário, que também leva lâminas de batatas, molho branco e queijo.

Leia também: 24 receitas de batata rústica deliciosas e práticas de fazer

18. Creme de batata com frango: essa é uma receita que pode ser uma ótima pedida para aquele dia que pede uma refeição mais leve, fácil de ser preparada, mas que conta com um gostinho pra lá de bom. Além disso, a lista de ingredientes não é extensa.

19. Escondidinho de frango: nessa receita, você confere como fazer um purê de batatas que é recheado com um frango desfiado e queijo mussarela. O modo de preparo é bem simples e pode ser executado até mesmo por quem não tem experiência na cozinha. Se você não quiser cozinhar muito, pode servir apenas uma salada como acompanhamento.

20. Frango com batata doce: para quem busca perder peso, o frango com batata doce é uma combinação corriqueira. O diferencial, aqui, está no toque de temperos usados, que dão mais sabor ao prato tão comum.

21. Bolinho de batata e frango: essa é uma receita em que as batatas já cozidas são amassadas e misturadas com frango desfiado e alguns temperos. Depois disso, basta moldar as bolinhas e levar o quitute ao forno para assar. Se você preferir, também pode fazer a versão frita do petisco.

22. Frango assado com batata: um frango inteiro assado é a cara de um almoço de domingo, se for acompanhado por batatas, melhor ainda! Preparar esse prato em casa não é complicado, só é preciso se programar com antecedência, pois o tempo de forno é longo.

23. Batata recheada: nessa receita, você aprende como preparar um delicioso frango cremoso de recheio para suas batatas previamente cozidas. Como o prato não precisa ir ao forno, o seu tempo na cozinha será bem curtinho.

24. Frango assado com legumes: incrementar o frango assado com legumes pode ser uma maneira saudável de deixar seu prato ainda mais saboroso. O bom é que todos os ingredientes vão ao mesmo tempo ao forno e devem ficar lá por aproximadamente 1 hora, mas, no meio tempo, é bom virar as batatas e as cenouras para que fiquem douradinhas dos dois lados.

25. Creme de frango com batata: nessa receita, o frango desfiado é refogado com temperos e ervilhas, enquanto isso, as batatas devem cozinhar em outra panela. Depois que elas estiverem cozidas, basta amassá-las e ir colocando aos poucos a água do cozimento até que você obtenha um creme. Para finalizar, basta misturar o frango e as ervilhas.

26. Salada de batata com frango: uma salada de batatas com frango defumado pode ser uma boa pedida para um acompanhamento bem gostoso para os dias de calor. O bom dessa opção é que ela conta com um modo de preparo bem prático e simples.

27. Batata assada com frango: batata assada já é uma delícia, se tiver um recheio cremoso de frango melhor ainda, não é mesmo? Aqui, a carne é incrementada com creme de ricota, queijo cottage, temperos e parmesão para polvilhar.

28. Batata com frango e gorgonzola: nessa receita, as batatas são cortadas em fatias, colocadas em uma assadeira e cobertas com um frango desfiado ao molho de gorgonzola. Para quem gosta de um sabor marcante, essa pode ser a opção ideal.

29. Purê de batata com filé de frango: nessa receita, você aprende a fazer um purê de batata bem caprichado e filés de frango frito. A sugestão é montar um prato com os dois preparos e servir como refeição principal. Para completar, você pode fazer uma salada de folhas verdes.

30. Torta de batata com frango: aqui, lâminas de batatas são usadas para forrar o fundo de um refratário. Depois disso, o frango desfiado entra em cena para o recheio. Para finalizar, basta acrescentar outra camada de batatas laminadas.

31. Rocambole de batata com frango: se você gosta de inovar na cozinha, essa receita pode ser uma excelente escolha. Aqui, o rocambole é feito com batatas e o recheio fica por conta de um frango desfiado com molho de tomate. O preparo não é muito complicado, mas é preciso ter um pouco de paciência para a montagem do prato.

Receitas simples com batata

Foto: Reprodução / tempero alternativo

32. Batata rústica: preparar batatas rústica pode ser uma maneira simples, mas deliciosa de consumir esse legume. Para um resultado de sucesso, primeiro, é preciso cozinhar as batatas por 6 minutos. Depois disso, basta cortá-las grosseiramente, com casca e tudo, temperar e levar ao forno para assar.

33. Batata hasselback: essa é uma receita que além de ser prática, conta com uma apresentação muito bonita. Aqui, são feitos vários cortes na batata e ela é coberta com azeite e alecrim. Depois disso, deve ir ao forno.

34. Batata picante: essa é outra receita de batatas rústicas de forno, porém, aqui, o tempero é bem picante, tanto, que você confere como fazer um molho suave para servir como acompanhamento. O modo de preparo é simples, mas o sabor é incrível.

35. Batata gratinada: que tal preparar uma receita de lâminas de batata com molho branco e queijo ao forno? O resultado é um prato extremamente cremoso, mas que ainda conta com uma casquinha crocante por cima. O bom dessa opção é que além de fácil de ser feita, ela conta com uma lista de ingredientes bem curtinha.

