Bem-estar

12 posições do Kama Sutra que favorecem o prazer feminino

Dicas de Mulher

Com revisão da psicóloga Fernanda Cassim

Atualizado em 09.01.24
push pixel

Difícil encontrar quem nunca tenha ouvido falar em Kama Sutra. Mas você sabia que o antigo texto indiano apresenta várias posições sexuais que favorecem o prazer feminino? O livro rejeita a linha patriarcal da época e prega a liberdade sexual. Nada como uma sabedoria milenar, não é mesmo? Confira e experimente.

Conheça a especialista

Fernanda Cassim é psicanalista e palestrante, graduada em Psicologia e em Letras, com Mestrado e Doutorado em Linguística e Pós-Graduada em Sexualidade Humana. Dedica sua carreira ao desenvolvimento de mulheres líderes no trabalho, nos relacionamentos e na vida.

O que é o Kama Sutra?

Ao contrário do que muitos pensam, o Kama Sutra não é um livro sobre sexo. Escrito há mais de 2 mil anos, pelo filósofo indiano Vatsyayana, o texto é um tratado filosófico sobre ética e estética, que ensina as pessoas a aproveitarem os prazeres da vida, incluindo o sexo.

No sânscrito, “Kama Sutra” significa “manual do desejo”. O sensacionalismo americano vendeu a ideia de um tratado pornográfico, uma visão distorcida e enviesada que contribui para o apagamento da cultura indiana. O interesse de Vatsyayana é o “Kama”: gozo dos sentidos, que contempla o sexo, mas vai além, abordando diversos âmbitos da vida.

Em sete partes, o autor discute deveres sociais, morais e religiosos. Além das posições sexuais, aborda a importância de arrumar a casa para criar um clima propício ao amor. Também nega a ideia de sexo apenas para procriação e valoriza o prazer feminino.

Publicidade

12 posições do Kama Sutra para explorar o prazer feminino

O Kama Sutra apresenta 529 posições sexuais. Assim, em média, uma pessoa demoraria quatro anos para experimentar todas elas. Para Vatsyayana, o gozo precisa contemplar os 5 sentidos: audição, visão, tato, paladar e olfato. Há posições fáceis, difíceis, com nomes engraçados, para casais heteroafetivos e homoafetivos. Descubra como explorar o prazer feminino!

1. União suspensa

Dicas de Mulher

O homem fica em pé e suspende a parceira pelas coxas. A posição exige um certo preparo físico, porém não está entre as impossíveis. Para facilitar, o homem pode se apoiar na parede enquanto você usa os pés para empurrar o corpo, direcionando o ritmo da penetração.

2. O lobo

Dicas de Mulher

A posição O lobo facilita a penetração profunda. O casal fica em pé, com a pessoa que será penetrada levemente inclinada para a frente. Se preferir, apoie os braços em uma superfície mais alta, como uma mesa, para um maior equilíbrio. A pessoa que está no controle fica com as mão livres, leves e soltas para estimular o corpo da parceria.

3. Cavalgada

Dicas de Mulher

Na cavalgada, o homem fica deitado enquanto você “cavalga” sobre ele com as pernas abertas e os joelhos dobrados. Além de estimular a fricção do clitóris e a parte anterior da vagina, a cavalgada permite que você controle o ritmo, aumentando o seu prazer. Entre duas mulheres, é possível reproduzir a posição usando sexy toys ou os dedos.

Publicidade

4. 69 suspenso

Dicas de Mulher

Seja por influência do cinema ou pelo ar de urgência que isso inspira, muita gente se excita com as posições de sexo em pé. Se esse é o seu caso, por que não adaptar a clássica posição 69? A versão suspensa funciona como a tradicional, ou seja, é troca mútua de sexo oral. Exige um pouco de agilidade e força, pois uma pessoa ficará de cabeça para baixo com as pernas entrelaçadas no pescoço da outra.

5. 69 tradicional

Dicas de Mulher

A clássica posição de sexo oral funciona tanto como uma preliminar quanto para chegar ao ápice do orgasmo. Uma pessoa fica deitada de costas na cama enquanto a outra fica em cima, virada de frente, porém na direção oposta. Assim, os corpos se encaixam, facilitando os estímulos simultâneos.

