8 benefícios do chá de mulungu + como consumir e contraindicações

Escrito por
Em 14.04.21

iStock

Por                                
Em 14.04.21

O chá de mulungu é excelente para amenizar os sintomas da insônia, estresse e ansiedade. No entanto, nem todas as pessoas podem consumi-lo e é preciso atenção ao ingeri-lo. Para entender melhor sobre isso, conversamos com a nutricionista Izabella Imianovsky (CRN10 5729 – SC). Acompanhe!

Continua após o anúncio

8 benefícios do chá de mulungu

A Izabella nos contou em detalhes os principais benefícios desse chá. Vamos conferi-los a seguir?

  • Melhora o sono: ”o chá de mulungu promove a melhora do sono, porque tem forte poder restaurativo, auxiliando quem tem dificuldades para dormir e até mesmo quem sofre com insônia”.
  • Reduz o stress e ansiedade: ”por ter poder sedativo, é um calmante natural e ajuda nos momentos de agitação”.
  • Auxilia na depressão: ”ele tem ação anti-depressiva por ter um efeito tranquilizante, auxiliando os sintomas da depressão e síndrome do pânico. É importante mencionar que ele não substitui os medicamentos de quem já está em tratamento dessa doença”.
  • Ajuda no funcionamento hepático: ”o chá fortalece as funções do fígado, ajudando a baixar os níveis de enzimas que podem estar altos no fígado e ajudar a combater a hepatite”.
  • Ação hipotensiva: ”para quem tem pressão alta ou quem sofre com picos de pressão alta e não toma medicamentos, o chá de mulungu pode ajudar a regularizar, além de regular o sistema cardiovascular”.
  • Melhorar dores de forma geral: ”ele tem ação analgésica e anti-inflamatória, que diminui a sensação de dor no corpo”.
  • Alivia a cólica: ”ele tem ação antiespasmódica, fazendo com que seja útil também para o alívio das cólicas menstruais. Nesse caso, se utilizá-lo com o gengibre, o efeito é potencializado”.
  • Auxilia indiretamente no emagrecimento: ”apesar de não ser o objetivo desse chá, ele auxilia indiretamente no emagrecimento, por exemplo, se a pessoa está muito ansiosa e descontando na comida, o chá auxilia na diminuição dessa ansiedade, o que pode servir para que ela não desconte esse sentimento na comida, contribuindo então para o emagrecimento”, finaliza Izabela.

Como vimos, o chá de mulungu é excelente para as questões relacionadas ao sono, estresse e ansiedade, pois é um chá com excelente poder restaurativo.

Como deve ser consumido

iStock

A nutricionista explica que ”por ter efeito sedativo, o melhor horário para tomá-lo é à noite, pois ele auxiliará numa boa noite de sono”. Izabella, no entanto, diz que ”não recomendo que o consumo dele seja diariamente, recomendo que seja intercalado com outras opções parecidas, assim não corre o risco de sobrecarregar o fígado”.

Efeitos colaterais do chá de mulungu

Izabella diz que ”pessoas hipertensas e que tomam medicamentos para isso não podem tomar esse chá, pois ele pode baixar a pressão ainda mais. Além disso, é importante cuidar com o consumo excessivo porque ele pode gerar paralisia muscular e sonolência excessiva durante o dia”.

Como fazer o chá de mulungu

iStock

Agora que você conheceu os benefícios, as contraindicações e como consumir o chá, chegou a hora de entender como prepará-lo, não acha? Continue a leitura!

  1. Coloque 150ml de água esquentar até ferver;
  2. Quando ferver, acrescente 1 colher (sobremesa) de chá de mulungu, tampe e abafe por oito minutos;
  3. Passado esse tempo, coe e tome o chá.

Viu só quantos benefícios tem esse chá? O mais importante é levar sempre em consideração o não consumo excessivo e intercalá-lo com outros chás de efeito semelhante, como, por exemplo, o chá de camomila.

Continua após o anúncio

As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Assuntos: Bem-Estar, Cozinha