12 benefícios da pera que vão te deixar de boca aberta

Escrito por
Atualizado em 12.06.20

iStock

A pera é um alimento muito rico em nutrientes importantes para o nosso corpo, por isso está nas refeições de muitas pessoas. Além de ser facilmente encontrada nos supermercados, ela também possui valor acessível. É um alimento de baixo valor calórico, muito rico em cálcio e ajuda a regular o intestino. Conheça a seguir os benefícios da pera e veja receitas com a fruta!

Continua após o anúncio

Índice do conteúdo:

12 benefícios da pera que vão melhorar a sua saúde

Ricardo Jorge Silva Mendes, mestre em nutrição pela USP, descreve a pera como um alimento “rico em cálcio e muito fibroso”, o que faz com que a fruta seja muito indicada para pessoas que tem prisão de ventre ou precisam regular o cálcio no organismo. Confira outros benefícios:

Dicas de Mulher

  1. Propriedades anti-inflamatórias: é rica em vitamina C, que ajuda a reduzir a inflamação da artrite, por exemplo.
  2. Regula a pressão arterial: os antioxidantes existentes na pera são ótimos para ajudar a regular a pressão arterial.
  3. Saúde da gravidez: a pera é rica em ácido fólico, elemento extremamente importante para a saúde da gestação e do bebê. É recomendável que grávidas consumam ao menos uma pera por dia.
  4. Previne a osteoporose: na composição da pera, há boro, que auxilia na absorção de cálcio por nosso organismo. Além disso, é uma fruta rica em cálcio.
  5. Controla o nível de açúcar no sangue: mesmo sendo considerado uma fruta doce, a pera ajuda a regular o açúcar no sangue, pois possui muita fibra.
  6. Previne doenças cardíacas: possui muitas fibras e essas ajudam a reduzir o colesterol ruim em nosso organismo.
  7. Melhora o sistema imunológico: os antioxidantes, como vitamina C e cobre, auxiliam na proteção e fortalecimento do sistema imunológico.
  8. Melhora o funcionamento digestivo: a pera tem muitas fibras, que ajudam para uma melhor digestão dos alimentos.
  9. Poder energizante: como a fruta possui alto teor de frutose (açúcar presente nas frutas), o organismo consegue absorvê-lo rapidamente, transformando em energia.
  10. Previne o câncer de cólon: as fibras têm a capacidade de se ligarem às fibras cancerígenas e eliminá-las.
  11. Auxilia no emagrecimento: a fruta dá sensação de saciedade. É indicada a ingestão de uma pera 30 minutos antes do almoço.
  12. Contribui para o fortalecimento dos ossos: a vitamina K e os minerais, como fósforo, cálcio e cobre, ajudam nessa função.

A pera é um ótimo alimento e tem inúmeras funcionalidades. Além de ser rica em nutrientes que ajudam nas funções do nosso organismo, também pode ser encontrada facilmente nos mercados de sua cidade.

Pera pode fazer mal?

Assim como outras frutas, a pera costuma ser um alimento seguro para consumo. Porém, alguns cuidados podem ser necessários quando se trata de pessoas alérgicas e diabéticas. Confira:

  • Alergia: por mais que não existam muitos relatos de pessoas com reações alérgicas à pera, é preciso ter cuidado ao comer a fruta pela primeira vez, como é o caso de bebês. O interessante é inseri-la aos poucos na dieta alimentar.
  • Diabéticos: como é um alimento rico em frutose, é necessário que pessoas que possuem diabetes tenham cuidado ao consumi-la. O ideal é comer moderadamente.

É importante observar que, mesmo se tratando de um alimento comum, existem observações que precisam ser levadas em conta ao consumir a pera. Além disso, a pera in natura não é a única maneira possível de consumir a fruta. Aprenda receitas deliciosas com essa fruta!

Receitas com pera que são de dar água na boca

Por ser um alimento muito acessível e de que muitas pessoas gostam, a pera está na mesa de muitos. O bom é que sempre é possível usar a fruta de maneira criativa e também muito saborosa. Veja receitas incríveis usando a fruta!

iStock

Separamos receitas deliciosas com pera para incluir a fruta de vez no cardápio e variar no consumo. Tem opções para todos os gostos: doces e salgadas. Confira:

Continua após o anúncio

Peras em calda: esse doce é uma delícia! Perfeita para aquele momento em que acabamos de almoçar e queremos um doce “não tão doce”. Você pode fazer a pera em caldas e mantê-la na geladeira para consumir durante a semana.

Geleia de pera: as geleias são ótimas companheiras! Elas podem ser consumidas no café da manhã, com pães e torradas, mas há quem coma inclusive com carnes. Confira essa receita de geleia de pera de dar água na boca!

Pera ao forno com canela: assim como o abacaxi, a pera ao forno com canela é muito comum quando queremos uma sobremesa suave e que não leve muito açúcar no preparo.

Peras ao vinho: receita desafiadora e usada na culinária profissional, esse prato é perfeito para aquele momento em que você quer surpreender! Que tal pensar em uma ocasião especial para experimentá-la?

Torta de pera com maçã: muito famosa e tradicional, a torta de maçã já está na imaginação de muita gente como um delícia sempre bem-vinda! Agora, ela divide seu protagonismo com a pera, que dá um toque mais adocicado sem precisar usar muito açúcar.

Risoto de pera com gorgonzola: parece uma combinação improvável, não é? Mas o interessante dessa receita é justamente combinar o sabor peculiar da gorgonzola com a suavidade da pera. Vale a pena experimentar!

Impressionante como uma fruta tão comum possui tantos benefícios para a nossa saúde, né? Agora que você já aprendeu as vantagens e funcionalidades dessa fruta, fique por dentro também das maravilhas da maçã.

As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Assuntos: Alimentação