36. Galete de batata: para preparar essa receita em casa, a sugestão é usar a batata asterix – aquela que tem uma casca rosadinha -, pois ela conta com uma menor quantidade de água e, assim, o resultado ficará mais crocante. Aqui, lâminas da batata bem fininhas são temperadas e levadas ao forno.

37. Salada de batata: salada de batatas é um clássico de almoço de domingo, não é mesmo? Mas, aqui, você aprende a fazer uma maionese caseira que irá deixar seu prato muito mais gostoso e com um toque pra lá de especial.

38. Batata na manteiga: com um modo de preparo extremamente prático, é até de duvidar que o resultado dessa receita seja tão gostoso. Aqui, só é preciso cortar batatinhas ao meio, temperá-las e, depois, levá-las ao forno para assar.

39. Laminado de batatas: até parece uma lasanha, mas, na verdade, são só lâminas de batatas intercaladas em um refratário com um creme feito com creme de leite, creme de ricota, gema, sal e noz-moscada. O resultado é um prato bem simples, mas muito gostoso, que pode servir de acompanhamento para praticamente qualquer refeição.

40. Sopa de batata: uma sopinha sempre cai bem quando a preguiça de cozinhar é grande, mas bate aquela vontade de comer um prato aconchegante. Aqui, além de batatas, você vai precisar apenas de azeite, caldo de legumes e alguns temperinhos.

41. Batata com queijos: batata já é uma delícia, combinada com queijo, melhor ainda. Aqui, é feito um creme com gorgonzola e iogurte, que é usado para cobrir o legume. Como esse é um prato de forno, o modo de preparo é básico, mas é preciso esperar até que ele asse.

42. Conserva de batata: saborear batatinhas em conserva pode ser uma ótima pedida para aquele petisco acompanhado de uma cerveja ou até mesmo para uma entradinha simples. Com essa receita, você aprende todas as dicas para fazer essa delícia em casa.

43. Batata rosti: tem muita gente que acha que fazer batata rosti em casa é uma tarefa muito difícil, mas, aqui, você confere algumas dicas para que seu trabalho na cozinha não seja grande e o resultado fique incrível. A principal dica é usar batatas congeladas! Além disso, você pode soltar a imaginação para o preparo do recheio.

44. Nhoque simples: outra receita que muita gente tem receio de preparar em casa é o nhoque, mas seguindo essa receita, você verá que fazer esse prato na sua cozinha pode ser muito mais fácil do que você imagina. Além de aprender o passo a passo para a massa, você também confere dicas para um incrível molho de tomate caseiro.

45. Pão de batata: o pão é uma das paixões dos brasileiros e cai bem em praticamente qualquer refeição. A versão feita com batatas conta com uma textura leve e um gostinho incrível. Aqui, o segredo é que o legume seja cozido. Você ainda pode usar catupiry para o recheio.

Receitas com batata no forno

Foto: Reprodução / panelaterapia

46. Lasanha de bacalhau com batata: já pensou em substituir a tradicional massa de lasanha por fatias bem finas de batata? Essa é a proposta desta receita, que leva como recheio um bacalhau bem cremoso. Além disso, queijo parmesão é polvilhado sobre o prato antes dele ir ao forno para uma casquinha crocante e cheia de sabor.

47. Batata assada: essa é uma receita extremamente simples de ser feita e, além do legume, só leva um queijo ralado de sua preferência, manteiga, ervas, sal e pimenta-do-reino. O problema está no tempo de preparo, já que as batatas devem ir ao forno duas vezes, mas como o passo a passo é simples e o resultado é bem gostoso, vale testar.

48. Batata duchesse: mesmo sendo uma receita muito famosa, preparar batatas duchesse em casa não é uma tarefa complicada. Com o formato parecido com o de um suspiro, o segredo, aqui, é preparar um purê e moldar os petiscos usando um saco e um bico de confeiteiro.

49. Costelinha com batata: costelinha suína agridoce assada é uma delícia, não é mesmo? Se for ao forno acompanhada de batatas, melhor ainda. Aqui, você confere todas as dicas para um resultado de sucesso e como fazer um molho bem gostoso para deixar sua refeição suculenta na medida certa.

50. Batata com alecrim: que tal preparar uma receita em que as batatas ficam macias por dentro e crocantes por fora? Para obter esse resultado, a sugestão é usar a batata asterix, que conta com mais amido e menos água do que a inglesa.

51. Disco de batata com queijo: é possível preparar uma receita bem gostosa usando apenas dois ingredientes e essa receita é a prova disso. Aqui, fatias bem finas de batata doce cozidas al dente são recheadas com queijo gorgonzola. Depois da montagem, basta levar a combinação ao forno por aproximadamente 10 minutos. Essa é uma ótima sugestão de acompanhamento para carnes vermelhas.

52. Maminha com batata: fazer uma maminha assada pode ser uma excelente escolha para uma refeição especial, mas para que a carne fique ainda mais gostosa, a sugestão dessa receita é levar pedacinhos de batata ao forno junto com ela.

53. Batata com creme de queijo: nessa receita, rodelas de batata devem ser descascadas e cozidas por alguns minutos. Depois disso, basta colocá-las em um refratário, cobri-las com o creme de queijo e levar ao forno até que forme uma casquinha crocante sobre o prato.

