Dicas para aderir ao glow up e criar uma rotina de autocuidado

Escrito por
Em 20.08.21

iStock

Por                                
Em 20.08.21

A expressão glow up ganhou destaque com a geração de millenials gringas. Em tradução direta, significa melhoramento e seu principal objetivo é permitir que você se sinta bem consigo mesma, não só na questão estética, mas para além dela também. Um exemplo de como começar o cuidado é com um bom skincare. Quer saber mais sobre a tendência? Confira o que é e como adotá-la em sua rotina de cuidados com o corpo.

Publicidade

Índice do conteúdo:

O que é glow up?

O glow up, em sua tradução literal significa brilhar ou melhorar. Envolve fazer mudanças que te ajudem a se sentir mais bonita, em um curto período de tempo. O mais interessante é que não envolve somente procedimentos estéticos. Muito pelo contrário, uma maquiagem incrível, autocuidados, exercícios físicos ou aquela mudança de visual também são parte da tendência.

Como fazer um glow up

Quer adotar o glow up em seu dia a dia? Veja dicas de mudanças graduais a serem feitas no estilo de vida, para o rosto e para os cabelos, sempre respeitando os seus limites.

Glow up geral

iStock

  1. Durma bem: o sono ajuda a afastar o cansaço e a falta de concentração. Além disso, reduz necessidade de comer doces e de tomar cafeína. Procure adotar um horário fixo para dormir e acordar, criar uma rotina, além de tentar descansar ao menos 8h por noite. Meia hora antes de ir se deitar, deixe o celular longe de você, para o corpo entender que é hora de ir para a cama.
  2. Medite: a meditação permite entrar em contato consigo mesma e se conhecer melhor. É aquele momento em que você se desliga de tudo e relaxa. Com a rotina cada vez mais agitada, reservar ao menos 10 minutinhos para meditar pode ajudar no controle da ansiedade e até mesmo da depressão.
  3. Tenha uma alimentação equilibrada: cuidar do que você coloca em seu prato vai muito além de se preocupar com o peso. Uma alimentação saudável previne doenças e pode, inclusive, melhorar o funcionamento do intestino e qualidade do sono.
  4. Faça uma atividade física: assim como a alimentação, os exercícios físicos não são indicados apenas para quem deseja emagrecer. O ideal seria adotar algo que você gosta (desde uma caminhada até andar de patins) por pelo menos 30 minutos diários. Se trata de um momento seu, em que você irá trabalhar o corpo e relaxar a mente.
  5. Beba mais água: a água tem poder energizante, tanto que você já deve ter ouvido de seu médico a recomendação de se hidratar mais. O líquido ajuda os órgãos a funcionarem melhor, aumenta a sensação de saciedade e deixa a pele mais bonita. Assim, tenha uma garrafinha sempre por perto.

Glow up para o rosto

iStock

  1. Use protetor solar: o protetor solar será seu fiel aliado diariamente, mesmo quando você vai passar o dia todo dentro de casa. Após as etapas de limpeza e hidratação, e antes da maquiagem, passe o protetor adequado ao seu tipo de pele.
  2. Passe cremes hidratantes: a hidratação contribui para a pele do rosto estar sempre bonita e saudável. Tente passar o hidratante em dois momentos do dia, ao acordar, depois de finalizar a limpeza, e antes de dormir.
  3. Faça um skincare diário: a rotina de skincare também é um autocuidado e parte do glow up. Envolve desde a limpeza básica do rosto até o uso de máscaras faciais e outros produtos específicos. Reserve alguns minutos do seu dia para este momento especial entre você e sua pele.
  4. Limpe bem a pele: esta etapa deve ser feita para retirar a maquiagem e logo após acordar. Use um sabonete neutro e água em temperatura ambiente para limpeza regular (evite a água quente). Pela noite, aposte na limpeza dupla, com removedores de maquiagem e finalização com água e sabão.
  5. Use séruns: os séruns podem ser antioxidantes, com função de inibir a ação dos radicais livres e evitar o envelhecimento precoce da pele ou de tratamento. Vão ajudar as células e tratar doenças de pele. Lembre-se sempre de conversar com seu dermatologista de confiança para acertar na escolha do sérum.

Glow up para o cabelo

iStock

  1. Use shampoos e condicionadores para o seu tipo de cabelo: os fios de cabelo são divididos em diferentes curvaturas. Procure conhecer o seu e escolha os produtos indicados para ele. O glow up das madeixas começa ainda no banho, com a lavagem e com o uso do condicionador, então, pesquise e teste até encontrar seu produto preferido.
  2. Faça hidratações semanais: a água é responsável por deixar os fios mais brilhantes e bonitos. Além de tomar bastante do líquido, faça uma hidratação semanal. Deixe o produto agir nos fios e vale até aproveitar para fazer o skincare enquanto aguarda a ação do hidratante nos cabelos.
  3. Use cremes de nutrição: manter os fios nutridos também é importante. A etapa deve ser incluída para todas as curvaturas, mas se torna essencial no caso de pontas duplas, frizz e cabelos opacos e ressecados.
  4. Adote um novo corte de cabelo: uma dica para quem deseja ousar e tentar algo diferente. Você está de olho em um corte novo? Visite sua cabeleireira e se arrisque com a novidade. É válido tanto aquela mudança brusca quanto aquela mais simples, apenas para remover as pontas duplas e ressecadas, para refazer o corte que já usa.
  5. Faça uma reconstrução capilar: a reconstrução é recomendada ao menos uma vez por mês e envolve a reposição da queratina. Pode ser feita no salão ou em casa e você vai se surpreender com o resultado.

Como você pode ver, adotar o glow up envolve medidas simples, que podem ser incluídas em seu dia a dia e de forma gradual. Que tal conferir mais experiências? Siga lendo para ver mais dicas e cuidados sobre o assunto.

Outras dicas e cuidados para o glow up perfeito respeitando o seu momento

Para te ajudar a conhecer mais sobre o glow up, confira os vídeos com dicas e depoimentos de quem já experimentou a tendência e gostou muito dos resultados.

Dicas básicas para mudar de hábitos

Publicidade

A YouTuber criou um desafio e explica como mudar alguns hábitos de seu dia a dia. Ela começar com acordar mais cedo, beber ao menos dois litros de água por dia e incluir a atividade física em sua rotina.

Dicas para se sentir melhor no seu dia a dia

O vídeo começa com um lembrete muito especial: você já é linda do jeito que é. Depois, a YouTuber traz dicas que adotou em sua rotina para deixar a pele mais saudável. Ela também inclui seu café da manhã, orienta arrumar a cama e escolher aquele look que te deixe superconfortável.

Glow up com foco na mudança interna

Neste vídeo é explicado que o glow up não precisa ser apenas um processo externo, mas sim algo que vem de dentro. Inclusive, Letícia cita 5 pontos que ela considera importante olhar, como entender suas emoções, ter hábitos saudáveis e se sentir bem com você mesma.

Como ter um glow up externo

O foco da YouTuber foi o glow up externo, com cuidados com a alimentação, a rotina de skincare, mesmo básica, e beber mais água ao longo do dia.

Você já tinha ouvido falar do glow up? É uma tendência muito interessante para se autoconhecer e mudar respeitando seus limites, não concorda? Agora, aproveite para conferir a matéria sobre o skincare caseiro, até porque, esta foi uma das dicas para incluir no dia a dia.