6 benefícios do pré-pool caseiro para deixas as mechas saudáveis

Escrito por
Atualizado em 02.07.21

MIRELLA MARTINS

Por
Atualizado em 02.07.21

Você já falar em pré-poo caseiro? É um método perfeito para quem quer dar um up no cabelo de um jeito bem simples, rápido e criativo! Em conjunto com a cabeleireira Aldenice Nunes, essa matéria está cheia de dicas e receitas para você aprender a fazer pré-poo caseiro, conhecer seus benefícios e suas contraindicações. Confira!

Publicidade

O que é o pré-poo caseiro?

O pré-poo ou pré-shampoo é uma combinação caseira de produtos que protege o seu cabelo! Ele é exatamente o que o nome indica: “pré-poo”, ou seja, o passo anterior ao shampoo. Com a rotina do dia a dia, lavar o cabelo se torna algo muito automático e podemos esquecer de detalhes que fazem toda a diferença. Neste caso, o detalhe é o de aplicar o shampoo somente na raiz dos cabelos. Feito isso, devemos também proteger a extensão dos cabelos no enxágue.

É exatamente para isso que o pré-poo é feito. Ele deve ser aplicado na extensão dos fios antes da lavagem, pois serve para preparar o seu cabelo para a aplicação do shampoo. O resultado dessa proteção são fios mais macios, encorpados, hidratados e fortes.

Benefícios do pré-poo caseiro

A cabeleireira Aldenice Nunes, discorre sobre os benefícios do tratamento preparado em casa. Aqui estão os principais, confira abaixo!

  • Protege a extensão e as pontas do cabelo dos componentes químicos do shampoo, incluindo o sulfato;
  • Garante que a água quente do chuveiro não danifique os fios;
  • Proporciona hidratação para o cabelo;
  • Evita o ressecamento das pontas;
  • Deixa o cabelo mais forte, macio e brilhoso;
  • Ajuda a encorpar mais o cabelo, evitando pontas duplas ou com quebras.

Ela ainda destaca que o pré-poo é “algo muito simples de ser feito, não pesa no bolso e nem leva muito tempo, mas que tem vários benefícios para o cabelo.”

Cuidados e contraindicações

Segundo a Aldenice: “os cuidados para realizar o pré-poo envolvem os detalhes de cada tipo de cabelo. Por exemplo, os cabelos oleosos pedem maior atenção nas pontas, já os cabelos mais secos precisam de cuidados no meio e nas pontas”. Não existe contraindicação para o pré-poo caseiro, somente cuidados mais personalizados.

Uma dica valiosa dada pela Aldenice é sempre pentear muito bem o cabelo após aplicar o pré-poo. O recomendado é fazer o pré-poo antes de toda lavagem, mas 3x por semana já apresenta resultado satisfatório. Mesmo que aplicado com apenas 20 minutos de antecedência do banho, já oferece mais proteção! Segundo a cabeleireira: “o pré-poo caseiro é indicado para todos os tipos de cabelo, mas aqueles que passaram por um processo químico pedem uma frequência maior e valem o tempo investido!”.

Como fazer pré-poo caseiro

Fazer o pré-poo é bem simples, as combinações podem variar bastante, mas a base é uma máscara ou creme combinado com outro produto mais específico para o seu cabelo, como babosa, mel, óleo vegetal, entre outras opções. E o melhor, não é necessário fazer a receita todas às vezes que for lavar. Faça e guarde sua misturinha na geladeira, e ela deve durar 1 mês.

Após ler todas essas dicas, que tal ver algumas prática? Confira 8 vídeos com receita e aplicações de diferentes pré-poo para te ajudar a conhecer e até a aderir o passo na sua rotina capilar!

Publicidade

Pré-poo caseiro ideal para engrossar as pontas

A blogueira Mirella Martins ensina uma receita de pré-poo caseiro para engrossar as pontas. Ela utiliza mel, queratina, gelatina incolor e óleo vegetal.

Pré-poo caseiro para ajudar no crescimento

Com mais opções, Mirella Martins indica uma nova receita de pré-poo para estimular o crescimento do seu cabelo. Ela utiliza gel de babosa, gengibre e óleo de rícino. Além disso, essa receita funciona contra quebra de cabelo e no tratamento do couro cabeludo.

Pré-poo caseiro com mel

A blogueira Nil Santos explica sobre a função do mel para encorpar os fios, por isso, ela ensina uma receita com óleo de umectação, mel e um creme de pentear!

Pré-poo utilizando yamasterol

Bia Siqueira fala dos benefícios do pré-poo e ensina uma receita com yamasterol! Além dele, ela usa óleo vegetal e bepantol. São só 10 ou 15 minutos antes de lavar e pronto!

Pré-poo caseiro com vinagre de maçã

Quer praticidade? Leilah Santos faz um tutorial super-rapidinho de pré-poo com vinagre de maçã e água!

Publicidade

Açúcar no pré-poo caseiro? Sim!

Andreza Siqueira ensina essa receita e indica para cabelos que estão ressecados! Ela utiliza açúcar, azeite de oliva extravirgem e creme com óleo de rícino.

Pré-poo com óleo de rícino

Taty Oliveira mostra essa receita fácil e perfeita para encorpar os fios usando óleo de rícino, mel e uma máscara base.

Pré-poo caseiro com soro fisiológico

Claudiane Diniz ensina um pré-poo diferente, com yamasterol, mel, óleo de coco extravirgem e natural, azeite extravirgem, óleo de rícino e soro fisiológico.

Agora que você já sabe tudo sobre o pré-poo, é só escolher a receita que mais combina com o seu cabelo e aderir esse cuidado com a saúde do seu cabelo! Se você gostou desse conteúdo, veja também os principais 10 cuidados para cabelos de todos os tipos!

Assuntos: Cabelos