54. Batata ao curry: para quem gosta de um toque extra de sabor, essa receita de batatas ao forno com curry pode ser uma excelente escolha. Além de um passo a passo simples, você pode se surpreender com o resultado final.

55. Batata rústica: preparar suas batatas rústicas em casa pode ser uma tarefa mais simples do que você imagina. Aqui, as cascas são retiradas e o legume é cortado, cozido por alguns minutinhos e levado ao forno para ser assado.

56. Batata ao murro: como essa é uma receita em que as batatas são usadas com casca e tudo, é muito importante que elas sejam bem lavadas. Aqui, primeiramente, o legume deve ser cozido, amassado e colocado em um refratário com azeite para ir ao forno até que fique bem douradinho por fora.

57. Batata laminada: nessa receita, são feitos vários cortes nas batatas e elas são temperadas com manteiga, pimenta-do-reino, alho e alecrim. Como é um preparo de forno, você só precisa se preocupar com o corte e os temperos. Depois disso, é só esperar que seu prato fique pronto. Além disso, você pode variar na combinação de temperos para obter novos sabores.

58. Gratinado de presunto e queijo: aqui, as batatas são descascadas, cortadas em rodelas e levadas ao micro-ondas por 5 minutinhos, isso faz com que o tempo de forno seja mais curto, o que é ideal para quem está com pressa. Antes de ser assado, o legume é temperado e incrementado com pedacinhos de presunto e queijo.

59. Batata rosti de forno: essa é uma receita de batata rosti diferente, pois depois que o legume estiver cozido e ralado, ela não vai pra frigideira, mas sim para o forno. Para quem procura uma opção mais saudável desse prato, essa pode ser uma excelente escolha.

60. Bolinho de batata assada: o bolinho de batata pode ser uma ótima pedida de petisco ou até mesmo de acompanhamento para as refeições. Como essa é uma receita de forno, o tempo de preparo não é dos mais curtos, mas o resultado é tão gostoso, que vale a pena experimentar.

61. Chips de batata assada: o chips de batata é uma ótima opção para aquele lanchinho da manhã ou da tarde, não é mesmo? Como essa é uma receita feita com a versão doce do legume, ela é uma ótima pedida para quem mantém uma alimentação saudável.

Receitas com purê de batata

Foto: Reprodução / francinha

62. Purê de batata com cogumelos: se você quer testar uma receita de purê bem caprichado em casa, essa opção, que usa a batatinha baroa, pode ser uma excelente escolha. Aqui, o purê é servido com bacon e cogumelos, o que gera uma combinação de sabores incrível.

63. Purê de batata básico: o purê de batatas é um acompanhamento clássico para muita gente, mas nem por isso todo mundo sabe como fazer uma receita caprichada em casa, não é mesmo? Se você se encaixa nesse grupo, não deixe de conferir todas as dicas para obter um resultado de sucesso.

64. Batata ao gratin: essa é uma receita em que o purê é incrementado com claras em neve e gemas, o que faz com que a textura fique bem leve e macia. Além disso, o prato é levado ao forno.

65. Purê de batata com couve-flor: se você está procurando por uma receita de purê um pouco mais levinho, essa receita que combina batatas com couve-flor pode ser uma excelente escolha. Usar dois legumes, além de deixar seu prato mais saboroso, será uma opção mais saudável para o seu dia.

66. Purê de batata: a sugestão dessa receita para obter um resultado perfeito é usar a batata asterix, já que ela conta com menos quantidade de água e mais amido do que a inglesa, o resultado é uma textura bem mais consistente e com um gostinho incrível.

67. Purê de batata com carne moída: essa é uma receita que até parece um escondidinho e, se você quiser, pode até chamar assim, pois, aqui, a carne moída é usada como recheio para duas camadas de purê de batatas. O preparo não é nada complicado, mas o resultado final pode te surpreender.

68. Torta purê de batata: para quem busca uma opção de prato bem completo, essa receita pode ser uma boa pedida. Aqui, a receita leva várias camadas intercaladas, sendo elas de purê, presunto e queijo, e frango. Além disso, parmesão ralado é usado na cobertura para um toque extra de sabor e uma casquinha crocante.

69. Peixe com purê de batata: se você gosta de peixe, mas não quer que esse ingrediente seja o protagonista do prato, que tal testar essa receita em que molho de tomate, batata e queijo também entram em cena? Tudo isso vai ao forno em um refratário, gerando uma massa úmida e, ao mesmo tempo, cremosa.

70. Bolinho com purê de batata: quer reaproveitar aquele arroz que sobrou da última refeição? Essa receita, além de te ajudar a evitar o desperdício, ainda fica com um gostinho dos deuses. Aqui, o grão é combinado com purê de batata para o preparo da massa, que é recheada com salsicha e queijo. Como esse é um petisco frito, a casquinha fica bem crocante.

71. Escondidinho de carne louca: é difícil um escondidinho não ser gostoso, mas se ele combinar um purê de batata com carne louca, o minímo de se esperar do resultado é que ele seja incrível. Aqui, o modo de preparo não é dos mais rápidos, já que a carne deve ficar por quase uma hora na panela de pressão, mas o resultado é tão bom, que vale a pena testar essa delícia em casa e se maravilhar com cada garfada.