6. Desabrochar da orquídea

Dicas de Mulher

Muitas mulheres não atingem o orgasmo com a penetração. Isso é completamente normal! Para quem gosta de um bom sexo oral, vale apostar no desabrochar da orquídea. Uma posição bastante intuitiva em que a mulher permanece deitada com as pernas abertas enquanto a outra pessoa estimula seu clitóris com a língua. Experimente e entenda na prática o que é o desabrochar!

7. A laçada

Dicas de Mulher

O jeito mais fácil de se encaixar na posição A laçada é da seguinte forma: o homem deita de costas na cama enquanto você monta sobre ele, permitindo a penetração. Em seguida, ele senta, mantendo os joelhos dobrados por fora do seu corpo. Nesse ponto, você suspende as pernas de modo a envolver o parceiro com elas. É uma posição de equilíbrio que compensa o esforço ao permitir uma penetração profunda e bastante intimidade.

Publicidade

8. O galgo

Dicas de Mulher

O galgo é uma das posições sexuais mais famosas, também conhecida como cachorrinho, de quatro, tigre branco etc. A mulher fica apoiada nas mãos e nos joelhos enquanto o parceiro, de joelhos, se posiciona atrás dela para a penetração. A posição ganhou fama, pois facilita a estimulação do ponto G.

9. O barco ébrio

Dicas de Mulher

Deitada de costas, em uma mesa ou superfície mais alta, levante as pernas, com os joelhos semidobrados indo de encontro ao peito. Para maior conforto, o parceiro pode ajudá-la a manter a posição segurando suas pernas com as mãos. Se preferir, use os ombros da outra pessoa como apoio.

10. A rainha orgulhosa

Dicas de Mulher

A rainha orgulhosa é uma posição semelhante à cavalgada. A diferença é que você fica de costas para o parceiro. Você está no controle! Então, defina o ritmo e a fricção do clitóris. Não precisa ficar sentada retinha, encontre uma posição que ofereça conforto para você.

11. A charrete

Dicas de Mulher

Considerada uma das melhores posições para quem deseja engravidar, a charrete consiste em colocar as duas pernas para cima, como se você fosse dar uma cambalhota para trás. É uma das variações da posição papai e mamãe. Além de facilitar o estímulo do ponto G, possibilita uma maior intimidade entre o casal.

12. O cadeado

Dicas de Mulher

Uma opção para quem gosta de fugir da rotina e explorar outros ambientes da casa além do quarto. Faça o cadeado, preferencialmente, sobre uma mesa ou superfície mais alta, dependendo da altura do parceiro. Sentada na beira da mesa, enlace seu parceiro com as pernas, permitindo uma penetração profunda.

Embora várias posições favoreçam o prazer feminino, é importante dizer que o Kama Sutra está longe de ser um livro feminista. E essa nunca foi sua intenção. Não o utilize como a última sabedoria do universo, mas, sim, como fonte de consulta e inspiração. Converse com sua parceria, explore sua sexualidade e descubra suas preferências.

Onde comprar o livro Kama Sutra

Independentemente do século, amor e sexo estão presentes na constituição do ser humano. O Kama Sutra continua atual e desperta reflexões necessárias para lidarmos com os tabus que permeiam a sexualidade. Você encontra o livro em diversas edições. Abaixo, conheça as mais populares, com ótimas avaliações:

Kama Sutra: edição bolso de luxo -  Mallanaga Vatsyayana
  • Versão original
  • Com notas de Sir Richard Burton
  • 60 ilustrações
Kama Sutra: 167 - Vatsyayana
  • Texto integral
  • Versão econômica
  • Sem ilustrações
Complete Illustrated Kama Sutra - Vatsyayana
  • Em inglês
  • Guia completo
  • 269 ilustrações

O prazer é libertador. Seja sozinha ou acompanhada, goze. Quer deixar o sexo ainda mais molhadinho? Confira dicas sobre sexo no chuveiro. É hoje que o box vai embaçar!

Alguns dos produtos sugeridos nesta página possuem links afiliados. O preço não muda para você e caso você efetue uma compra nós recebemos uma comissão pela indicação. Confira nossa política de transparência.

Jornalista introvertida apaixonada por tudo o que é bonito e/ou gostoso nesta vida.