Como limpar rejunte e manter os ambientes da casa mais bonitos

É preciso dar atenção às regiões em que ocorre maior concentração de gorduras e umidade, como banheiro e cozinha

Escrito por Tais Romanelli
Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

Além de deixar a cozinha, o banheiro, entre outros ambientes da casa com uma boa aparência, a limpeza de rejuntes é essencial para evitar o acúmulo de fungos e germes, sendo assim, uma questão de higiene e também de cuidado com a saúde.

A maioria das pessoas sabe, porém, que nem sempre é fácil manter o rejunte limpo, com “cara de novo”. Ainda mais quando ele é de cor clara, como branco e cinza, por exemplo, pode manchar com facilidade e fazer com que o cômodo pareça sujo (ainda que não esteja).

Na cozinha, por exemplo, os azulejos e os rejuntes sofrem com a gordura que sai durante a preparação dos alimentos (ainda mais quando estes são fritos); no banheiro, sofrem com a própria gordura da pele e de produtos de uso cosmético.

Porém, algumas medidas podem ser tomadas para evitar manchas, bolor e gordura no rejunte. Primeiramente, Alexander Gonçalves, engenheiro químico e Coordenador de Engenharia da Ceramfix Argamassas e Rejuntes, recomenda aplicar sempre rejuntes que possuam ação antifungo e antimofo em sua composição. “Na aplicação é importante verificar antes se existe alguma concentração de umidade na área onde será aplicada”, diz.

Além disso, de acordo com Dario Holetz Junior, Assistente Técnico da Ceramfix, é importante limpar periodicamente regiões onde possa ter uma possível concentração de gorduras, como por exemplo banheiros, cozinhas e áreas externas e piscinas.

Leia também: 10 lugares que esquecemos de limpar na hora da faxina

Juliana Bellini, diretora de operações da Clear Clean, explica que para evitar manchas, acúmulo de gordura e bolor, é preciso manter o local arejado e tomar cuidado com alguns produtos: “principalmente na cozinha e no banheiro, como com óleo corporal, com os resíduos de sabonete, xampu e condicionador, que podem danificar e alterar a cor do rejunte. Quando cair algum resíduo no rejunte, recomenda-se limpar na mesma hora, principalmente gordura”, destaca.

Soluções caseiras para limpar o rejunte

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

Com a ajuda de alguns ingredientes comuns na maioria dos lares brasileiros, como vinagre e bicarbonato de sódio, é possível realizar uma boa limpeza dos rejuntes.

Receita com vinagre

  1. Aplicar vinagre de álcool claro em todo o rejunte;
  2. Deixar agir por alguns minutos (no máximo 20) para que amoleça a sujeira. O vinagre não pode secar no rejunte;
  3. Esfregar o local com pano, esponja ou escovinha, sem que seja necessário fazer muita força;
  4. Enxaguar com água limpa e enxugar a superfície do piso ou da parede.

Receita com bicarbonato de sódio

  1. Fazer uma mistura de bicarbonato de sódio e água;
  2. Umedecer um pano limpo ou uma escovinha com a mistura e passar no rejunte;
  3. Enxaguar com água limpa e enxugar a superfície do piso ou da parede.

Vale lembrar que estes são métodos caseiros. Caso queira arriscar, lembre-se de fazer antes um teste em uma pequena área, afinal, produtos ácidos podem causar danos.

Como limpar o rejunte da cerâmica

Se o seu piso é de cerâmica, a limpeza do rejunte segue um método mais simples. Confira as orientações passada por Juliana:

  1. Borrifar o produto específico ou solução caseira para este tipo de superfície no local;
  2. Deixar o produto agir por alguns minutos;
  3. Usar uma escova específica que alcance o rejunte, pois esponjas e vassouras não alcançam a superfície. Utilize uma escova pequena, de punho, e com cerdas duras;
  4. Enxaguar com água limpa e enxugar a superfície do piso ou da parede.

Como limpar o rejunte do porcelanato

Juliana explica que a técnica é a mesma para pisos cerâmicos, “porém, como o porcelanato é poroso, é preciso tomar cuidado com o produto utilizado, que pode manchar e até aderir à coloração da química se for um produto com uma cor muito forte”.

“A cerâmica tem uma película de proteção que o porcelanato não tem, por isso, este segundo pode absorver gorduras e manchar piso, por exemplo, se usado na cozinha. Por isso, sempre que cair algum resíduo, deve ser limpo na hora”, acrescenta a diretora de operações da Clear Clean.

  1. Borrifar o produto específico para porcelanato (e que não possua cor forte) na superfície;
  2. Deixar o produto agir por alguns minutos;
  3. Usar uma escova específica que alcance o rejunte, pois esponjas e vassouras não alcançam a superfície. Utilize uma escova pequena, de punho, e com cerdas duras;
  4. Enxaguar com água limpa e enxugar a superfície do piso ou da parede.

Limpeza pós-obra

O engenheiro químico Gonçalves orienta:

  1. A limpeza do rejunte deve ser feito logo após a aplicação (o tempo de cada rejunte vem descrito na embalagem);
  2. Essa limpeza é fácil e deve ser feita somente com uso de uma espuma levemente umedecida;
  3. Se a limpeza não for feita logo após a aplicação e o rejunte secar sobre a peça, a limpeza só terá uma eficácia com o uso de produtos de limpeza para rejunte (existem várias marcas no mercado). É muito importante ler as instruções de cada um desses produtos.
  4. Cuidados especiais devem ser tomados com pisos porosos e antiderrapantes, como proteger a superfície do piso no ato do rejuntamento para evitar impregnação do rejunte na superfície do piso.

Produtos que NÃO devem ser utilizados na limpeza

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

Para Juliana, na hora da limpeza do rejunte, “não devem ser utilizados os produtos ácidos ou que não sejam adequados para essa função, e também produtos de coloração forte podem manchar a superfície”.

Holetz Junior destaca que a limpeza deve ser feita com água e produtos de limpeza. “Não devem ser usado produtos ácidos pois podem agredir o rejunte por ser base cimentícia”, ressalta.

Não devem ser usados ainda: sabão em pó; ceras e produtos para realçar o brilho; escovas abrasivas; água sanitária; acetona; soda cáustica.

6 dicas para manter os rejuntes como novos

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

Confira os principais cuidados que você deve ter em casa:

  1. A limpeza de azulejos e rejuntes deve ser feita regularmente para evitar que fiquem encardidos. Juliana recomenda limpeza constante (se possível diária ou pelo menos semanalmente) e uma limpeza profunda quinzenalmente.
  2. No dia a dia, em caso de respingos, procure limpá-los o mais rápido possível, para evitar que as manchas se tornem permanentes.
  3. Deixe o sol entrar em todas as áreas úmidas da casa, para evitar que o mofo se instale.
  4. Mantenha o banheiro ventilado, principalmente logo após os banhos, para que o mofo e o bolor não se instalem rapidamente nos azulejos.
  5. Após os banhos, mantenha o box aberto para evitar que o vapor forme bolor nos rejuntes.
  6. Utilize sempre produtos específicos para limpeza de azulejos e rejuntes e leia sempre com atenção as instruções de uso.

Agora você tem as principais orientações para limpar o rejunte e manter os cômodos da sua casa com uma aparência muito mais limpa e bonita.

Assuntos: Limpeza

Para você