72. Bolo de carne com purê de batata: para quem adora um bolo de carne caprichado, essa receita, que é feita com carne moída e leva purê de batata no recheio, pode ser uma ótima escolha para ser testada em casa. Esse é um prato tão completo, que cai muito bem apenas com uma saladinha de folhas verdes.

73. Escondidinho de batata doce: essa é uma receita de escondidinho feito com purê de batata e recheio vegetariano de lentilha. É uma boa pedida para quem quer deixar a carne de fora do cardápio, mas ao mesmo tempo comer um prato bem completo.

74. Coxinha de purê de batata: que a coxinha é um dos salgadinhos favoritos dos brasilieros não é nenhuma novidade, mas já pensou em inovar no preparo da massa usando um purê bem caprichado? Essa é a proposta desta receita, que pode te deixar com água na boca.

75. Purê burguer: outra opção para quem gosta de inovar na cozinha é essa receita de sanduíche recheado com hambúrguer, que deixa o pão de lado e dá lugar ao purê de batata. Além disso, uma boa quantidade de queijo é usada para deixar o prato ainda mais gostoso.

76. Cachorro-quente com purê de batata: inovar no preparo do seu sanduíche não precisa ser algo trabalhoso. Em alguns lugares, é comum acrescentar purê de batata ao lanche e, aqui, você confere todas as dicas para obter um resultado de sucesso.

Receitas com batata assada

Foto: Reprodução / sem medida

77. Galeto com batata: antes de começar a explicar essa receita, é importante salientar que frango e galeto não são a mesma coisa, o segundo é um pouco menor. Aqui, a carne é temperada, recheada e levada ao forno com batatas bolinha. Essa é uma opção mais sofisticada e a ave pode ser servida individualmente já nos pratos.

78. Bolonhesa de batata: essa é uma receita que parece uma lasanha à bolonhesa, mas, na verdade, as camadas são intercaladas de carne moída ao molho com lâminas de batata cozida. Com cara de almoço de domingo, esse é um prato simples de ser feito, mas conta com um gostinho muito bom.

79. Bacalhau ao forno: que bacalhau e batatas combinam quase todo mundo sabe, mas já pensou em usar o legume na versão ao murro para acompanhar o peixe? Para quem gosta de batatinhas macias por dentro e crocantes por fora, essa é uma ótima pedida, mas o prato não para por aí, já que cebola roxa, brócolis e ovos também entram em cena.

80. Bolinho de batata e linguiça: para obter um resultado incrível, a sugestão dessa receita é usar a batata asterix, justamente porque ela tem menos água do que a inglesa. Aqui, o legume e a linguiça defumada devem ir para o processador, para, assim, você obter uma massa que deve ser moldada em bolinhas e levada ao forno.

81. Batata com abóbora: com poucos ingredientes e usando temperos na quantidade certa, é possível preparar um acompanhamento que vai deixar qualquer um com água na boca. Como só é preciso misturar os legumes com os temperos e levar ao forno, esse é um prato pra lá de prático.

82. Alcatra ao forno: almoço de domingo combina com uma carne assada no capricho, não é mesmo? Para obter esse resultado, é interessante acrescentar um acompanhamento para a alcatra, que, nesse caso, são as batatinhas. Aqui, você confere dicas para um temperinho perfeito para o seu prato.

83. Batata com ovo e bacon: combinar batatas, ovos, bacon, cheddar e temperos pode ser uma maneira muito simples de saborear um prato bem saboroso. Aqui, só é preciso se preocupar com a montagem e o tempo ideal de forno para que seu prato dê certo.

84. Batata em espiral: essa receita é uma ótima sugestão para quem está procurando por uma nova maneira de apresentar suas batatas assadas. Aqui, o legume é colocado em um espeto e cortado em espiral, o que cria uma aparência bem interessante. Essa é uma boa pedida para entrada, petisco ou até mesmo para o seu churrasco.

85. Lombo de bacalhau: se você quer ter uma refeição com poucas calorias, mas que também seja saudável e cheia de sabor, precisa parar para conhecer essa receita de bacalhau ao forno acompanhado de batata doce e minitomates. O passo a passo não é nada complicado e você pode se surpreender com o resultado final.

86. Batata assada com bacon: se você quer testar uma receita extremamente prática em casa, mas que seja cheia de sabor, não deixe de conferir essas dicas. Aqui, o legume é cortado em fatias grossinhas, colocado em um refratário com papel alumínio e coberto com manteiga temperada e bacon já frito. Depois disso, basta enrolar o papel alumínio e levar ao forno para assar.

87. Batata “frita” assada: essa é uma receita para quem ama batata frita, mas quer uma opção mais saudável para comer em casa. O resultado não é exatamente igual ao legume feito em óleo, mas fica o mais próximo possível para uma receita de forno.

88. Batata palha: sabia que é possível preparar uma batata palha bem fininha e crocante sem fritura? É isso que você aprende a fazer nessa receita – uma deliciosa batata palha de forno que fica incrível e ainda é uma pedida bem mais saudável do que a versão industrializada.

