Frutas verdes: 15 opções para fortalecer a imunidade

Escrito por
Em 05.05.20

iStock

Você já deve ter ouvido por aí que frutas verdes e vegetais são boas opções para incluir na dieta, não é mesmo? De fato, de acordo com a SPDM (Associação Paulista Para o Desenvolvimento da Medicina), os alimentos verdes são ricos em clorofila – elemento que pode agir como potencializador da vitamina C.

Continua após o anúncio

1. Kiwi

Actinidia deliciosa, ou kiwi, é uma fruta extremamente saborosa – como o próprio nome científico diz. Segundo Keith Singletary, PhD e Professor de Nutrição, esse alimento é rico em antioxidantes, pode diminuir os níveis de lipídios no sangue e aliviar doenças de pele. Além disso, é uma boa fonte de vitamina C, potássio e fibras alimentares. Com todos esses nutrientes, essa fruta verde ajuda a prevenir doenças cardiovasculares e câncer.

2. Uva verde

iStock

A uva verde é uma das mais fáceis de encontrar durante todo o ano, pois seus frutos podem ser colhidos em várias estações. Ela também é uma fonte de antioxidantes, como a vitamina C, além de ser rica em minerais e conter pouco açúcar.

3. Limão

Além de ser uma das frutas verdes mais usadas em bebidas e temperos, é um grande aliado da nossa saúde. De acordo com a ASBRAN (Associação Brasileira de Nutrição), ele melhora o sistema de defesa do organismo, ajuda a prevenir diversas doenças e a manter o funcionamento dos órgãos e o colesterol sob controle. É muito rico em vitamina C e contém vitamina B1, B2, B3 e pró-vitamina A.

4. Pêra

iStock

Com vitaminas C, A, B1, B2, fibras e vários sais minerais, a pêra atua no fortalecimento da imunidade, ajuda a tratar a prisão de ventre e a controlar a diabetes e a pressão alta. É uma fruta que contém poucas calorias, então pode incluir na dieta sem medo!

5. Maçã verde

Além de saborosa, a maçã verde é uma fruta rica em nutrientes, como cálcio, ferro, pectina, potássio e aminoácidos. Sendo assim, ela consegue ter propriedades anti-inflamatórias e pode até servir como um laxante mais ameno.

6. Fruta-do-conde

iStock

A fruta-do-conde ou fruta-pinha é um alimento verde mais facilmente encontrado nas regiões do Pará, Piauí, Ceará, Goiás e Maranhão. A fruta possui propriedades antioxidantes e ajuda na prevenção e tratamento da diabetes. Possui vitaminas do complexo B, vitamina C, fibras, cálcio e fósforo. Você pode consumi-la em sucos ou até assá-la.

Continua após o anúncio

7. Abacate

Como não podia faltar, a fruta é rica em vitamina C e ajuda a controlar o colesterol e o sistema circulatório. Conforme pesquisas da ASBRAN, apesar dos benefícios, o abacate é muito calórico e deve ser consumido de forma moderada. Seus componentes nutricionais também incluem potássio, vitamina B6, magnésio e ferro.

8. Coco verde

iStock

Se você é daquelas que amam tomar uma água de coco, tenha certeza de que esse hábito contribui (e muito!) para a sua saúde. O coco verde é um poderoso antioxidante e consegue ajudar na ativação do sistema imunológico, aumentando a capacidade do corpo de combater doenças.

9. Jaca

Apesar de ser uma fruta exótica, a jaca pode ser aproveitada até o caroço. Segundo a nutricionista Natália Rossi, ela é rica em vitaminas A e C, fibras, carboidratos, potássio, cálcio, fósforo e ferro. Sendo assim, consegue repor nutrientes essenciais para o organismo, favorecer a boa digestão e estimular a imunidade.

10. Melão cantaloupe

iStock

O melão cantaloupe é uma espécie de fruta com casca esverdeada e polpa laranja, e possui inúmeros benefícios para a saúde. De acordo com pesquisas, a fruta é rica em vitamina A e C, ajuda a combater radicais livres e atua no fortalecimento do sistema imunológico.

11. Graviola

Com sabor agridoce e toque cítrico, a graviola é uma fruta rica em cálcio, magnésio e potássio, além de conter vitaminas C e do complexo B. De acordo com a nutricionista Bruna Lyrio, ela é recomendada para pessoas com hipertensão arterial e para quem sofre de constipação intestinal.

12. Chirimoia

iStock

Você gosta de frutas doces e exóticas? Então, achou a sua opção! Rica em vitaminas C e A, a chirimoia possui fibras que ajudam no funcionamento do intestino e promovem a saciedade. É também conhecida como fruta sorvete e possui textura macia. Sua produção é concentrada no estado de São Paulo, então, se você está por perto, vale a pena experimentar o alimento.

13. Banana verde

Já comeu banana verde alguma vez? Se ainda não, corra experimentar! Além de ser econômica, a fruta ajuda no funcionamento do intestino e alivia a prisão de ventre. Ela também atua no controle da diabetes, pois possui fibras e amido que evitam a elevação de açúcar no sangue depois de comer.

Continua após o anúncio

14. Embu

iStock

Você conhece o embu ou umbu? Essa fruta vem do umbuzeiro e possui nutrientes como as vitaminas C, A e B1, além de cálcio, fósforo e ferro. Por ter propriedades antioxidantes, esse alimento ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares e câncer.

15. Ingá

Você já ouviu falar no fruto da ingazeira, o ingá? Apesar de ser uma das frutas verdes pouco conhecidas, ele é extremamente nutritivo e rico em vitamina A, o que ajuda na prevenção de dores de cabeça e fortalece os olhos. Ela também possui antioxidantes, e seus nutrientes contribuem para aumentar a força do sistema imunológico.

E aí, qual dessas frutas verdes você já experimentou ou incorporou na alimentação diária? Todas elas são saborosas e possuem grande poder nutricional. Se você quer aumentar a sua proteção contra doenças, entenda mais sobre a vitamina C, esta grande aliada da nossa beleza e saúde.

As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Assuntos: Alimentação