Bem-estar

Chá de mulungu: acompanhe para que serve e como consumir

iStock

Com revisão da nutricionista Dra. Keise Bisconsini

Atualizado em 19.09.23

O chá de mulungu é excelente para amenizar os sintomas da insônia, estresse e ansiedade. No entanto, nem todas as pessoas podem consumi-lo e é preciso atenção ao ingeri-lo. Para entender melhor sobre, acompanhe as informações dadas pela nutricionista:

Conheça a especialista

Dra. Keise Bisconsini é nutricionista especialista em clínica funcional e esportiva. A profissional é dedicada à prática da nutrição com empatia, ajudando seus pacientes a alcançarem seus objetivos de saúde e condicionamento físico por meio da abordagem personalizada.

Para que serve o chá de mulungu?

O chá de mulungu é feito com as cascas de mulungu. Confira todos os benefícios do chá de mulungu:

  • Melhora o sono: o chá de mulungu promove a melhora do sono, porque tem forte poder restaurativo, auxiliando quem tem dificuldades para dormir e até mesmo quem sofre com insônia.
  • Reduz o stress e ansiedade: por ter poder sedativo, é um calmante natural e ajuda nos momentos de agitação.
  • Auxilia na depressão: ele tem ação anti-depressiva por ter um efeito tranquilizante, auxiliando os sintomas da depressão e síndrome do pânico. É importante mencionar que ele não substitui os medicamentos de quem já está em tratamento dessa doença.
  • Ajuda no funcionamento hepático: o chá fortalece as funções do fígado, ajudando a baixar os níveis de enzimas que podem estar altos no fígado e ajudar a combater a hepatite.
  • Ação hipotensiva: para quem tem pressão alta ou quem sofre com picos de pressão alta e não toma medicamentos, o chá de mulungu pode ajudar a regularizar, além de regular o sistema cardiovascular.
  • Melhorar dores de forma geral: ele tem ação analgésica e anti-inflamatória, que diminui a sensação de dor no corpo.
  • Alivia a cólica: ele tem ação antiespasmódica, fazendo com que seja útil também para o alívio das cólicas menstruais. Nesse caso, se utilizá-lo com o gengibre, o efeito é potencializado.
  • Auxilia indiretamente no emagrecimento: apesar de não ser o objetivo desse chá, ele auxilia indiretamente no emagrecimento, por exemplo, se a pessoa está muito ansiosa e descontando na comida, o chá auxilia na diminuição dessa ansiedade, o que pode servir para que ela não desconte esse sentimento na comida, contribuindo então para o emagrecimento.

Como vimos, o chá de mulungu é excelente para as questões relacionadas ao sono, estresse e ansiedade, pois é um chá com excelente poder restaurativo.

Como deve ser consumido

iStock

Por ter efeito sedativo, o melhor horário para tomá-lo é à noite, pois ele auxiliará numa boa noite de sono. No entanto, não é recomendado que o consumo dele seja diário, e sim intercalado com outras opções parecidas, para assim não correr o risco de sobrecarregar o fígado.

Publicidade

Efeitos colaterais do chá de mulungu

Pessoas hipertensas e que tomam medicamentos para hipertensão não devem tomar esse chá, pois ele pode baixar a pressão ainda mais. Além disso, é importante cuidar com o consumo excessivo porque ele pode gerar paralisia muscular e sonolência excessiva durante o dia.

Como fazer o chá de mulungu

iStock

Agora que você conheceu os benefícios, as contraindicações e como consumir o chá, chegou a hora de entender como prepará-lo, não acha? Continue a leitura!

  1. Coloque 150ml de água esquentar até ferver;
  2. Quando ferver, acrescente 1 colher (sobremesa) de casca de mulungu, tampe e abafe por oito minutos;
  3. Passado esse tempo, coe e tome o chá.

Viu só quantos benefícios tem esse chá? O mais importante é levar sempre em consideração o não consumo excessivo e intercalá-lo com outros chás de efeito semelhante, como, por exemplo, o chá de camomila.

As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Meu amor pelas palavras é tão grande que ser redatora virou minha profissão. 25 anos, amante de gatos, livros, inverno e chá de camomila. Gosto de conversar sobre a vida, o universo e tudo mais.