89. Batata ao forno: se você está no nível máximo de preguiça para cozinhar e quer um acompanhamento bem gostoso para sua refeição, precisa testar essa receita. Aqui, só é preciso lavar bem as batatas, colocá-las em uma forma e deixar no forno por 25 minutos. Depois disso, você deve jogar temperos e um pouco de vinagre de maçã.

90. Merluza gratinada: essa é uma receita de merluza ao forno que é acompanhada de molho branco e rodelas de batata. É uma opção prática para ser testada em casa, mas que fica com um gostinho muito bom.

91. Latkes de batata: essa é uma receita de panquecas de batatata, que contam com uma aparência bem rústica e um modo de preparo que exige um pouco de paciência. O resultado é uma textura macia por fora, crocante por dentro e com um toque acebolado de sabor.

Receitas com batata recheada

Foto: Reprodução / panelaterapia

92. Batata recheada com cogumelo: preparar um prato que combina uma proteína saudável com um legume pode ser uma boa pedida para uma refeição que é nutritiva e, ao mesmo tempo, saborosa. Aqui, além de usar shimeji ao molho de shoyu, a receita também leva requeijão para dar um toque extra de sabor e cremosidade ao prato.

93. Batata recheada com brócolis: para quem adora legumes, essa receita, que conta com um recheio de creme de brócolis, pode ser uma ótima pedida. A lista de ingredientes não é das mais curtas, mas o resultado é tão gostoso, que vale a pena testar em casa. Como essa é uma opção que não leva itens de origem animal, está liberada para os veganos.

94. Batata recheada com bacon: essa é outra opção simples, mas cheia de sabor. Aqui, o recheio fica por conta de uma combinação de bacon, calabresa, cream cheese, mussarela, temperos e queijo parmesão ralado para aquela casquinha crocante por cima.

95. Batata recheada 4 queijos: se você é do time que acha que queijo nunca é demais, essa pode ser a receita perfeita. O recheio das batatas, nessa opção, é feito com gorgonzola, mussarela, parmesão, requeijão, creme de leite e noz-moscada. A lista de ingredientes é curtinha, mas o sabor pode surpreender qualquer um.

96. Batata recheada com alho: essa é uma receita simples, em que as batatas cozidas, cortadas e recheadas com alho, queijo parmesão ralado, iogurte, tomilho, sal e pimenta vão ao forno para assar por aproximadamente 20 minutos.

97. Batata recheada com brócolis e queijo: que tal rechear suas batatas assadas com uma combinação de iogurte, manteiga, brócolis refogado, queijo cheddar, sal e pimenta? Essa mistura fica com um gostinho incrível e pode surpreender vários paladares.

98. Batata recheada com cream cheese e gorgonzola: essa é uma opção extremamente prática, pois o recheio fica por conta apenas de uma combinação de cream cheese, gorgonzola e parmesão ralado. Mesmo usando poucos ingredientes, o sabor é marcante.

99. Batata recheada com acelga: essa é uma ótima pedida para quem quer uma opção de batata recheada saudável, pois o recheio fica por conta apenas de uma acelga ao molho bem temperadinha. O resultado é um prato leve e ao mesmo tempo nutritivo.

100. Batata recheada com carne seca: como o processo de dessalgar a carne seca deve começar com várias horas de antecedência ao preparo, essa é uma receita que exige um planejamento, mas, tirando isso, o passo a passo é bem simples e fica bem gostoso, já que a carne seca é combinada com um queijo de sua preferência.

101. Batata recheada com cream cheese: se, para você, praticidade é tudo, não deixe de conhecer essa receita em que a batata é recheada apenas com um cream cheese bem temperadinho. Mesmo com poucos itens, é possível preparar um prato bem gostoso.

102. Batata recheada com bacon e cheddar: rechear batatas com bacon, cheddar e sour cream pode ser uma ótima pedida para quem gosta de um sabor intenso. Essa é uma opção nada complicada, mas que, com certeza, vai querer te fazer repetir a receita.

103. Batata recheada no potinho: se você gosta de inovar na apresentação de pratos comuns, pode se interessar por essa receita. Aqui, a sugestão é levar as batatas ao micro-ondas por cinco minutos. Depois disso, basta amassar o legume, colocá-lo em um potinho e cobrir com strogonoff de carne e batata palha. Se você quiser, também pode usar essa ideia para outros recheios.

104. Batata recheada com gorgonzola: como o gorgonzola conta com um sabor bem marcante, aqui, ele é combinado com creme de ricota para que seu gostinho fique mais suave. Para testar essa receita em casa, além desses dois ingredientes e das batatas, você vai precisar apenas de sal e pimenta.

105. Batata recheada com strogonoff: essa é outra opção em que o strogonoff é usado como recheio, porém, o modo de preparo é diferente. Esse aqui, por exemplo, leva cogumelos e a montagem é a clássica.

106. Batata recheada vegana: essa é uma ótima opção não só para quem não come ingredientes de origem animal, mas para quem busca uma refeição saborosa e ao mesmo tempo nutritiva. Aqui, o recheio fica por conta de brócolis e shimeji com shoyu e mais alguns temperinhos.

Receitas com batata baroa

Foto: Reprodução / na minha panela

107. Coxinha de batata baroa: existem vários legumes que podem ser usados no preparo de uma massa de coxinha. Para quem gosta de inovar na cozinha, é interessante conhecer todas as possibilidades, não é mesmo? Aqui, o gostinho fica suave e a textura pra lá de cremosa.

108. Bobó de camarão com batata baroa: tem muita gente que acha que o bobó de camarão é um prato extremamente complicado de ser feito em casa, mas, seguindo as dicas certas, você não terá muito trabalho para saborear esse prato baiano.

109. Caldo verde com batata baroa: um caldinho verde pode ser uma ótima pedida para quando bate aquela preguiça de cozinhar, mas existe a vontade de comer uma refeição caseira bem aconchegante, não é mesmo? Aqui, você confere o passo a passo para obter um resultado que pode deixar qualquer um com água na boca.

110. Escondidinho de batata baroa: aqui, um purê bem caprichado é recheado com um frango desfiado bem suculento. O sabor adocicado da batata salsa combina muito bem com o do frango. Além disso, o preparo não é nada complicado.

111. Creme de batata baroa: a batata salsa é um ótimo ingrediente para preparar um creme saboroso e, ao mesmo tempo, nutritivo. Além disso, é feita uma combinação com alho-poró e queijo parmesão que deixa o legume com um gostinho completamente novo.

112. Pão de batata baroa: um pão caseiro é uma ótima pedida, não é mesmo? Seja no café da manhã, no lanche da tarde ou em outro momento. A versão feita com batata baroa fica com uma textura incrível e um gostinho levemente adocicado.

113. Pão de queijo vegano: preparar um pão de queijo sem queijo pode parecer uma tarefa difícil, mas a dica dessa receita é usar ingredientes comuns e usar a batata salsa no lugar do queijo para um resultado de sucesso e livre de itens de origem animal.

114. Torta de peixe com batata baroa: essa é uma receita que combina pescada e salmão para o recheio de uma torta feita com purê de batata baroa. A lista de ingredientes é curta e o modo de preparo, simples, mas você pode se surpreender com o resultado final.

115. Salada de batata baroa: essa é uma receita de salada de batata baroa que tem um toque especial – cebola refogada. Além disso, maionese e outros temperos também são usados para que o gostinho fique incrível. Se você gosta de inovar na cozinha, não deixe de testar essa opção.

116. Salmão com batata baroa: nessa receita, você aprende a fazer um delicioso salmão grelhado servido com molho de manga e purê de batata baroa como acompanhamento. Essa não é uma opção difícil de ser feita, mas é uma ótima pedida para aquela refeição com um toque sofisticado.

117. Escondidinho de calabresa: preparar um escondidinho em casa não precisa ser uma tarefa difícil e essa receita, que conta com um recheio de calabresa, é prova disso. O sabor do embutido combinado com o da mandioquinha resulta em um prato que pode deixar qualquer um com água na boca.

118. Mignon suíno com batata baroa: como essa é uma receita de forno, seu preparo é extremamente simples. Aqui, o mignon suíno é assado junto com batatinha baroa e um molho de mostarda e chipotle. Para quem gosta de um sabor intenso, essa pode ser uma boa pedida para testar em casa.

119. Nhoque de batata baroa: tem muita gente que não faz nhoque em casa por achar esse um prato muito difícil de ser preparado, mas, com as dicas certas, você verá que, na verdade, ele é mais demorado do que trabalhoso.

120. Refogado de batata baroa: um refogadinho caprichado é uma boa pedida para aqueles dias que pedem uma comida que até parece fazer carinho no estômago, não é mesmo? Essa é uma receita que combina batatinha baroa com proteína de soja, por isso, está liberada para quem não come ingredientes de origem animal.

121. Creme de batata baroa com linguiça: já pensou em preparar um creme de batata baroa gratinado e que ainda leva linguiça defumada? Essa é a proposta desta receita, que é simples de ser feita, mas pode te deixar muito feliz com o resultado final.

Receitas com batata inglesa

Foto: Reprodução / panelaterapia

122. Batata suíça: essa não é uma receita simples de ser reproduzida em casa, mas a casquinha crocante e o interior macio desse prato compensam qualquer trabalho na cozinha. Além disso, você pode sempre inovar nos ingredientes usados para o recheio para obter cada vez um gostinho novo.

123. Polvo com batata: fazer polvo em casa não é uma tarefa difícil, mas algumas dicas são importantes para um resultado de sucesso, a carne, por exemplo, deve ser congelada antes do preparo. Aqui, o fruto do mar é feito em uma panela com batatas, o que gera um prato delicioso.

124. Escondidinho de shimeji: preparar um escondidinho recheado com shimeji pode ser uma ótima alternativa para os veganos ou amantes dos cogumelos. Essa é uma receita extremamente simples, mas que você vai querer repetir a pratada.

125. Nhoque: para fazer essa receita em casa, você vai precisar apenas de batatas, farinha de trigo integral, noz-moscada e sal. Não é preciso usar ovos para dar liga na massa e essa receita é a prova disso.

126. Torta de frango com batata: torta salgada é uma delícia e se a massa ficar por conta de um purê de batatas, melhor ainda, não é mesmo? Para o recheio, a sugestão é usar um franguinho desfiado bem simples de ser feito, mas que combina muito bem com o prato.

127. Batata parmegiana: como essa é uma receita de parmegiana vegana, ela não leva nem carne, nem queijo. Aqui, a batata é usada como base e coberta com molho de tomate e queijo vegetal. Para que o legume fique crocante, é preciso que ele seja empanado com farinha de rosca.

128. Pizza de batata: essa é uma receita de pizza que foge bastante do tradicional. Aqui, a massa é deixada de lado e dá lugar para uma camada de batatas fritas. Para o recheio, a sugestão é usar molho de tomate, mussarela e fatias de calabresa.

129. Salpicão vegano: o salpicão é um prato com a cara de almoço de domingo, não é mesmo? Mas como leva frango, não pode ser consumido pelos veganos, então, aqui, a sugestão é trocar a carne por cogumelo shimeji.

130. Batata portuguesa: essa receita de batata à portuguesa combina o legume cozido e picado com tomate, cebola, azeitona, azeite e sal. Depois que o prato estiver montado, deve ir ao forno por aproximadamente 30 minutos.

131. Bolinho frito de batata: essa é uma receita que usa purê para o preparo da massa e recheio de queijo. Como o bolinho é frito, o resultado tem uma textura macia por dentro e crocante por fora. Além disso, o sabor pode deixar qualquer um com água na boca.

132. Rosa de batata com bacon: se você quer surpreender alguém com uma entradinha ou um acompanhamento extremamente charmoso, essa pode ser a receita ideal. Por mais incrível que pareça, o modo de preparo é bem simples para um resultado tão lindo.

133. Carré de cordeiro com batata: preparar seu próprio carré de cordeiro assado não precisa ser uma tarefa difícil, ainda mais com as dicas desta receita. Além disso, a carne vai ao forno acompanhada de batatas. Para deixar o legume ainda mais gostoso, ele é coberto com um creme de gorgonzola.

Receitas de carne moída e batata

Foto: Reprodução / a casa encantada

134. Cupcake salgado: essa é uma receita em que bolinhas de carne moída e queijo são assadas em formas de cupcakes e, depois, cobertas com um purê de batatas bem cremoso. Essa é uma opção simples, mas que fica extremamente charmosa, e é ideal para uma entradinha diferente ou uma reunião entre amigos.

135. Carne moída com batata: essa é uma receita extremamente simples, em que a carne moída é ensopadinha e acompanhada de pedacinhos de batata. Mesmo sendo uma opção tão comum, você pode querer dicas para obter um resultado de muito sucesso.

136. Bolo de batata simples: se você tem pouco tempo para cozinhar, mas não quer deixar de saborear um prato bem gostoso, essa pode ser a receita ideal. Além de ser simples e bem saborosa, a lista de ingredientes é bem curtinha, o que é ótimo, não é mesmo?

137. Batata com carne e cominho: essa é uma daquelas receitas de uma panela só, com um modo de preparo bem simples, mas que é uma ótima pedida para acompanhar um arroz com feijão e salada do dia a dia. Além de contar com um modo de preparo prático, o custo dessa opção é bem baixo.

138. Ensopado: preparar um ensopado bem saboroso não precisa ser uma tarefa difícil e essa receita está aqui para provar isso. Além de carne moída e batatas, essa receita também leva outros legumes e linguiça.

139. Taco de batata: essa receita pode ser a pedida ideal para quem gosta de inovar na cozinha. Aqui, a massa tradicional de taco é substituída por batata rosti – aquela que é cozida, ralada e frita -, mas conta com um recheio tradicional: carne moída bem temperadinha combinada com queijo cheddar cremoso.

140. Escondidinho de batata: um escondidinho bem caprichado é sempre uma ótima pedida para uma refeição saborosa, não é mesmo? Se for feito com ingredientes acessíveis e de baixo custo, melhor ainda. Aqui, o purê é recheado com uma carne moída bem suculenta, o que faz com que o modo de preparo seja bem prático.

141. Muffin salgado: outra ótima opção de petisco ou acompanhamento gostosinho para as suas refeições é esse muffin salgado que combina batatas cozidas e amassadas com carne moída, creme de leite, ovo, farinha de trigo, queijo parmesão ralado e alguns temperinhos. Depois que a massa estiver pronta e os muffins moldados, basta levar ao forno para assar por aproximadamente 40 minutos.

142. Torta inglesa: essa receita de torta inglesa é bem famosa e até parece com um escondidinho, porém, aqui, o purê de batatas só entra em cena para a cobertura da torta. Essa é uma boa pedida para usar de maneira diferente aquela carne moída que está dando sopa na geladeira.

143. Bolão de batata: essa é uma opção parecida com a receita anterior, porém, os ingredientes usados para o tempero da carne são diferentes. Além disso, o purê de batatas é usado tanto para forrar quanto para cobrir o refratário.

144. Pirogue: essa é uma receita que não é muito complicada, mas que leva tempo para ser feita. Isso acontece porque você confere o passo a passo desde o preparo da massa. O recheio fica por conta de uma combinação de carne moída, batatas e queijo.

145. Terrine: o terrine é um prato francês que é muito parecido com um patê, a grande diferença é que ele é um prato assado. Aqui, ele é feito com carne moída e coberto com fatias bem finas de batata, o que além de dar um toque extra de sabor ao prato, o deixa mais bonito.

Receitas fáceis com batata

Foto: Reprodução / panelaterapia

146. Batata gratinada com queijos: combinar batata com queijo já é bom, mas três queijos é sensacional! Aqui, o legume já cozido é picado, temperado e coberto por uma mistura de creme de leite, gorgonzola, mussarela e parmesão. Depois disso, basta levar ao forno e esperar até que seu prato fique douradinho.

147. Mix de batatas: essa é uma receita de um aperitivo feito com diversas batatas diferentes assadas. Além disso, você confere como fazer um molho cremoso de coentro para servir como acompanhamento. A praticidade é grande, por isso, essa é uma ótima pedida para uma reunião de amigos.

148. Tortilla de batata: se você é do tipo de pessoa que gosta de inovar na cozinha, precisa conhecer as dicas dessa receita. Aqui, é feita uma tortilla de batata frita e queijo coalho, ideal para aquele lanche bem saboroso e bem fácil de ser preparado.

149. Creme de batata e bacon: um creminho feito com batatas cai bem até mesmo em dias que não estão tão frios, não é mesmo? Aqui, o bacon ainda entra em cena para dar um contraste à textura cremosa e um toque extra de sabor ao prato. Tudo isso sem muitos ingredientes ou muito tempo na cozinha.

150. Gratinado de batata com mignon: essa é uma receita que leva batatas picadinhas, filé mignon, calabresa, tomate, queijo minas e teperinhos. É um prato bem simples de ser preparado, mas que gera um sabor incrível. Além disso, a lista de ingredientes é bem curtinha, o que é uma vantagem, não é mesmo?

151. Frittata de batata: sabe aquele dia em que você está com preguiça de cozinhar, mas quer saborear um prato bem gostoso? Então, anote essa receita para esses momentos. Aqui, o prato consiste em ovos, batatas, brócolis, calabresa, queijo parmesão ralado e uns temperinhos.

152. Batata com ervilhas: essa é uma receita de uma panela só, mas que pode fazer toda a diferença na sua refeição. Combinar pedacinhos de batatas com ervilhas é uma sugestão simples, mas muito saborosa.

153. Creme de espinafre com batata: se você quer preparar um creme saudável, mas cheio de sabor, precisa parar para conhecer essa receita. Ela não leva muitos ingredientes e conta com um modo de preparo extremamente simples, mas pode deixar seu dia muito mais gostoso.

154. Bacalhau ao forno com batata e pimentão: que bacalhau combina com batata não é nenhuma novidade, não é mesmo? Mas essa receita também leva pimentão amarelo para um toque extra de sabor. Como essa é uma opção de forno, é preciso reservar um tempinho para esperar que o prato fique pronto.

155. Torta de batata e cebola: essa é uma receita de torta vegana e que não leva glúten. Você vai precisar de batatas para o preparo da massa, que também leva aveia, linhaça, azeite e sal. Já o recheio fica por conta de uma cebola caramelizada no aceto balsâmico e óleo de coco. O resultado é bem aromático e saboroso.

156. Batata de frigideira: essa é uma receita que pedaços de batatas e cebolas são cozidos. Depois disso, ambos vão para a frigideira com alguns temperos e cogumelos frescos. A cebola deve ser cozida apenas por alguns minutinhos, apenas para que ela perca um pouco da acidez.

157. Assado de batata com quiabo: essa é uma receita de legumes assados que também pode levar lascas de pernil de bacon defumado. É um acompanhamento simples e fácil de ser feito, mas que pode deixar a sua refeição muito mais gostosa.

158. Rosas de batata: quer aprender a preparar um acompanhamento bem bonito e que não seja complicado? Aqui, lâminas de batatas são dispostas em forminhas de cupcakes para que fiquem parecidas com rosas. Depois disso, basta levar o legume ao forno para assar.

159. Salada quente de batata: uma salada gostosa nem sempre precisa ser fria e essa receita, que combina batatinha salsa, broto de feijão e salmão, é a prova disso. Além de ser uma opção diferente, conta com um passo a passo simples de ser seguido.

160. Creme de batata e queijo canastra: essa é uma receita de um creme incrívelmente saboroso. Além de usar batatas e queijo canastra, o alho-poró também entra em cena para dar um gostinho especial ao prato. Para melhorar ainda mais, você não vai ter que passar muito tempo na cozinha para saborear essa delícia.

161. Salada de batata alemã: para preparar essa salada alemã, é preciso usar a batata asterix. Outra diferença em relação à feita no Brasil é que ela não leva maionese – o que dá cremosidade ao parto é uma combinação de iogurte com mostarda.

Além de ser um legume muito gostoso, a batata ainda é pra lá de versátil, já que combina com diversos ingredientes e ainda pode ser preparada de várias maneiras. Escolha sua receita favorita da lista e incorpore-a ao seu próximo cardápio!

Assuntos: Alimentação

Para você